Vila Luciérnagas / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño

Vila Luciérnagas / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño - Fotografia de Interiores, Janela, FachadaVila Luciérnagas / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, CorrimãoVila Luciérnagas / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaVila Luciérnagas / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño - Fotografia de Exterior, Escada, JardimVila Luciérnagas / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño - Mais Imagens+ 24

Mais informaçõesMenos informações
Vila Luciérnagas / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, Corrimão
© Carlos Berdejo Mandujano

Descrição enviada pela equipe de projeto. A principal estratégia do projeto consiste na conexão do usuário com a reserva de coníferas adjacente ao terreno, o que foi conseguido pela simples mudança no horizonte visual do usuário, alocando atividades dentro do escopo. Este projeto foi pensado para abrigar famílias e turistas, através de aplicativos como a Airbnb. Temos certeza de que ele atende aos objetivos de gerar experiências em seus usuários esporádicos, no entanto, o tratamento de resíduos e o uso de energia era uma condição vital para o retorno do investimento de nossos clientes.

Vila Luciérnagas / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño - Fotografia de Exterior, Escada, Jardim
© Carlos Berdejo Mandujano
Vila Luciérnagas / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Aido
© Carlos Berdejo Mandujano

Tivemos a vantagem de alcançar um acesso anterior ao módulo de apartamento, e ele consiste em uma galeria metálica na qual os clientes guardam os carros e que serve como um depósito. Este módulo gerou uma grande superfície para a disposição de painéis solares, tanto para gerar eletricidade quanto para aquecer a água nos banheiros. Além disso, uma cisterna de 5.000 litros que estava no terreno foi reutilizada e agora funciona como um tanque de coleta de água da chuva para irrigar os jardins e limpar os apartamentos. Tudo isso sem esquecer o tratamento do esgoto com um biodigestor, que rega a água cinza para os jardins laterais internos.

Vila Luciérnagas / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Carlos Berdejo Mandujano

"O poder da implantação", como professou Le Corbusier em seu livro Por uma arquitetura, foi elementar neste projeto. Desde considerar os acessos laterais que não encostam as paredes nos vizinhos pré-existentes, até a breve separação entre os apartamentos que confinam um corredor que, por sua vez, é subdividido com elementos de madeira do local. Esta estreita rota de acesso é interrompida pelos pátios centrais de cada apartamento, que por sua vez funcionam como acesso secundário a eles.

Vila Luciérnagas / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Cadeira, Jardim, Aido
© Carlos Berdejo Mandujano
Vila Luciérnagas / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño - Imagem 26 de 29
Planta - Térreo
Vila Luciérnagas / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño - Imagem 29 de 29
Corte - YY
Vila Luciérnagas / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Cadeira
© Carlos Berdejo Mandujano

A maior parte do projeto foi resolvida por meio de estruturas rígidas de concreto armado e bloco de alvenaria da região, no entanto, existe uma solução estrutural característica que pode ser imediatamente apreciada assim que se adentra o projeto, a parede integralmente reforçada em BTC (Bloco de Terra Compactada); que contém armações de 3/8" a cada 60 cm e está confinada com correntes de fechamento de concreto armado. Vale observar que a fixação destes blocos de terra são feitos com adesivo branco e eles são preenchidos ou unidos com o pó do mesmo BTC.

Vila Luciérnagas / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Aido
© Carlos Berdejo Mandujano

Ao dispor os apartamentos em volumes separados, se cria a oportunidade de gerar lajes de fundação em concreto armado, com uma estrutura rígida também de concreto armado e, consequentemente, lajes do material. O sistema de construção que chama a atenção e se destaca na plasticidade do projeto é o sistema BTC (Bloco de Terra Compactada) que expõe suas divisórias e juntas, pois o processo funciona como uma parede integralmente reforçada, com armações de 3/8" fundidas com concreto graças à série de cavidades na parede divisória que funcionam como uma "traquéia".

Vila Luciérnagas / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño - Fotografia de Interiores, Janela, Corrimão
© Carlos Berdejo Mandujano

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Vila Luciérnagas / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño" [Villa Luciérnagas / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño] 14 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993342/vila-luciernagas-apaloosa-estudio-de-arquitectura-y-diseno> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.