Casa Shiva Stuthi / Wright Inspires

Casa Shiva Stuthi / Wright Inspires - Imagem 2 de 29Casa Shiva Stuthi / Wright Inspires - Imagem 3 de 29Casa Shiva Stuthi / Wright Inspires - Imagem 4 de 29Casa Shiva Stuthi / Wright Inspires - Imagem 5 de 29Casa Shiva Stuthi / Wright Inspires - Mais Imagens+ 24

Bengaluru, Índia
  • Arquitetos: Wright Inspires
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  347
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yash R Jain
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ACC Zuari, Asian Paints, Hettich, Jaquar, Kamadenu, Ledlum Lighting Solutions LLP, Lingel Windows
  • Arquiteto Responsável: Prathima Seethur
  • Equipe De Projeto: Prathima Seethur, Sai Sabarish, Charishma
  • Construtora: LV Srinivas
  • Engenharia Elétrica: Giridhar
  • Interiores: Suresh e equipe
  • Carpintaria: Murugan e equipe
  • Fabricação: Manjunath
  • Pintura: Surendra Kumar
  • Consultoria Estrutural: B L Manjunath
  • Piso: Manoj
  • Cidade: Bengaluru
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Shiva Stuthi / Wright Inspires - Imagem 2 de 29
© Yash R Jain

Localização - Situado em uma localidade residencial tranquila em Bengaluru, este terreno linear de 220 metros quadrados tem seu lado menor voltado para um parque tranquilo a oeste e outras residências adjacentes no restante dos três lados.

Conceito - A casa é chamada de "SHIVA STUTHI", que faz referência alegoricamente ao conceito de espaços tranquilos e de fluxo livre. A ideia era criar um volume que oferecesse um tom aconchegante dentro dos limites da casa, exalando assim uma energia calma e fomentando uma conexão emocional com o usuário.

Casa Shiva Stuthi / Wright Inspires - Imagem 9 de 29
© Yash R Jain
Casa Shiva Stuthi / Wright Inspires - Imagem 25 de 29
Planta - Térreo
Casa Shiva Stuthi / Wright Inspires - Imagem 12 de 29
© Yash R Jain

Projeto - Toda a estrutura é elevada a um metro e meio do nível de acesso, com uma passarela linear até a casa. Um espaço para múltiplas atividades está silenciosamente oculto no porão, acompanhado por um lavabo. O usuário é recebido por um jardim na entrada, seguido por um foyer que se conecta a uma sala espaçosa e uma área de estar rebaixada exclusiva para conversas, a versão moderna de uma varanda tradicional, presente em casas ancestrais da região. O uso de janelas com ângulos meticulosos permite ampla ventilação natural para garantir que não exija resfriamento mecânico durante todo o ano. Em um terreno urbano pequeno, como arquiteto, busca-se tetos altos e claraboias em vez de grandes janelas voltadas para os vizinhos criando amplitude nos espaços e mantendo a privacidade. As áreas comuns da casa se desdobram em sala de estar, jantar e cozinha visualmente interconectadas, mas funcionalmente independentes. O quarto dos pais na frente se estende até uma sala privada.

Casa Shiva Stuthi / Wright Inspires - Imagem 7 de 29
© Yash R Jain
Casa Shiva Stuthi / Wright Inspires - Imagem 22 de 29
Axonométrica em Camadas

Uma suave escadaria curvilínea percorre todos os níveis e é complementada por uma claraboia que dá vida à casa, retratando uma miríade de padrões ao longo do dia e do ano. No primeiro andar, a escada leva a um espaço de estudo e depois se ramifica para a sala principal, o quarto das filhas e um pátio ao ar livre. Através de uma janela tradicional, do quarto principal avista-se o pátio que apresenta um pitoresco jardim e um balanço. O primeiro andar possui um telhado com laje ondulada e claraboias em forma de olho que se estendem a uma pérgula ondulada sobre o pátio. A casa também incorpora vários bolsões verdes em todos os níveis e o uso de elementos naturais para iluminação e ventilação reduz significativamente seus requisitos de energia. O elemento mais marcante é a fachada de vidro curvo que permite olhar para fora mas impede que os transeuntes vejam dentro.

Casa Shiva Stuthi / Wright Inspires - Imagem 13 de 29
© Yash R Jain
Casa Shiva Stuthi / Wright Inspires - Imagem 26 de 29
Planta - Primeiro Pavimento
Casa Shiva Stuthi / Wright Inspires - Imagem 3 de 29
© Yash R Jain

Material - A casa é totalmente construída com tijolos, empregando um método de construção diferenciado. As paredes isoladas expostas proporcionam conforto térmico adequado, tornando a casa responsiva ao seu entorno. Novos elementos de concreto são adicionados na forma de saliências e abrigos para complementar o projeto. O piso é feito principalmente de pedra Kota, os móveis de madeira projetados internamente acentuam a paleta de natural empregada em toda a casa. Para minimizar o ganho de calor, as lajes são duplamente isoladas usando métodos ecologicamente corretos, como tijolos e enchimentos de telhas. Shiva Stuthi é uma casa eco-responsiva contemporânea culturalmente enraizada, emocionalmente atraente e esteticamente agradável, projetada pela equipe Wright Inspires.

Casa Shiva Stuthi / Wright Inspires - Imagem 16 de 29
© Yash R Jain

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Shiva Stuthi / Wright Inspires" [Shiva Stuthi Residence / Wright Inspires] 02 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993053/casa-shiva-stuthi-wright-inspires> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.