Pavilhão Folhas Sagradas / Atelier Daniel Florez

Pavilhão Folhas Sagradas / Atelier Daniel Florez - Fotografia de Interiores, Viga, PátioPavilhão Folhas Sagradas / Atelier Daniel Florez - Fotografia de InterioresPavilhão Folhas Sagradas / Atelier Daniel Florez - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, PátioPavilhão Folhas Sagradas / Atelier Daniel Florez - Fotografia de Interiores, VigaPavilhão Folhas Sagradas / Atelier Daniel Florez - Mais Imagens+ 37

Tibau do Sul, Brasil
  • Equipe De Projeto: Daniel Florez, Luis Inglada , Wendy Castro , Eduardo Kilombo
  • Engenharia Estrutural: Marcio Medeiros, ENECOL
  • Consultoria Estrutural: Dr. Everaldo Pletz
  • Construção: Atelier Daniel Florez + Eduardo Kilombo
  • Design Luminotécnico: Office Natalia Priwin, NYC 
  • Cidade: Tibau do Sul
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão Folhas Sagradas / Atelier Daniel Florez - Fotografia de Exterior, Costa
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. Folhas sagradas é um pavilhão dentro de um hotel no Nordeste do Brasil que se ergue sobre uma imponente praia habitada por tartarugas e golfinhos. O Hotel faz desde o respeito à sua localização e sua convivência com a natureza, a razão, a origem e a bandeira de sua experiência turística.

Pavilhão Folhas Sagradas / Atelier Daniel Florez - Fotografia de Exterior
© Maíra Acayaba

A proposta é um umbráculo formado por três folhas de madeira laminada e bambu, um pavilhão que tenta criar seu próprio ecossistema através do diálogo e do respeito com o ecossistema existente. 

Pavilhão Folhas Sagradas / Atelier Daniel Florez - Fotografia de Interiores, Viga, Pátio
© Maíra Acayaba
Pavilhão Folhas Sagradas / Atelier Daniel Florez - Fotografia de Interiores, Viga
© Maíra Acayaba

Durante o dia, o forte sol tropical e aliviado pela brisa marinha dos ventos alísios, que sopram desde o Sudeste quase todo o ano, mexendo constantemente as nuvens. A estrutura, de Madeira Laminada e Bambu, gera um espaço sombreado e ventilado abaixo de uma cobertura de policarbonato e projeta com sua sombra o desenho de uma folha, que aparece, se move e desaparece em uma espécie de magia criada pelo movimento das nuvens, o vento e o sol.

Pavilhão Folhas Sagradas / Atelier Daniel Florez - Fotografia de Interiores
© Maíra Acayaba

Durante a noite, a luz artificial quente é filtrada pelo policarbonato da cobertura mostrando três folhas sagradas desde as varandas das vilas do hotel. A percepção das folhas flutuando na floresta assim como suas sombras nos lembram poeticamente nosso compromisso com a vida e a preservação das espécies, convertendo a estadia turística em uma experiência educativa também.

Pavilhão Folhas Sagradas / Atelier Daniel Florez - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Pátio
© Maíra Acayaba

As lâmpadas são feitas com peças recicladas de bambu que pendem das vigas de madeira por meio de cilindros de cobre, que com sua oxidação verdosa, expressam a passagem do tempo.

Pavilhão Folhas Sagradas / Atelier Daniel Florez - Imagem 37 de 42
Planta baixa

Um sistema de refrigeração feito com tubulações circula pelas vigas evaporando água aromática ao umbráculo para esfriar a temperatura e regar as numerosas plantas que convivem em um éden tropical a modo de ecossistema e estufa.

Pavilhão Folhas Sagradas / Atelier Daniel Florez - Fotografia de Interiores, Viga
© Maíra Acayaba
Pavilhão Folhas Sagradas / Atelier Daniel Florez - Fotografia de Interiores, Viga
© Maíra Acayaba

As colunas de madeira do perímetro das folhas constroem um pórtico clássico voltado para o mar e são esculpidas em forma antropomórfica com 2.3m de altura, exatamente a mesma altura da maravilhosa Tribuna das Cariátides do templo Erechtheion, construído como um santuário para Poseidon, O Deus dos oceanos, em Atenas, Grécia em 420 AC.

Pavilhão Folhas Sagradas / Atelier Daniel Florez - Fotografia de Interiores, Viga, Terraço
© Maíra Acayaba
Pavilhão Folhas Sagradas / Atelier Daniel Florez - Fotografia de Interiores, Viga
© Maíra Acayaba

A curvatura dupla da geometria da cobertura projeta uma sombra diferente em cada coluna do pavilhão, devido também à curvatura dupla das colunas. Como acontece na Tribuna das Cariátides, cada coluna tem sua própria identidade. Como qualquer ator de um ecossistema, igualdade e diversidade.

Pavilhão Folhas Sagradas / Atelier Daniel Florez - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, Pátio
© Maíra Acayaba

Os materiais usados são madeira laminada de árvores de rápido crescimento de áreas de reflorestamento, bambu, pedra natural e piso drenante de areia branca que retorna a água do telhado para os lençóis freáticos. 

Pavilhão Folhas Sagradas / Atelier Daniel Florez - Fotografia de Exterior
© Maíra Acayaba
Pavilhão Folhas Sagradas / Atelier Daniel Florez - Fotografia de Exterior, Viga
© Maíra Acayaba

Todos os elementos naturais têm uma pegada de carbono quase nula. O pavilhão foi concebido para ser desmontável, transportável e reciclável, cumprindo com o necessário compromisso com os princípios da economia circular.

Pavilhão Folhas Sagradas / Atelier Daniel Florez - Fotografia de Exterior, Jardim
© Maíra Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praia de Sibaúma, Tibau do Sul - RN, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Folhas Sagradas / Atelier Daniel Florez" 19 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992506/pavilhao-folhas-sagradas-atelier-daniel-florez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.