Casa de Minas / studio mk27

Casa de Minas / studio mk27 - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa de Minas / studio mk27 - Fotografia de Exterior, Prateleira, MesaCasa de Minas / studio mk27 - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa de Minas / studio mk27 - Fotografia de ExteriorCasa de Minas / studio mk27 - Mais Imagens+ 36

Nova Lima, Brasil
  • Equipe De Projeto: Flavia Maritan, Oswaldo Pessano, Renato Perigo
  • Equipe De Comunicação: Carlos Costa, Mariana Simas, Nathalia Lima
  • Paisagismo: Pedro Nehring
  • Engenharia Estrutural: Benedictis Engenharia
  • Instalações: Projelet
  • Ar Condicionado: Logiproject
  • Automação: Noise - Next-Generation Engineering
  • Luminotécnico: Estudio Carlos Fortes
  • Consultoria Concreto: Gabriel Regino Consultoria
  • Construtora: Construtora Você
  • Cidade: Nova Lima
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Minas / studio mk27 - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa de Minas é o primeiro projeto do Studio mk27 em Minas Gerais, interior do Brasil. Nos arredores de Belo Horizonte, a casa paira sobre as montanhas de Minas Gerais. Situadas em um terreno especialmente íngreme, duas lajes de concreto desenham fortes linhas horizontais. Para elevá-la até 10 metros acima do solo, surge uma sequência de pilares, disfarçados entre os troncos das árvores do jardim que reconstituem a floresta tropical original. Traçando um claro contraste com o muro de contenção faraônico vizinho, que ocupa um local tão dramático, suspender a casa sobre palafitas permite que a água da chuva drene e que a casa respire. 

Casa de Minas / studio mk27 - Fotografia de Exterior, Fachada
© Joana França

A partir da rua, a casa parece não ser mais do que uma simples caixa de madeira. A complexidade volumétrica que constitui 3 caixas e duas plataformas só pode ser vislumbrada a partir do outro lado do vale. Ela é acessível através de uma ponte: uma estrutura de conexão que pontua a lacuna entre os espaços públicos e privados sem utilizar nenhum elemento de obstrução. 

Casa de Minas / studio mk27 - Fotografia de Exterior
© Joana França

Ao entrar pela fachada de madeira, um vidro quadrado enquadra a vista da montanha e cria uma expectativa do que está por vir. A escada convida a descobrir a plataforma abaixo. Lá, a sequência de entrada leva a um pórtico, após o qual se chega ao generoso espaço aberto da sala. A luz invade o interior através da fachada envidraçada, que pode ser completamente retraída. De um lado, são reveladas as vistas cativantes, enquanto o outro lado é protegido por uma longa prateleira: um suporte para contar histórias e as lembranças da família. 

Casa de Minas / studio mk27 - Fotografia de Exterior, Prateleira, Mesa
© Joana França
Casa de Minas / studio mk27 - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Joana França
Casa de Minas / studio mk27 - Imagem 35 de 41
Planta - Inferior 1
Casa de Minas / studio mk27 - Fotografia de Interiores
© Joana França

Na extremidade da sala, estão os painéis de madeira pivotantes abertos em direção ao terraço oeste, onde a piscina se beneficia da exposição abundante ao sol. A plataforma serve como um deck de observação. Neste espaço residencial, todas as funções são cobertas para tornar possível a vida cotidiana, mas a contemplação e a reflexão sobre a passagem do tempo estão no centro de sua essência.

Casa de Minas / studio mk27 - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Joana França
Casa de Minas / studio mk27 - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Joana França

Esta plataforma também abriga uma caixa de madeira opaca que envolve a cozinha, lavabo e o quarto principal no canto. Dois lados do quarto são cobertos com painéis de madeira ripados que podem dobrar e deslizar, revelando uma nova perspectiva do horizonte voltado a Leste. 

Casa de Minas / studio mk27 - Fotografia de Exterior, Janela
© Joana França
Casa de Minas / studio mk27 - Imagem 41 de 41
Corte BB

Descendo mais um nível, chega-se a uma terceira caixa de madeira, suspensa e em balanço com relação a plataforma. Imersos em copas de árvores, esta é a área mais íntima, e acomoda os quartos, a sala de TV e a adega. 

Casa de Minas / studio mk27 - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Viga
© Joana França

As proporções equilibradas da casa são realçadas pela paleta de materiais. As placas de concreto expõem sua textura aparente sobre os tetos, e os pisos são revestidos de basalto. Por sua vez, as três caixas programáticas de madeira inserem calor no ambiente e apresentam uma variedade de texturas táteis ricas. 

Casa de Minas / studio mk27 - Fotografia de Exterior
© Joana França

Em toda sua extensão, é uma casa muito calma: sua presença na rua, sua flutuação sobre a inclinação, a composição sucinta dos materiais, as diferentes relações com a vista e até mesmo sua decoração... Algumas requintadas peças brasileiras de meados do século são utilizadas de forma muito esparsa, com cheios e vazios entre cada uma, permitindo que os traços de cada designer sejam plenamente sentidos e apreciados. É uma casa a ser desfrutada com toda a atenção.

Casa de Minas / studio mk27 - Fotografia de Exterior
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Minas / studio mk27" 28 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992955/casa-de-minas-studio-mk27> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.