Apartamento Acuerdo/ Positive Livings

Apartamento Acuerdo/ Positive Livings - Fotografia de Interiores, Janela, CadeiraApartamento Acuerdo/ Positive Livings - Fotografia de Interiores, PortaApartamento Acuerdo/ Positive Livings - Fotografia de Interiores, JanelaApartamento Acuerdo/ Positive Livings - Fotografia de Interiores, Banheiro, PiaApartamento Acuerdo/ Positive Livings - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Positive Livings
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  70
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mercedes Perez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Cubro, De Eekhoorn, Hager, Hudson Reed, Humetek, Ikea, La Redoute, Larinto, Luciolé, Mister Wils, Sklum, Superhermetic, Zara Home
  • Colaboradores: Alba Castillón, Rebeca Guardiola
  • Construtora: Aldea Medievo + Aucay
  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Acuerdo/ Positive Livings - Fotografia de Interiores, Porta
© Mercedes Perez

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento está localizado em um edifício construído em 1893 pelo arquiteto D Juan Bautista Lázaro. Trata-se de um volume com estrutura mista de paredes autoportantes, lajes com estrutura metálica e abóbadas introduzido pelo arquiteto em Madri após a sua passagem por Barcelona em 1888. O edifício, com pátio central, apresenta um grau de proteção parcial incluindo fachada e escada principal.

Apartamento Acuerdo/ Positive Livings - Fotografia de Interiores, Porta
© Mercedes Perez

Localizado nesse edifício, o apartamento de 70 m2 mantém o pé-direito original de 4 metros em toda a sua superfície, conferindo-lhe um caráter único. O volume interior parece vazio, sem acréscimos. De planta retangular paralelepipédica, possui a frente voltada para a fachada principal, de 6,35 m e a lateral voltada para o pátio, de 12,70 m. Isso garante dupla orientação leste/oeste e ventilação cruzada.

Apartamento Acuerdo/ Positive Livings - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Mercedes Perez
Apartamento Acuerdo/ Positive Livings - Imagem 19 de 19
Planta
Apartamento Acuerdo/ Positive Livings - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© Mercedes Perez

O projeto nasceu com a ideia de destacar o apartamento de todas as camadas que, ao longo de sua vida, foram acrescentadas e deixá-lo vazio como um contêiner. Uma vez esvaziado, o interior é ordenado por meio de um único elemento em forma de parede equipada. Esta peça única é ligeiramente rotacionada em relação às divisórias principais. Com este gesto, duas coisas são alcançadas. A primeira ampliar a área pública da casa e a segunda fazer uma fronteira entre o público e o privado.

Apartamento Acuerdo/ Positive Livings - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira
© Mercedes Perez
Apartamento Acuerdo/ Positive Livings - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira
© Mercedes Perez

Intencionalmente, esta nova parede embutida tem 2,70 m de altura, não atingindo os 4 metros do teto, o que garante continuidade espacial no forro. Desta forma, não se perde o conceito de recipiente vazio.

Apartamento Acuerdo/ Positive Livings - Fotografia de Interiores, Janela
© Mercedes Perez

A reabilitação da casa foi realizada seguindo critérios energéticos e de sustentabilidade através da utilização de tintas ecológicas respiráveis, da incorporação de vidros duplos de baixa emissão nas janelas de madeira originais e da construção de uma superfície isolada e impermeabilizada para garantir o conforto interior. Além disso, as paredes com uma base monolítica de granito na fachada principal de mais de 70 cm garantem uma inércia térmica imbatível.

Apartamento Acuerdo/ Positive Livings - Fotografia de Interiores, Porta, Janela
© Mercedes Perez
Apartamento Acuerdo/ Positive Livings - Fotografia de Interiores, Porta
© Mercedes Perez
Apartamento Acuerdo/ Positive Livings - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela
© Mercedes Perez

A nível programático, o apartamento dispõe de uma espaçosa sala de jantar, muito luminosa com grandes janelas para o exterior e uma cozinha totalmente equipada. O corredor distribui o banheiro e os dois quartos voltados para o amplo pátio interior de acesso e usufruto do apartamento. A moradia tem um pé-direito livre de 4 metros e é totalmente acessível, pois não possui degraus desde a porta de entrada do prédio. A área construída é de 70 m2.

Apartamento Acuerdo/ Positive Livings - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia
© Mercedes Perez

ENTORNO “NO BARRIO” DE CONDE DUQUE 
A casa está localizada dentro do bairro Conde Duque, muito perto da mítica Plaza de las Comendadoras, onde está localizado o convento que lhe dá o nome, e do Centro Cultural Conde Duque. Apenas a 5 minutos da Plaza España, Gran Vía e Templo de Debod-Parque del Oeste/Casa de Campo.

Apartamento Acuerdo/ Positive Livings - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Aido
© Mercedes Perez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Acuerdo/ Positive Livings" [Casa acuerdo / Positive Livings] 30 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992835/apartamento-acuerdo-positive-livings> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.