Casa na Colina/ Tham & Videgård Arkitekter

Casa na Colina/ Tham & Videgård Arkitekter - Fotografia de ExteriorCasa na Colina/ Tham & Videgård Arkitekter - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa na Colina/ Tham & Videgård Arkitekter - Fotografia de Interiores, Escada, Iluminação, Corrimão, DormitórioCasa na Colina/ Tham & Videgård Arkitekter - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, DormitórioCasa na Colina/ Tham & Videgård Arkitekter - Mais Imagens+ 15

Värmdö, Suécia
  • Arquitetos Responsáveis: Bolle Tham e Martin Videgård
  • Programa: Residência Privada
  • Cidade: Värmdö
  • País: Suécia
Mais informaçõesMenos informações
Casa na Colina/ Tham & Videgård Arkitekter - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Åke E:son Lindman

Descrição enviada pela equipe de projeto. A apenas vinte minutos de carro do centro da cidade, esta casa foi construída em um local que exemplifica o acesso próximo à natureza intocada não muito longe do centro de Estocolmo. Nesse caso, um grande terreno que se estende desde a linha d'água, onde está situada uma casa de barcos, passando por uma encosta íngreme e arborizada até um planalto aberto no topo da colina onde a casa principal está localizada.

Casa na Colina/ Tham & Videgård Arkitekter - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Åke E:son Lindman

A estrada de acesso sobe ao longo de uma falésia íngreme ao lado do terreno, o que significa que a casa é acessada desde baixo e que sua posição extraordinária, com vistas amplas sobre a paisagem do arquipélago, só pode ser totalmente compreendida quando se chega ao nível principal.

Casa na Colina/ Tham & Videgård Arkitekter - Fotografia de Exterior
© Åke E:son Lindman
Casa na Colina/ Tham & Videgård Arkitekter - Fotografia de Exterior, Fachada
© Åke E:son Lindman

Os clientes, uma família muito ativa que divide seu tempo entre a cidade e a natureza, desejavam uma casa tanto para usufruir de um isolamento tranquilo quanto para receber amigos com uma relação muito direta com a paisagem. Nós imaginamos a casa reduzida a uma estrutura pura onde os espaços internos e externos se misturam e, com isso, enfatizamos a natureza. Sua figura vertical, independente como um farol ou um relógio de sol em grande escala e totalmente moldada em concreto, está firmemente ancorada na rocha exposta.

Casa na Colina/ Tham & Videgård Arkitekter - Fotografia de Interiores, Escada, Iluminação, Corrimão, Dormitório
© Åke E:son Lindman
Casa na Colina/ Tham & Videgård Arkitekter - Imagem 15 de 20
Planta - Térreo
Casa na Colina/ Tham & Videgård Arkitekter - Imagem 16 de 20
Planta - Primeiro Pavimento

O programa é organizado em três níveis: entrada e serviços no subsolo, espaços sociais no nível do terraço central e principal e quartos familiares privados no topo. A estrutura da fachada não faz distinção entre esses níveis e, através de sua rotação de 45° entre cada andar, cria um certo efeito labiríntico onde a paisagem externa se torna um ponto de referência também para o movimento dentro da casa.

Casa na Colina/ Tham & Videgård Arkitekter - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Åke E:son Lindman
Casa na Colina/ Tham & Videgård Arkitekter - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Åke E:son Lindman
Casa na Colina/ Tham & Videgård Arkitekter - Imagem 18 de 20
Corte 01
Casa na Colina/ Tham & Videgård Arkitekter - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, Dormitório
© Åke E:son Lindman

Ao redor do perímetro, o layout rotacionado resulta em uma série de terraços protegidos do vento que seguem o movimento do sol. À distância, o volume plissado e rotacionado em forma de origami oferece leituras alternativas dos seus cheios e vazios, o que confere à edificação uma qualidade simultaneamente sólida e transparente.

Casa na Colina/ Tham & Videgård Arkitekter - Fotografia de Interiores, Vidro, Fachada
© Åke E:son Lindman

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na Colina/ Tham & Videgård Arkitekter" [House on a Hill / Tham & Videgård Arkitekter] 09 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993279/casa-na-colina-tham-and-videgard-arkitekter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.