Apartamento AT83 / Eterea Studio

Apartamento AT83 / Eterea Studio - Fotografia de Interiores, Janela, VigaApartamento AT83 / Eterea Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, VigaApartamento AT83 / Eterea Studio - Fotografia de Interiores, VigaApartamento AT83 / Eterea Studio - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga, JanelaApartamento AT83 / Eterea Studio - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Eterea Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografías:Rafael Gamo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artisan, AutoDesk, Duchateau, Global Woods, Trimble
  • Arquiteto Responsável: Ricardo Vainer
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento AT83 / Eterea Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá
© Rafael Gamo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é a reforma de um apartamento no bairro Condesa na Cidade do México. O apartamento está localizado em um prédio dos anos setenta. A planta original e o layout do apartamento fazem com que o espaço pareça escuro e com muitas áreas desperdiçadas. O apartamento tem muitas vantagens que estavam sendo ignoradas no projeto original, como a vista arborizada, a ventilação e a luminosidade raras na região.

Apartamento AT83 / Eterea Studio - Fotografia de Interiores, Viga
© Rafael Gamo
Apartamento AT83 / Eterea Studio - Fotografia de Interiores, Viga
© Rafael Gamo
Apartamento AT83 / Eterea Studio - Fotografia de Interiores, Viga
© Rafael Gamo

Os acabamentos e materiais do apartamento original eram materiais dos anos setenta, parquet, terrazzo na cozinha, bem como estuque e texturas nos tetos e paredes.O projeto de desenho e reforma do apartamento foi pensado com base nos princípios e conceitos de gerar espaços abertos, aproveitando as vantagens oferecidas pelo departamento de iluminação e ventilação, e criando espaços mais utilizáveis ​​e modulares que permitem flexibilidade no uso.

Apartamento AT83 / Eterea Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, Viga
© Rafael Gamo

Para isso, foi utilizada a estrutura baseada em pilares e laje reticular, que oferece a oportunidade de alterar a distribuição interna, já que nenhuma parede é resistente. Com isso, a primeira coisa que se fez foi eliminar e redistribuir os espaços para priorizar a entrada de luz de um lado para o outro do apartamento.

Apartamento AT83 / Eterea Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© Rafael Gamo

Foi gerado um espaço que serve de zona flexível que divide a zona privada da zona mais pública do apartamento, este espaço foi pensado com portas sanfonadas que permitem ao espaço ter três modalidades. 1) parte da área privada, 2) parte da área pública, 3) área aberta que amortece ambas as áreas do apartamento.O pé-direito do mezanino do apartamento era bem apertado, com o intuito de gerar maior amplitude e harmonia nos materiais, optou-se por retirar as luminárias de teto de todo o apartamento. Com isso ele ganhou 7cm de altura.

Apartamento AT83 / Eterea Studio - Fotografia de Interiores, Pilar
© Rafael Gamo

A disposição original do apartamento inclui uma varanda, esta bastante estreita e pouco aproveitável. Para dar maior amplitude a esta área, optou-se por pensar o apartamento como um terraço, integrando os mesmos acabamentos do piso no interior e na varanda, bem como destinar uma área exclusiva para árvores de fruto.No interior, optou-se também por fundir esta ideia de mistura interior/exterior, incluindo floreiras interiores, bem como a utilização de vidros e materiais que permitam a passagem da luz.

Apartamento AT83 / Eterea Studio - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Rafael Gamo
Apartamento AT83 / Eterea Studio - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga, Janela
© Rafael Gamo

Para os acabamentos, a ideia foi em torno de materiais naturais ou essenciais sem tratamento adicional e dando aquela aparência “crua” mas elegante e sutil ao mesmo tempo. Principalmente usando concreto aparente, madeira, vidro e aço enferrujado. Para as paredes, no caso da sala de jantar optou-se por uma decisão inusitada e para amenizar a dureza dos demais materiais como o concreto no piso e no teto e tornar o espaço mais acolhedor, foram colocadas cortinas que geram um microambiente e dar a sensação de amplitude. 

Apartamento AT83 / Eterea Studio - Fotografia de Interiores, Viga
© Rafael Gamo

O departamento conseguiu integrar os diferentes espaços de forma subtil, aberta e com uma elegância muito discreta.

Apartamento AT83 / Eterea Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Rafael Gamo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cidade do México, CDMX, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento AT83 / Eterea Studio" [Departamento AT83 / Eterea Studio] 23 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992521/apartamento-at83-eterea-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.