Casa Sui / Nídia Duarte Arquitetura

Casa Sui / Nídia Duarte Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Sui / Nídia Duarte Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa Sui / Nídia Duarte Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, VigaCasa Sui / Nídia Duarte Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa Sui / Nídia Duarte Arquitetura - Mais Imagens+ 24

Belo Horizonte, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluminas, Botteh, Deca, Directa Piedras, Fórmica, Líder Interiores, Portinari, Templuz, Trousseau
  • Arquiteta Líder: Nídia Duarte
  • Gerência De Projetos: Otávio Duarte
  • Desenvolvimento E Detalhamento: Isabela Antonyele, Mariana Nunes, Mariele Andrade, Jéssica Melo
  • Paisagismo: Jardim Fleury - Graziela Fleury
  • Esquadrias: BWX Esquadrias - Cláudio Souza
  • Construtora: Moura Construtora - Alexandre Moura
  • Marcenaria: Larama Marcenaria - Lucas Amaral
  • Cidade: Belo Horizonte
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Sui / Nídia Duarte Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Aido
© Estúdio NY18

Descrição enviada pela equipe de projeto. Sui de sua, de particular. Da expressão em latim Sui Generis, aquilo que é único e original. O peculiar. A edificação erguida em apenas 20 dias, pousa sobre o icônico jardim do Palácio das Mangabeiras, na capital mineira. Há respeito com o entorno e sincronicidade. Um diálogo gentil com o que já estava lá e passou a fazer parte como unidade. 

Casa Sui / Nídia Duarte Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Estúdio NY18

De formato horizontal, linear e com a base propositalmente recuada, a Casa Sui é abraçada pela natureza por todos os lados. A arquitetura fluindo por entre os jardins. Os jardins avançando arquitetura adentro. A simbiose perfeita a serviço da conexão. A casa foi projetada toda em estrutura metálica, com módulos múltiplos de 6 metros, considerando-se barras metálicas de 12 metros, pensando assim na otimização dos materiais, na facilidade de execução e rapidez do processo. A edificação é facilmente adaptada a qualquer lugar.

Casa Sui / Nídia Duarte Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Aido, Pátio
© Estúdio NY18
Casa Sui / Nídia Duarte Arquitetura - Fotografia de Exterior, Jardim, Aido
© Estúdio NY18

Portas pivotantes dobradas de duas em duas compõem toda a extensão da fachada, e permitem a contemplação do exterior de todos os ângulos. Além da abertura e vedação, há uma outra surpreendente função. Tramadas manualmente em corda náutica, as portas criam brises que filtram a iluminação natural e proporcionam um jogo efêmero de luz e sombra.

Casa Sui / Nídia Duarte Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Estúdio NY18
Casa Sui / Nídia Duarte Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Estúdio NY18

Conectado diretamente à varanda frontal, envolvido pelo jardim, um cantinho para o café da manhã e sofás que se intercalam com as árvores. Uma chaise em ferro e madeira do artista mineiro André Ferri, propício para os momentos de leitura em meio ao desfrute da natureza. A malha em vergalhão que deixa a luz entrar livremente e a vista alcançar o belo visual em meio às araucárias e palmeiras. 

Casa Sui / Nídia Duarte Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Viga, Janela
© Daniel Mansur
Casa Sui / Nídia Duarte Arquitetura - Imagem 24 de 29
Planta - Layout
Casa Sui / Nídia Duarte Arquitetura - Fotografia de Exterior, Corrimão, Jardim, Terraço
© Estúdio NY18

O estar gourmet que é uma verdadeira ode aos encontros e reencontros. A ilha de cocção, a mesa acoplada e o sofá orgânico fazem uma conexão direta com um layout fluido e flexível. Dos tons mais claros aos acinzentados, do toque caloroso da madeira ao mix de texturas, tudo é afeto e acolhimento. Ao fundo, uma parede curva que abriga uma estante e também projeta um jardim vertical, juntamente à uma adega. Destaque para a estante com prateleiras em madeira rústica, que acomodam as cerâmicas, adega climatizada, frigobar e ainda um cantinho dedicado ao café.

Casa Sui / Nídia Duarte Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Estúdio NY18
Casa Sui / Nídia Duarte Arquitetura - Fotografia de Interiores, Armário
© Estúdio NY18

Mais reservado, o quarto, enquadrado numa estrutura de madeira, segue a linha solta com a cama posicionada ao centro e direcionada para o jardim. De um lado, a chaise Sui desenhada pela arquiteta exclusivamente para o ambiente, compõe com os quadros da Daniel Mansur, e do outro, o armário acoplado ao quadro amadeirado. Ao fundo da cama, o painel de quartzito verde esmeralda que faz vez de cabeceira dá privacidade ao uso do banheiro ao fundo, acompanhado de uma banheira de imersão e também de uma estante em forma de colmeia. A iluminação pontuada valoriza a volumetria, as texturas e elementos que merecem destaque.

Casa Sui / Nídia Duarte Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Estúdio NY18

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Sui / Nídia Duarte Arquitetura" 11 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992527/casa-sui-nidia-duarte-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.