Novo Teatro Carrillo Puerto / ASPJ

Novo Teatro Carrillo Puerto / ASPJ - Fotografia de Exterior, UrbanoNovo Teatro Carrillo Puerto / ASPJ - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaNovo Teatro Carrillo Puerto / ASPJ - Fotografia de Interiores, Viga, FachadaNovo Teatro Carrillo Puerto / ASPJ - Fotografia de Interiores, VigaNovo Teatro Carrillo Puerto / ASPJ - Mais Imagens+ 45

  • Arquitetos: ASPJ
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Andrés Cedillo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Philips
  • Arquitetos Responsáveis: Emiliano García Martín, Helene Carlo
  • Promotor: SEDATU, Meyer Falcón
  • Construção: PROVIMEX
  • Construção Em Madeira: Ejido NOH-BEC
  • Cidade: Felipe Carrillo Puerto
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Novo Teatro Carrillo Puerto / ASPJ - Fotografia de Exterior, Urbano
© Andrés Cedillo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Novo Teatro de Felipe Carrillo Puerto representa uma comunidade que abraça o conhecimento ancestral maia da construção a partir de materiais naturais em relação com o seu ambiente. O município onde fica localizado tem uma vegetação exuberante e sua condição geográfica, no meio de um manguezal e de uma floresta baixa caducifólia, faz dele um dos últimos refúgios do mundo para várias espécies de madeira.

Novo Teatro Carrillo Puerto / ASPJ - Fotografia de Exterior, Fachada
© Andrés Cedillo
Novo Teatro Carrillo Puerto / ASPJ - Fotografia de Exterior, Floresta
© Andrés Cedillo

A tradição de transformar a madeira vai desde a criação de lâmpadas delicadas até estruturas para edifícios: cada peça de madeira é utilizada nas oficinas das artesãs para seu próprio uso e venda. O artesanato em bejuco e madeira é altamente valorizado e seu desenvolvimento tem sido incentivado. Esta técnica se estende às estruturas, que vêm da organização comunitária nos ejidos e permitem que a madeira seja certificada, contribuindo para assim reduzir o impacto da construção e do transporte.

Novo Teatro Carrillo Puerto / ASPJ - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© Andrés Cedillo
Novo Teatro Carrillo Puerto / ASPJ - Fotografia de Interiores, Viga
© Andrés Cedillo
Novo Teatro Carrillo Puerto / ASPJ - Imagem 49 de 50
Planta
Novo Teatro Carrillo Puerto / ASPJ - Fotografia de Interiores, Viga
© Andrés Cedillo
Novo Teatro Carrillo Puerto / ASPJ - Fotografia de Interiores, Viga
© Andrés Cedillo

Depois de pesquisar em toda a região de Quintana Roo, concordamos com o ejido NOH-BEC em trabalhar juntos para a construção do novo teatro em Felipe Carrillo Puerto. O ejido é organizado e pratica um manejo florestal adaptado e integral, que inclui um plano de reflorestamento, poda e corte a longo prazo. Os módulos de construção do novo teatro são baseados no material que eles puderam fornecer e recomendar, então o projeto foi adaptado às dimensões e seções disponíveis, pois queríamos propor um modelo que pudesse ser facilmente replicado na região.

Novo Teatro Carrillo Puerto / ASPJ - Fotografia de Interiores, Viga, Fachada
© Andrés Cedillo
Novo Teatro Carrillo Puerto / ASPJ - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, Aço
© Andrés Cedillo
Novo Teatro Carrillo Puerto / ASPJ - Fotografia de Interiores, Viga
© Andrés Cedillo

O projeto recupera elementos típicos das antigas cabanas maias: habitações vernaculares cujos telhados eram feitos de madeira. O projeto as reinterpreta utilizando materiais da região e transformando o fórum em um articulador que interliga o centro da vila e que pode ser acessado a partir de diferentes pontos. Ele pode ser completamente aberto para a praça pública pré-existente e pode ser completamente fechado para acomodar qualquer evento cultural.

Novo Teatro Carrillo Puerto / ASPJ - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Andrés Cedillo

Trata-se de um projeto versátil para as necessidades da comunidade com uma herança de luta e organização pela defesa de suas origens indígenas e seu ecossistema. A altura do telhado e seu padrão de estrutura de madeira oferece grande conforto e um grande potencial de apropriação. Ele nos transporta para a floresta da região, Quintana Roo tem a madeira mais bonita do mundo, por isso é necessário fortalecer e promover o sistema de extração de madeira na região em todas as escalas, de forma a vincular vegetação, solo, água e comunidades e aderindo a todos esses elementos como um todo.

Novo Teatro Carrillo Puerto / ASPJ - Fotografia de Exterior, Floresta
© Andrés Cedillo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Felipe Carrillo Puerto, Q.R., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Novo Teatro Carrillo Puerto / ASPJ" [Nuevo Teatro Carrillo Puerto / ASPJ] 05 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993012/novo-teatro-carrillo-puerto-aspj> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.