Casa Takamine-cho / Tomoaki Uno Architects

Casa Takamine-cho / Tomoaki Uno Architects - Fotografia de ExteriorCasa Takamine-cho / Tomoaki Uno Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, CadeiraCasa Takamine-cho / Tomoaki Uno Architects - Fotografia de InterioresCasa Takamine-cho / Tomoaki Uno Architects - Fotografia de InterioresCasa Takamine-cho / Tomoaki Uno Architects - Mais Imagens+ 27

Nagoya, Japão
  • Arquiteto Líder: Tomoaki Uno
  • Arquitetos: Tomoaki Uno Architects
  • Cidade: Nagoya
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa Takamine-cho / Tomoaki Uno Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Yasuo Hagiwara

Descrição enviada pela equipe de projeto. O local deste projeto fica em uma área residencial de luxo, com vegetação exuberante, próxima da Universidade de Nagoya e da Universidade de Nanzan. Eu já havia projetado uma clínica para o cliente antes e este era meu segundo projeto. Portanto, levando em conta a experiência com o cliente, comecei a projetar uma casa em concreto imediatamente.

Casa Takamine-cho / Tomoaki Uno Architects - Fotografia de Interiores
© Yasuo Hagiwara
Casa Takamine-cho / Tomoaki Uno Architects - Imagem 26 de 32
Planta - Primeiro Pavimento
Casa Takamine-cho / Tomoaki Uno Architects - Fotografia de Interiores
© Yasuo Hagiwara

O pedido ou missão mais importante deste projeto foi a utilização de um método tradicional de alvenaria chamado no Japão de alvenaria de campo. No início, pensei nessa técnica apenas pela sua aparência de acabamento. No entanto, à medida que aprendi mais sobre o método tradicional de alvenaria e seu uso, percebi que não estava pensando corretamente e fiquei perdido por um tempo.

Casa Takamine-cho / Tomoaki Uno Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Fachada
© Yasuo Hagiwara

Originalmente, a alvenaria japonesa era usada para fundações de castelos e paredes de pedra. Nunca foi feita para se integrar à arquitetura. O propósito e as origens das ruínas eram totalmente diferentes daquelas da América do Sul. Portanto, não havia exemplos passados para serem usados como referência. Além disso, a alvenaria japonesa se deturpou gradualmente à medida que foi empregada, ao longo dos anos.

Casa Takamine-cho / Tomoaki Uno Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira
© Yasuo Hagiwara
Casa Takamine-cho / Tomoaki Uno Architects - Imagem 28 de 32
Corte 02
Casa Takamine-cho / Tomoaki Uno Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada
© Yasuo Hagiwara

Esta é provavelmente a maneira mais racional de empilhar alvenaria para o uso pretendido na longa história do Japão. Eu me senti muito incomodado e desconfortável em usar essa alvenaria tradicional japonesa como parte de um edifício de propósito diferente. Eu não conseguia me livrar da sensação estranha de que estava destruindo a tradição e passava muito tempo sem progredir no projeto.

Casa Takamine-cho / Tomoaki Uno Architects - Imagem 25 de 32
Planta - Subsolo
Casa Takamine-cho / Tomoaki Uno Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Yasuo Hagiwara

Foram as pirâmides de Tenayuca (México) que me tiraram desse impasse. Não pode se falar que era possível tirar algum apelo estético, mas é uma forma bastante plástica em comparação com a alvenaria japonesa. No momento em que tive a ideia de recriá-la com alvenaria tradicional japonesa, a névoa que pairava sobre o projeto instantaneamente se dissipou e pude prosseguir com o projeto sem problemas a partir de então. Como resultado, foi criada a primeira pirâmide japonesa e com técnica japonesa. A diferença é que seu interior não é a sala do sarcófago, mas a sala de estudo do cliente.

Casa Takamine-cho / Tomoaki Uno Architects - Fotografia de Interiores, Janela
© Yasuo Hagiwara
Casa Takamine-cho / Tomoaki Uno Architects - Fotografia de Interiores
© Yasuo Hagiwara

Porém, após o início do projeto, a alvenaria voltou a nos assombrar. Foi sua presença avassaladora e a realidade desta alvenaria. Claro que o projeto já havia levado isso em consideração, mas quando vimos as enormes pedras à nossa frente, tudo parecia pobre visualmente. As faixas de cobre planejadas foram todas substituídas por ferro volumoso e deixadas nuas. Isso levou a troca dos materiais e detalhes da textura do piso e das ferragens. O resultado final é bem diferente da arquitetura de quando assinei o contrato, mas acho que consegui fazer a melhor escolha com flexibilidade, aproveitando o fato de eu mesmo ter realizado esse projeto.

Casa Takamine-cho / Tomoaki Uno Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Yasuo Hagiwara
Casa Takamine-cho / Tomoaki Uno Architects - Imagem 32 de 32
Elevação Oeste

O plano geral é dar uma sensação de abertura à sala, protegendo o espaço privado, envolvendo os dois jardins com uma pirâmide e um espaço privado.

Casa Takamine-cho / Tomoaki Uno Architects - Fotografia de Exterior
© Yasuo Hagiwara

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Takamine-cho / Tomoaki Uno Architects" [Takamine-cho House / Tomoaki Uno Architects] 02 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992745/casa-takamine-cho-tomoaki-uno-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.