Escola Infantil 399 / Juan Caorsi Castillo + ANEP - DSI

Escola Infantil 399 / Juan Caorsi Castillo + ANEP - DSI - Fotografia de Exterior, JanelaEscola Infantil 399 / Juan Caorsi Castillo + ANEP - DSI - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Prateleira, CadeiraEscola Infantil 399 / Juan Caorsi Castillo + ANEP - DSI - Fotografia de Interiores, Prateleira, Mesa, Janela, VigaEscola Infantil 399 / Juan Caorsi Castillo + ANEP - DSI - Fotografia de InterioresEscola Infantil 399 / Juan Caorsi Castillo + ANEP - DSI - Mais Imagens+ 34

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  660
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluminios del Uruguay, AutoDesk, Paramagom, Sika
  • Arquitetos Responsáveis: Juan Caorsi Castillo, Cecilia Juri
  • Colaboradora Equipe De Desenho: Cristina Guido
  • Projeto De Instalação Sanitária: Edmundo Raúl Donato
  • Projeto De Instalação Elétrica: José Pañella
  • Equipe Supervisão De Obras: Sabina Detomasi
  • Colaborador Supervisão De Obra: Romy Caraballo
  • Supervisão Instalações Elétricas: Carlos Caraballo
  • Supervisão Instalações Sanitárias: Juan Carlos Reyes
  • Estrutura: Diego Heredia
  • Metragens E Orçamentos : Jorge Alonso
  • Cidade: Montevidéu
  • País: Uruguai
Mais informaçõesMenos informações
Escola Infantil 399 / Juan Caorsi Castillo + ANEP - DSI - Fotografia de Exterior, Fachada
© Mateo Rodríguez Matonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. O encargo original solicitava a implantação do protótipo de uma escola de educação inicial anteriormente desenvolvido pela ANEP, num terreno propriedade da administração onde já funcionava a Escola Primária n.º 168/336. A área disponível para a nova construção era um setor aberto do quarteirão, fortemente arborizado e consolidado como espaço público do bairro, ladeado pela Escola e por outro edifício, um antigo mercado municipal em péssimo estado de conservação, que foi parcialmente utilizado como anexo da mesma.

Escola Infantil 399 / Juan Caorsi Castillo + ANEP - DSI - Fotografia de Exterior, Jardim
Cortesía de Juan Caorsi Castillo
Escola Infantil 399 / Juan Caorsi Castillo + ANEP - DSI - Fotografia de Exterior, Fachada
© Mateo Rodríguez Matonte

Aproveitando o projeto de ampliação e reforma da escola que estava em andamento e que permitiria, com um rearranjo, liberar o anexo, propusemos às autoridades a sua reciclagem, para não impactar o quarteirão com uma nova construção, preservar o arborização e uso público do espaço, além de ter aproximadamente metade da área necessária já construída. O espaço ocupado pelo anexo configura-se numa planta mais ou menos retangular delimitada por uma construção térrea em forma de "L" e duas paredes de bloco que fecham um pátio em declive nos outros dois lados. Decidimos permanecer dentro do perímetro existente de forma a reaproveitar também as paredes envolventes.

Escola Infantil 399 / Juan Caorsi Castillo + ANEP - DSI - Fotografia de Exterior, Fachada
© Mateo Rodríguez Matonte
Escola Infantil 399 / Juan Caorsi Castillo + ANEP - DSI - Fotografia de Exterior, Fachada
© Mateo Rodríguez Matonte
Escola Infantil 399 / Juan Caorsi Castillo + ANEP - DSI - Fotografia de Exterior
© Mateo Rodríguez Matonte

A implantação é muito simples e está pautada na pré-existência: Construir um bloco de salas de aula apoiado nos muros existentes, e utilizar o volume anexo para as áreas comuns, entre estas duas construções o espaço resultante é mantido com a inclinação original, mas com piso de borracha e alguns elementos lúdicos integrados para se tornar um playground.

Escola Infantil 399 / Juan Caorsi Castillo + ANEP - DSI - Fotografia de Interiores, Banco
© Mateo Rodríguez Matonte
Escola Infantil 399 / Juan Caorsi Castillo + ANEP - DSI - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Mateo Rodríguez Matonte

O espaço limitado determina o tamanho das salas de aula funcionando como pares integráveis ​​que permitem uma utilização flexível e adaptam-se às variações no número de crianças em cada turma (3, 4 e 5 anos). Do lado de fora, a construção existente foi pouco modificada, as paredes pintadas de preto e a fixação dos brises coloridos alcançam o máximo impacto com mínima intervenção, enquanto a nova cobertura de concreto fica 2 metros acima da parede de blocos, permitindo a entrada do sol do norte nas salas de aula.

Escola Infantil 399 / Juan Caorsi Castillo + ANEP - DSI - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Prateleira, Cadeira, Bancada, Viga
© Mateo Rodríguez Matonte
Escola Infantil 399 / Juan Caorsi Castillo + ANEP - DSI - Imagem 35 de 39
Planta - Existente
Escola Infantil 399 / Juan Caorsi Castillo + ANEP - DSI - Imagem 36 de 39
Planta

O edifício estabelece relações a vários níveis com as crianças, desde os estímulos visuais às interações diretas assim, a sala polivalente é uma pequena floresta, as portas são para desenhar e escrever, há brincadeiras pintadas no chão, as cores refletem a calma nas salas de aula e energia no espaço de recreio, as luzes são estrelas, há algumas janelas inesperadas e brises coloridos para tocar enquanto se caminha, além de muitas novidades que foram inventadas com o uso.

Escola Infantil 399 / Juan Caorsi Castillo + ANEP - DSI - Imagem 37 de 39
Cortes
Escola Infantil 399 / Juan Caorsi Castillo + ANEP - DSI - Fotografia de Exterior
© Mateo Rodríguez Matonte

No lado menos arborizado do terreno que não foi utilizado, a Câmara Municipal construiu um campo esportivo que aumentou a vocação pública do espaço entre a Escola e o Jardim e o excedente orçamental gerado pela proposta permitiu financiar a construção de um refeitório e duas tão necessárias salas de educação inicial em outra escola do mesmo bairro.

Escola Infantil 399 / Juan Caorsi Castillo + ANEP - DSI - Fotografia de Exterior, Janela
© Mateo Rodríguez Matonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barrio Municipal Instrucciones, 12300 Montevidéu, Departamento de Montevidéu, Uruguai

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Infantil 399 / Juan Caorsi Castillo + ANEP - DSI" [Jardín Inicial 399 / Juan Caorsi Castillo + ANEP - DSI] 26 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992704/escola-infantil-399-arquitecto-juan-carosi-castillo-plus-anep-dsi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.