Casa La Cañada II / Parada Cantilo Estudio

Casa La Cañada II / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Exterior, FachadaCasa La Cañada II / Parada Cantilo Estudio - Imagem 3 de 26Casa La Cañada II / Parada Cantilo Estudio - Imagem 4 de 26Casa La Cañada II / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Exterior, Viga, JanelaCasa La Cañada II / Parada Cantilo Estudio - Mais Imagens+ 21

City Bell, Argentina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  76
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografías:Luis Barandiarán
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Blindex, Loma Negra, Siderar, Trimble Navigation
  • Arquiteto Responsável: Gonzalo Pérsico
  • Colaborador: Hernán Galdos
  • Programa: Vivienda unifamiliar
  • Cidade: City Bell
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa La Cañada II / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Exterior
© Luis Barandiarán

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa longitudinal, localizada no bairro "La Cañada" do município de City Bell, surge como consequência da análise das condições e do programa requerido pelo cliente.

Casa La Cañada II / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Luis Barandiarán

A principal característica do terreno é uma inclinação acentuada em direção ao córrego, o que resultou na ideia de criar uma casa em forma de vagão suspensa sobre palafitas sem alterar a topografia do lote, aproveitando a drenagem natural e evitando o nivelamento que exigiria grandes quantidades de terra.

Casa La Cañada II / Parada Cantilo Estudio - Imagem 4 de 26
© Luis Barandiarán
Casa La Cañada II / Parada Cantilo Estudio - Imagem 23 de 26
Planta
Casa La Cañada II / Parada Cantilo Estudio - Imagem 25 de 26
Axonométrica
Casa La Cañada II / Parada Cantilo Estudio - Imagem 3 de 26
© Luis Barandiarán

Quanto à execução, foi pensada uma cabana híbrida e sistemática de caráter industrial. Diante de uma análise rigorosa das medidas dos materiais e do programa, foi gerado um módulo claro e conveniente para a otimização dos mesmos, cuja execução seria rápida e eficiente. A estrutura metálica soldada forma o esqueleto principal, gerado pela repetição uniforme de elementos em um sentido e ligados entre si na direção oposta. Encarregado de receber os longos planos horizontais de concreto que acentuam a proposta, o esqueleto deixa em evidência o desnível do lote e determina a escala da casa. Atrelado ao aproveitamento dos recursos utilizados para a conformação da casa, foram utilizados os mesmos tubos estruturais tanto para a cofragem do piso como para a produção dos caixilhos das aberturas.

Casa La Cañada II / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Exterior, Viga, Janela
© Luis Barandiarán

No interior, foram gerados dois vazios de igual dimensão que assumem diferentes funções: um pátio ligado ao acesso e à grande zona semi-coberta virada a poente, e outro ligado à área de serviço, participando também na transição entre o público e privado dentro de casa.

Casa La Cañada II / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Exterior, Viga
© Luis Barandiarán
Casa La Cañada II / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Exterior
© Luis Barandiarán

Vidro, chapa e madeira são adicionados à lista de componentes para finalizar a materialização da ideia, fortalecendo a relação interior-exterior através da transparência e priorizando a extensa paisagem sobre a intervenção. As chapas caneladas trazem reflexos ligados aos diferentes momentos do dia através de sua forma. A madeira contrasta com o cinza do concreto definido na face superior e inferior, conferindo aconchego ao espaço.

Casa La Cañada II / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Exterior
© Luis Barandiarán

Por fim, o projeto pretendia, a partir da conexão de alguns elementos, a conformar uma totalidade contundente que respondesse ao ambiente e ao programa requerido.

Casa La Cañada II / Parada Cantilo Estudio - Imagem 13 de 26
© Luis Barandiarán

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa La Cañada II / Parada Cantilo Estudio" [Casa La Cañada II / Parada Cantilo Estudio] 07 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992803/casa-la-canada-ii-parada-cantilo-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.