Ampliação do Maine-et-Loire Archives / Magnum architectes & urbanistes

Ampliação do Maine-et-Loire Archives / Magnum architectes & urbanistes - Fotografia de Exterior, FachadaAmpliação do Maine-et-Loire Archives / Magnum architectes & urbanistes - Fotografia de ExteriorAmpliação do Maine-et-Loire Archives / Magnum architectes & urbanistes - Fotografia de Interiores, CozinhaAmpliação do Maine-et-Loire Archives / Magnum architectes & urbanistes - Fotografia de Interiores, Fachada, CorrimãoAmpliação do Maine-et-Loire Archives / Magnum architectes & urbanistes - Mais Imagens+ 18

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2540
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:François Dantart
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Reckli, SORIBA, samodef-forster
Ampliação do Maine-et-Loire Archives / Magnum architectes & urbanistes - Fotografia de Exterior, Fachada
© François Dantart

Contexto. Há momentos em que fortes restrições do terreno e exigências de um programa rigoroso resultam em uma peça de arquitetura singular. Situado no coração da cidade de Angers, este projeto está localizado em um terreno urbano fechado, que consiste no acréscimo de dois blocos complementares, localizados nas duas extremidades de um armazém existente.

Ampliação do Maine-et-Loire Archives / Magnum architectes & urbanistes - Fotografia de Exterior
© François Dantart
Ampliação do Maine-et-Loire Archives / Magnum architectes & urbanistes - Fotografia de Interiores
© François Dantart

Abordagem. As novas adições ao Maine-et-Loire Archives estabelecem uma presença distinta ao mesmo tempo, em que sugerem um diálogo respeitoso com seu entorno. Sua forma considera seu contexto, enquanto sua materialidade revela fachadas puras e elegantes inspiradas nos telhados denteados existentes. Através de uma reinterpretação minimalista do edifício existente e do gesto dinâmico da fachada em direção ao céu, a sensibilidade do projeto pode ser observada.

Ampliação do Maine-et-Loire Archives / Magnum architectes & urbanistes - Imagem 16 de 23
Axonométrica

A primeira parte da nova adição é de caráter monolítico. Suas linhas alongadas e ângulos agudos atuam como um marcador e permanecem visíveis a partir da entrada principal. Localizada na parte posterior do edifício original, a segunda ampliação adota uma linguagem arquitetônica similar enquanto retrocede deliberadamente para o fundo. [materialidade] O edifício adota uma materialidade refinada e variações sutis que definem a simplicidade do volume total. As faixas negativas nas fachadas ocasionalmente cedem lugar a superfícies planas ou entalhadas, permitindo um jogo de luz e sombra.

Ampliação do Maine-et-Loire Archives / Magnum architectes & urbanistes - Fotografia de Exterior, Fachada
© François Dantart

Alguns podem ver isso como um adorno abstrato e minimalista, enquanto outros poderiam entender como uma metáfora poética para a variedade de texturas que um livro pode oferecer. Cerca de 150 painéis de concreto pré-fabricados (aproximadamente 1640 m²) foram feitos sob medida por um especialista local para este projeto. Os agregados foram cuidadosamente selecionados e misturados para obter a cor o mais próxima possível do conhecido calcário encontrado ao longo do Vale do Loire.

Ampliação do Maine-et-Loire Archives / Magnum architectes & urbanistes - Fotografia de Interiores, Cozinha
© François Dantart
Ampliação do Maine-et-Loire Archives / Magnum architectes & urbanistes - Fotografia de Interiores, Cozinha
© François Dantart
Ampliação do Maine-et-Loire Archives / Magnum architectes & urbanistes - Fotografia de Interiores, Corrimão
© François Dantart

Interior. Os espaços de armazenamento estão em perpétua evolução. Os registros de papel arquivados permanecem altamente sensíveis à radiação UV, bem como às variações térmicas e higrométricas. As três principais preocupações que nortearam o projeto do conceito foram: a otimização dos espaços e do nível de conforto dos usuários, a garantia de durabilidade e flexibilidade dos documentos em papel armazenados e a escalabilidade dos espaços. Respondendo a essas preocupações, cada adição agora estende todos os seis níveis, seguindo um plano rigoroso e racional que maximiza os metros lineares de armazenamento e minimiza a circulação horizontal.

Ampliação do Maine-et-Loire Archives / Magnum architectes & urbanistes - Fotografia de Interiores
© François Dantart

A circulação vertical foi concebida para permitir possíveis adições futuras. Elas também simplificam os fluxos de trabalho diários e oferecem uma abundância de luz natural para todos os espaços intermediários. O uso de painéis pré-fabricados foi motivado pela necessidade de garantir um certo nível de isolamento térmico e controlar eficientemente a higrometria do edifício. Os acabamentos internos permanecem crus e simples para indicar as funções de armazenamento e capacidade técnica do edifício, permitindo que os documentos em papel arquivados permaneçam o foco das atenções.

Ampliação do Maine-et-Loire Archives / Magnum architectes & urbanistes - Fotografia de Interiores, Fachada, Corrimão
© François Dantart

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Angers, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ampliação do Maine-et-Loire Archives / Magnum architectes & urbanistes" [Maine-et-Loire Archives Storage Extension / Magnum architectes & urbanistes] 29 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992903/ampliacao-do-maine-et-loire-archives-magnum-architectes-and-urbanistes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.