Casa Tekila / Medio Arquitectura

Casa Tekila / Medio Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, FlorestaCasa Tekila / Medio Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada, AidoCasa Tekila / Medio Arquitectura - Fotografia de Interiores, Janela, VigaCasa Tekila / Medio Arquitectura - Fotografia de Exterior, JanelaCasa Tekila / Medio Arquitectura - Mais Imagens+ 13

Licanray, Chile
  • Arquitetos: Medio Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Rothoblaas, AutoDesk, Trimble Navigation
  • Arquiteto Responsável: Emiliano Ruidíaz Riffo
  • Engenharia: TIMBER
  • Colaboradores: Constructora VIPROC
  • Cidade: Licanray
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Casa Tekila / Medio Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Emiliano Ruidíaz Riffo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Tekila é uma residência localizada no sul do Chile, na região da Araucanía, a poucos quilômetros da cidade de Lican Ray. O principal requisito era o de projetar uma casa eficiente, confortável, bem iluminada e com uma boa vista para o lago. O terreno do projeto tem o lago Calafquen ao sul e a floresta nativa ao norte. A principal decisão foi elevar o projeto do nível do solo com dois objetivos: primeiro, buscar o sol do norte permitindo a maior entrada de luz e calor, e em segundo, obter uma melhor vista do lago. O terraço do projeto foi implantado ao sul para contemplar o lago e para se proteger do sol do verão. O espaço principal que contempla salas de jantar e de estar, e cozinha, está posicionado na direção leste-oeste, conseguindo assim uma vista para o lago e para a floresta. O projeto estabeleceu um pé direito duplo como meio de conexão com o primeiro pavimento, promovendo a interação entre os moradores.

Casa Tekila / Medio Arquitectura - Imagem 14 de 18
Axonométrica

Toda a madeira estrutural utilizada no projeto é pré-fabricada e usinada pela empresa local TIMBER, em sua fábrica em Temuco e montada no canteiro por carpinteiros locais da construtora VIPROC. A base estrutural da madeira laminada foi projetada com elementos finos e leves que buscam se integrar ao contexto. A fachada foi pré-fabricada e dividida em diferentes partes, que foram armadas e montadas pelos carpinteiros no canteiro. Foram utilizadas tábuas de 1x4" de madeira separadas por 1 cm cada e com um corte de 45 graus nas extremidades para evitar a estagnação da água. Foram evitados parafusos em toda a fachada a fim de proteger a madeira e assim poder apreciá-la em sua totalidade.

Casa Tekila / Medio Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela
© Emiliano Ruidíaz Riffo
Casa Tekila / Medio Arquitectura - Imagem 15 de 18
Planta - Primeiro Pavimento
Casa Tekila / Medio Arquitectura - Imagem 16 de 18
Corte AA
Casa Tekila / Medio Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Mesa, Bancada, Madeira, Viga
© Emiliano Ruidíaz Riffo
Casa Tekila / Medio Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Emiliano Ruidíaz Riffo

Sempre escolhemos a madeira como principal material de projeto, por ser versátil, sustentável e termicamente eficiente. Neste caso utilizamos tecnologia avançada de madeira, como madeira laminada mecanizada e pré-fabricada e, ao mesmo tempo, a carpintaria tradicional da região. Os próprios carpinteiros foram responsáveis pela montagem de toda a estrutura pré-fabricada e trabalham de forma artesanal nas fachadas e acabamentos internos. Acreditamos que é relevante e necessário continuar avançando no desenvolvimento, tanto das novas tecnologias, quanto das habilidades de carpintaria tradicional, pois ambas se complementam e se aperfeiçoam mutuamente, alcançando resultados muito bons.

Casa Tekila / Medio Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Emiliano Ruidíaz Riffo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Tekila / Medio Arquitectura" [Casa tekila / Medio Arquitectura] 24 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992675/casa-tekila-medio-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.