Reforma La Mistica / SUPERVOID

Reforma La Mistica  / SUPERVOID - Fotografia de Exterior, JanelaReforma La Mistica  / SUPERVOID - Fotografia de Exterior, FachadaReforma La Mistica  / SUPERVOID - Fotografia de Interiores, ArmárioReforma La Mistica  / SUPERVOID - Fotografia de Interiores, Pilar, VigaReforma La Mistica  / SUPERVOID - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos Responsáveis: Benjamin Gallegos Gabilondo, Marco Provinciali
  • Colaboradores: Maria Vittoria Mondelli
  • Cidade: Roma
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Reforma La Mistica  / SUPERVOID - Fotografia de Exterior, Janela
© Giorgio de Vecchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Campagna Romana é o contexto da reforma do Borgo della Mistica, uma fazenda que data do início do século XX. O projeto faz parte de uma intervenção urbana maior em uma zona da cidade típica da paisagem romana periférica, onde coexistem elementos conflitantes: ruínas arqueológicas monumentais, áreas industriais não planejadas, o anel viário principal, alguns fragmentos de campo deixados encravados na cidade e, finalmente, novas infraestruturas públicas. O fundo mítico de numerosas viagens à Itália na época dos grand tour é, portanto, hoje uma condição de paisagem fragmentada, na qual o projeto é responsável por reconstruir um sistema e articular as partes diversas.

Reforma La Mistica  / SUPERVOID - Fotografia de Exterior
© Giorgio de Vecchi
Reforma La Mistica  / SUPERVOID - Fotografia de Exterior, Fachada
© Giorgio de Vecchi

O terreno do projeto consiste em fazendas, ou melhor, um conjunto de artefatos e casas agrícolas que tiveram uma função produtiva e caíram em desuso. Também dentro da propriedade estão os restos monumentais do aqueduto Alexandrino, que, como as estradas consulares, se estende em direção ao centro da cidade. O terreno está localizado na intersecção entre dois sistemas territoriais: o sistema viário radial das ruas consulares e o anel viário principal, juntamente com o sistema de infra-estrutura de água, composto de vias fluviais e aquedutos. 

Reforma La Mistica  / SUPERVOID - Fotografia de Exterior
© Giorgio de Vecchi
Reforma La Mistica  / SUPERVOID - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo
© Giorgio de Vecchi
Reforma La Mistica  / SUPERVOID - Imagem 21 de 24
Masterplan

O projeto de reforma também se apresenta como um sinal de infra-estrutura, contemplando a inclusão de um sistema de circulação, um pórtico de 110x55 metros dentro da fazenda, que é reconfigurado precisamente pela inserção desse elemento arquetípico da arquitetura romana. O pórtico cria um novo pátio entre os edifícios existentes, definindo um espaço onde fragmentos da paisagem se combinam para formar um jardim.

Reforma La Mistica  / SUPERVOID - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, Viga
© Giorgio de Vecchi

Marcando uma ruptura distinta com o desenvolvimento não planejado desta zona urbana, os projetos trazem um certo grau de ordem e estabelecem novas relações entre os interiores dos edifícios, a área protegida do pátio e os arredores barulhentos.  É uma tentativa de definir o vazio não como negação, mas como a condição para permitir novas relações entre a arquitetura existente, o patrimônio agrícola, as plantas e os seres humanos.

Reforma La Mistica  / SUPERVOID - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo
© Giorgio de Vecchi
Reforma La Mistica  / SUPERVOID - Fotografia de Interiores, Armário
© Giorgio de Vecchi
Reforma La Mistica  / SUPERVOID - Fotografia de Interiores, Tijolo, Janela, Arco
© Giorgio de Vecchi

Uma primeira versão caracterizada por uma passarela fechada em quatro lados e uma varanda apoiada em uma dupla colunata foi seguida por uma série de iterações do projeto. O pórtico previsto teve que se adaptar às novas necessidades funcionais e de contenção de custos, e finalmente se tornou um caminho, mas a ideia do sistema de alguma forma conseguiu resistir às várias modificações e possibilidades de implementação do desenho.

Reforma La Mistica  / SUPERVOID - Fotografia de Interiores
© Giorgio de Vecchi

O tratamento das fachadas externas dos edifícios existentes envolve o uso da mesma cor vermelha típica das casas rurais romanas nos diferentes materiais de construção, ou seja, tijolos, alvenaria de pedra e superfícies revestidas, para restaurar uma sensação de unidade volumétrica.

Reforma La Mistica  / SUPERVOID - Fotografia de Interiores, Pilar
© Giorgio de Vecchi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Roma, Região Metropolitana de Roma, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma La Mistica / SUPERVOID" [La Mistica / SUPERVOID] 09 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993241/reforma-la-mistica-supervoid> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.