Casa Mazzini / iHouse estudio

Casa Mazzini / iHouse estudio - Fotografia de Exterior, Janela, FlorestaCasa Mazzini / iHouse estudio - Fotografia de Exterior, Fachada, Floresta, JardimCasa Mazzini / iHouse estudio - Fotografia de Interiores, VigaCasa Mazzini / iHouse estudio - Fotografia de Exterior, FlorestaCasa Mazzini / iHouse estudio - Mais Imagens+ 26

Punta del Este, Uruguai
  • Arquitetos: iHouse estudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Aldo Lanzi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Adobe Systems Incorporated, Aluminions del Uruguay, AutoDesk, Bia, FV Griferia, Maguinor Maderas, Manto
  • Arquitetos Responsáveis: Andrés García, Marcelo Mederos
  • Equipe De Projeto: Agustín Sica, Luciana Cano, Lucas Toledo
  • Cidade: Punta del Este
  • País: Uruguai
Mais informaçõesMenos informações
Casa Mazzini / iHouse estudio - Fotografia de Exterior, Floresta
© Aldo Lanzi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito do projeto parte da decisão do cliente de viver imerso na floresta, não se isolar, mas estar sempre em contato direto com o meio ambiente. A primeira abordagem foi carregada de referências às casas de meados do século, o que foi um importante ponto de partida para começar a projetar a habitação conceitualmente, reinterpretando a lógica das casas unifamiliares em termos contemporâneos.

Casa Mazzini / iHouse estudio - Fotografia de Exterior, Fachada, Floresta, Jardim
© Aldo Lanzi
Casa Mazzini / iHouse estudio - Imagem 22 de 31
Planta - Situação
Casa Mazzini / iHouse estudio - Fotografia de Exterior, Floresta, Jardim
© Aldo Lanzi

Seguindo a ideia de criar a sensação de estar imerso na floresta mesmo estando dentro da casa, são criados dois volumes livres do perímetro para articular os espaços interiores e romper o limite com o exterior. Diluindo-o através de duas grandes aberturas paralelas que conferem flexibilidade ao espaço interior.

Casa Mazzini / iHouse estudio - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Aldo Lanzi

Seguindo essa lógica, a casa é uma circulação em si mesma, não há limites abruptos entre os diferentes cômodos, mas sim os dois blocos separam e distribuem os espaços. A casa procura interpretar a floresta e permite o usuário deslocar-se livremente sem obstruções, interpretando a lógica do terreno, que passa a fazer parte do percurso exterior. Cria-se a sensação de se deslocar por entre as árvores em todos os momentos, dentro e fora de casa.

Casa Mazzini / iHouse estudio - Fotografia de Interiores, Dormitório, Iluminação, Cadeira
© Aldo Lanzi

O terreno situa-se entre duas ruas em diferentes níveis, apresentando uma variação topográfica acentuada. A casa adapta-se ao terreno a partir da cota da rua alta, sendo este o ponto de chegada. Propõe-se uma continuação da topografia através de dois planos horizontais simples que geram uma plataforma habitável onde se desenvolve o programa habitacional. Respondendo às duas ruas que servem o terreno, colocam-se dois planos verticais que contêm a casa e criam privacidade na área dos quartos.

Casa Mazzini / iHouse estudio - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Aldo Lanzi

Imersa na mata em um ambiente repleto de vegetação, a casa surge de surpresa, camuflando-se no entorno. A casa separa programaticamente os serviços da restante casa, os dois blocos contêm banheiros, cozinha e depósitos, liberando os espaços restantes para acentuar o contato direto com o exterior. A floresta é emoldurada o tempo todo para nunca ser perdida de vista.

Casa Mazzini / iHouse estudio - Fotografia de Exterior, Floresta
© Aldo Lanzi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Mazzini / iHouse estudio" [Casa Mazzini / iHouse estudio] 13 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993357/casa-mazzini-ihouse-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.