Casa FE / N2B Arquitetura

Casa FE / N2B Arquitetura - Fotografia de Exterior, Jardim, FlorestaCasa FE / N2B Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Dormitório, VigaCasa FE / N2B Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Mesa, JanelaCasa FE / N2B Arquitetura - Fotografia de Exterior, JardimCasa FE / N2B Arquitetura - Mais Imagens+ 20

Ribeirão Preto, Brasil
  • Arquitetos: N2B Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1020
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Carolina Mossin
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Brich, Dimlux, Esmage Marcenaria, Espadari Esquadrias, Estilo Parquet, Jardim São Lourenço, Portobello Ribeirão Preto , kitchens
  • Autores: Caio Yoshiaki Nagano, Rodolfo Biagi Becker e Natalie Fogagnoli
  • Arquitetos Responsáveis: Caio Yoshiaki Nagano, Rodolfo Biagi Becker, Natalie Fogagnoli, Ana Carolina Vicari
  • Equipe: Ana Carolina Vicari, Alexandre Perroud, Thais Cunha, Luiz Freire, Vitor Rodrigues, Júlia Saba e Silva, Maria Júlia Montans, Murilo Alves
  • Construtora: Bistane Engenharia
  • Estrutura: Etec Engenharia
  • Paisagismo: N2B Arquitetura
  • Cidade: Ribeirão Preto
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa FE / N2B Arquitetura - Fotografia de Exterior, Jardim
© Carolina Mossin

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa FE está locali­zada na região do Vila do Golf, em Ribeirão Preto, e tem como principal premissa a sobreposição de estética e função. O programa de necessidades é resolvido em uma planta térrea, através da área gourmet ampla e integrada com os espaços de lazer, enquanto cozinha e área de serviço são separadas das áreas sociais, porém com a possibilidade de acesso para a área intima que, por sua vez, possui espaço para quatro suítes. Além disso, vestiário e área técnica são isolados da planta principal, tendo acesso subterrâneo ao lado da piscina.

Casa FE / N2B Arquitetura - Fotografia de Exterior, Jardim
© Carolina Mossin
Casa FE / N2B Arquitetura - Imagem 25 de 25
Planta
Casa FE / N2B Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Dormitório, Viga
© Carolina Mossin

A fachada foi criada a partir uma composição de volumes horizontais cheios e vazios, contrastando com os brises verticais, que ora tem a função de bloquear a visão da rua, ora servem de apoio para a cobertura da garagem. Os mesmos acabamentos presentes na fachada adentram a residência, criando uma continuidade visual.

Casa FE / N2B Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Mesa, Janela
© Carolina Mossin

Do interior da casa é possível observar o paisagismo que parece permear a edificação, trazendo privacidade e proximidade com a natureza em cada espaço. A proposta foi a composição de plantas tradicionais com a mistura de PANCs e árvores frutíferas, além de plantas típicas da região, criando um jardim agradável e útil, ao mesmo tempo.

Casa FE / N2B Arquitetura - Fotografia de Exterior, Jardim, Floresta
© Carolina Mossin

Nas áreas sociais optou-se por fazer os espaços integrados, sendo o home divido por painéis de madeira freijó pivotantes, que podem ser fechadas quando necessário. Os espaços integram-se também com área externa da piscina separados por um caixilho de 19 metros de comprimento.

Casa FE / N2B Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Carolina Mossin
Casa FE / N2B Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Carolina Mossin

Para potencializar essa sensação de integração entre o interno e o externo, utilizou-se no piso o travertino nacional que se estende da área interna para a piscina, nos degraus e em todo o revestimento do vestiário, que está localizado no subsolo junto com a casa de máquinas, com um fácil acesso que não compromete a estética e setorização da casa.

Casa FE / N2B Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Carolina Mossin
Casa FE / N2B Arquitetura - Fotografia de Interiores, Aido
© Carolina Mossin

No projeto de interiores foram selecionadas peças contemporâneas de grandes nomes do design brasileiro como Zanine Caldas e Claudia Moreira Salles, assim como mobiliário de importantes arqui­tetos da era modernista como Warchavchik e Oscar Niemeyer.

Casa FE / N2B Arquitetura - Fotografia de Exterior, Jardim
© Carolina Mossin

A obra contou com acompanhamento do escritório do início ao fim, desde o projeto arquitetônico quanto o paisagístico e de interiores, evidenciando no resultando final a harmonia entre todos os elementos.

Casa FE / N2B Arquitetura - Fotografia de Exterior, Aido
© Carolina Mossin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa FE / N2B Arquitetura" 14 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992458/casa-fe-b-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.