Casa Lavanda / iHouse estudio

Casa Lavanda / iHouse estudio - Fotografia de ExteriorCasa Lavanda / iHouse estudio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, MesaCasa Lavanda / iHouse estudio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, CadeiraCasa Lavanda / iHouse estudio - Fotografia de ExteriorCasa Lavanda / iHouse estudio - Mais Imagens+ 27

Punta del Este, Uruguai
  • Arquitetos: iHouse estudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Aldo Lanzi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Adobe Systems Incorporated, Aluminions del Uruguay, Aluminions del Uruguay, AutoDesk, Bia, FV Griferia, FV Griferia, Maguinor Maderas, Manto, Manto
  • Arquitetos Responsáveis: Andrés Garcia, Marcelo Mederos
  • Equipe De Projeto: Agustín Sica, Luciana Cano, Lucas Toledo
  • Cidade: Punta del Este
  • País: Uruguai
Mais informaçõesMenos informações
Casa Lavanda / iHouse estudio - Fotografia de Exterior
© Aldo Lanzi

Descrição enviada pela equipe de projeto. No coração de um quarteirão consolidado na zona costeira de Punta del Este, Uruguai, encontra-se este jardim isolado do meio ambiente, um vazio com abundante vegetação. Entre outras, uma das espécies encontradas foi a lavanda silvestre e, por isso, os proprietários tomaram como premissa reforçar este caráter do jardim.

Casa Lavanda / iHouse estudio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Aldo Lanzi
Casa Lavanda / iHouse estudio - Imagem 22 de 32
Planta
Casa Lavanda / iHouse estudio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira
© Aldo Lanzi
Casa Lavanda / iHouse estudio - Imagem 24 de 32
Corte B-B
Casa Lavanda / iHouse estudio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Sofá, Bancada, Janela
© Aldo Lanzi
Casa Lavanda / iHouse estudio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa
© Aldo Lanzi

O projeto surge da demanda programática dos proprietários que pretendiam construir uma churrasqueira, tomando como parte do imaginário sua estética e funcionalidade. A palavra "quincho" vem do quíchua e define um espaço coberto anexo à casa, semiaberto, ideal para recreação. Uma tipologia utilizada ao longo da história para habitação rural que mais tarde é reinterpretada pela classe alta colonial e atualmente é utilizada para espaços de reunião como uma churrasqueira.

Casa Lavanda / iHouse estudio - Fotografia de Exterior
© Aldo Lanzi

Com base nisso, o volume tenta não prejudicar a paisagem em que está implantado, algo que se torna quase impossível na construção tradicional devido aos desafios logísticos que apresenta.

Casa Lavanda / iHouse estudio - Fotografia de Exterior
© Aldo Lanzi

Portanto, o volume é construído industrialmente para posteriormente ser transferido para o local, controlando todo o processo, isolado das intempéries e com todos os equipamentos e funcionários necessários para a obtenção do produto esperado. É assim que a edificação chega ao terreno e se instala sem gerar conflito com ele.

Casa Lavanda / iHouse estudio - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Aldo Lanzi

A ideia propõe entrelaçar programaticamente uma casa e um "quincho". Cria-se uma aba linear que gera uma fachada cega na qual se situam os serviços, para depois conectar totalmente o restante dos ambientes com a parte posterior do terreno através de uma grande abertura envidraçada. Este gesto não somente cria a conexão com o exterior, mas também dota de flexibilidade o projeto para aproveitar ao máximo a área do jardim, acrescentando uma galeria que percorre toda a extensão da casa, diluindo o contato direto e abrupto com o exterior.

Casa Lavanda / iHouse estudio - Fotografia de Exterior
© Aldo Lanzi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Lavanda / iHouse estudio" [Casa lavanda / iHouse estudio] 12 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993360/casa-lavanda-ihouse-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.