Vinícola Lampadistis / Eraclis Papachristou Architects

Vinícola Lampadistis / Eraclis Papachristou Architects - Fotografia de ExteriorVinícola Lampadistis / Eraclis Papachristou Architects - Fotografia de Exterior, VigaVinícola Lampadistis / Eraclis Papachristou Architects - Fotografia de Interiores, VigaVinícola Lampadistis / Eraclis Papachristou Architects - Fotografia de InterioresVinícola Lampadistis / Eraclis Papachristou Architects - Mais Imagens+ 16

Kalopanagiotis, Chipre
  • Arquitetos Responsáveis: Eraclis Papachristou Architects
  • Projeto E Detalhamento: Dimitris Savva, Timotheos Alexi, George Charalambous, Thalia Efstathiou, Andreas Matsagkos, Sofronis Markou
  • Engenharia Civil: D&K E.P.S. L.L.C.
  • Engenharia Elétrica: AK Andreou Advanced Engineering Ltd
  • Engenharia Mecânica: CONENG Consulting Engineers Ltd
  • Quantificação E Orçamento: Vasiliki Pelekanou
  • Projeto Luminotécnico: Archtube
  • Cidade: Kalopanagiotis
  • País: Chipre
Mais informaçõesMenos informações
Vinícola Lampadistis / Eraclis Papachristou Architects - Fotografia de Exterior
© Hufton+Crow

Descrição enviada pela equipe de projeto. Há uma longa tradição de vinificação na ilha de Chipre, mais de 5.000 anos, desde quando surgiram os primeiros assentamentos na ilha. Muita coisa mudou, mas o vinho continua a ter uma presença significativa. Sobre um pontal, acima da remota aldeia montanhosa de Kalopanayiotis, a vinícola Lampadistis é um objeto deliberadamente pesado que pousa no local. Projetada pelo escritório de Eraclis Papachristou Architects, é simples, cerimonial e pesada.

Vinícola Lampadistis / Eraclis Papachristou Architects - Fotografia de Exterior
© Hufton+Crow

A Destilaria de Vinhos Lampadistis serve como um exemplo de como um conceito forte leva a uma solução completa. Nas encostas da aldeia serrana encontram-se várias igrejas que seguem em muito a tradição dos telhados íngremes. Uma variação do tema é fornecida pelas igrejas do mosteiro de São João Batista, neste caso referido como Lambadistis. Esta não é uma igreja, mas três enfileiradas, fornecendo três cilindros notáveis ​​que se projetam de suas paredes de pedra áspera.

Vinícola Lampadistis / Eraclis Papachristou Architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Hufton+Crow

A cobertura de telhas acima delas parece flutuar sobre o corpo principal das igrejas como resultado do choque de geometrias. Foi um dos lugares que o arquiteto visitou na primeira vez que foi ao local, sabendo que a proposta de vinícola utilizaria o nome e a referência da amálgama específica da igreja. Assim, os três cilindros tornaram-se as três fases da produção de vinho, e o volume acima deles foi colocado para pairar, apesar do seu peso aparente, de forma semelhante ao original medieval.

Vinícola Lampadistis / Eraclis Papachristou Architects - Imagem 16 de 21
Planta - Térreo
Vinícola Lampadistis / Eraclis Papachristou Architects - Imagem 19 de 21
Corte A

Esta é uma parte da linguagem que permite que o edifício se localize dentro de seu contexto. Isso é feito não só através da geometria, mas também das escalas, apoiando-se com confiança no cabo acidentado da encosta da montanha. É uma afirmação não apenas de si mesma, mas sobre si mesma. A natureza desajeitada da estrutura, muitas vezes parando antes da conclusão, tem o efeito de alcançar seu contexto, em vez de ser uma conversa internalizada.

Vinícola Lampadistis / Eraclis Papachristou Architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Hufton+Crow

A máquina que repousa abaixo, a linguagem industrial é embainhada em paredes sólidas, grossas e com texturas. O detalhe minucioso da indústria, suas superfícies brilhantes são mantidas por algo extremamente sólido. Um exoesqueleto em concreto aparente.

Vinícola Lampadistis / Eraclis Papachristou Architects - Imagem 17 de 21
Planta - Pavimento 1

Em oposição, o interior é um muito mais aconchegante e intrincado. O teto maciço, definido por geometrias fortes que giram em torno dos três tambores centrais (onde estão alojadas as etapas da produção de vinho) em madeira recuperada, de um grande incêndio florestal que atingiu a ilha há vários anos.

Vinícola Lampadistis / Eraclis Papachristou Architects - Imagem 18 de 21
Planta - Pavimento 2

De maneira semelhante, no que diz respeito à escala, a balaustrada elaborada, mas simples, e a camada de sombreamento que define grande parte do nível principal é derivada da cantaria tradicionalmente empregada na vila abaixo. As cunhas de telha usadas entre as pedras de granito foram reinventadas. Sua geometria aberta permite o desenvolvimento de um padrão de entrelaçamento que é definido dentro de uma estrutura metálica aberta.

Vinícola Lampadistis / Eraclis Papachristou Architects - Fotografia de Exterior, Viga
© Hufton+Crow

Todos esses elementos foram alinhados, de fato ao longo de um caminho linear que leva da encosta da montanha até o coração do processo. Um primeiro platô se estreita até uma ponte que paira desajeitadamente acima da queda considerável, antes de virar bruscamente para se encontrar dentro do edifício.

Vinícola Lampadistis / Eraclis Papachristou Architects - Fotografia de Interiores
© Hufton+Crow

O peso do teto é reforçado por postes angulares e três cilindros de vidro, elementos leves que parecem incapazes de sustentar o peso acima. A extensão do piso principal, escura e reflexiva, é então perfurada pelos poços dos tambores, que abrigam a preparação, o amadurecimento e o consumo do vinho.

Vinícola Lampadistis / Eraclis Papachristou Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Viga
© Hufton+Crow

A gente olha de cima para o impressionante maquinário industrial e a escala, as proporções de tudo mudam. O que era sólido e seguro agora está vivo e zumbindo, pelo menos é o que a imagem sugere. A queda inesperada neste nível carrega a experiência com uma magia moderna.

Vinícola Lampadistis / Eraclis Papachristou Architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Hufton+Crow

Eventualmente, deve-se partir. É preciso seguir em frente. Mas a experiência, as imagens e as texturas tendem a aderir. Pedaços do edifício, empoleirados tão definitivamente na encosta da montanha, ainda se agarram a você.

Vinícola Lampadistis / Eraclis Papachristou Architects - Fotografia de Exterior, Cerca, Corrimão
© Hufton+Crow

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kalopanayiotis Village, Chipre

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Vinícola Lampadistis / Eraclis Papachristou Architects" [Lampadistis Wine Distillery / Eraclis Papachristou Architects] 07 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993125/vinicola-lampadistis-eraclis-papachristou-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.