Apartamento do Canal / Estúdio Lava

Apartamento do Canal / Estúdio Lava - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Cadeira
© Julia Novoa

Apartamento do Canal / Estúdio Lava - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, CadeiraApartamento do Canal / Estúdio Lava - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, Cadeira, VigaApartamento do Canal / Estúdio Lava - Fotografia de Interiores, Cozinha, PrateleiraApartamento do Canal / Estúdio Lava - Fotografia de Interiores, CadeiraApartamento do Canal / Estúdio Lava - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Estúdio Lava
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  118
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Julia Novoa
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ladrilar
  • Arquiteto Líder: Lucas Bueno
  • Equipe De Projeto: Lucas Bueno, Julia Reis, Aline Gaspar e Daniela Gerbasi
  • Construção Civil: AFL Construções - Rose e Ari
  • Gerenciamento De Obra: Lucas Bueno
  • Marcenaria: Ailton Santos
  • Marmoraria: Marmoraria Santista
  • Cidade: Santos
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento do Canal / Estúdio Lava - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Julia Novoa

Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma de um antigo apartamento familiar, na cidade de Santos, nos conectou a diferentes momentos da história da cidade e da arquitetura singular dos seus edifícios. O apartamento já havia passado por uma reforma anterior para se adequar às necessidades dos moradores na época e, novamente, o passar do tempo modificou as relações da família com o espaço gerando outras formas de apropriação do apartamento. A mobília e a decoração da casa refletiam, também, o passar do tempo: cristaleira, cômodas, cadeiras, mesas e quadros são memórias e heranças de entes queridos da família e conferiam um tom mais clássico ao apartamento.

Apartamento do Canal / Estúdio Lava - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Bancada, Cadeira
© Julia Novoa
Apartamento do Canal / Estúdio Lava - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Bancada, Viga
© Julia Novoa

Em sua configuração anterior, o apartamento contava com um acesso em corredor pela área de serviço e a cozinha ficava recuada, dividindo espaço com um pequeno banheiro. Além da suíte, dois quartos compartilhavam um banheiro voltado para a circulação. Com a nova dinâmica da família, a necessidade de ampliar a cozinha e a sala significou a demolição de um dos quartos. A estratégia do projeto foi criar um espaço flexível, que funciona como uma sala de televisão ou um quarto de hóspedes variando de acordo à necessidade. Grandes painéis corrediços em madeira permitem esta flexibilidade e transformam o espaço, combinando cheios e vazios. Os painéis, em Fórmica goiaba, contrastam com os painéis salmão, que fecham a área de serviço para a cozinha, demarcando a paleta de cores definida para o projeto em diferentes perspectivas.

Apartamento do Canal / Estúdio Lava - Fotografia de Interiores, Janela
© Julia Novoa

Apartamento do Canal / Estúdio Lava - Fotografia de Interiores, Janela
© Julia Novoa
Apartamento do Canal / Estúdio Lava - Fotografia de Interiores
© Julia Novoa

A cozinha foi reestruturada como uma ilha a partir da incorporação do banheiro e da circulação de serviço, o que permitiu melhor aproveitamento do espaço para a cozinha e as áreas de convívio, e a redução da lavanderia, de baixo uso. Esta estratégia permitiu também a melhoria da iluminação natural da cozinha e uma ventilação cruzada através do apartamento, a partir da integração sala-cozinha. O projeto aproveitou os pisos de madeira existentes que foram complementados com tacos de demolição, reconstituindo o piso original do apartamento. No piso, empregou-se o ladrilho hidráulico na cor terracota, que ao extrapolar os limites da cozinha para a sala, fortalece este eixo de circulação e a articulação entre os ambientes. Na parede da cozinha, o ladrilho hidráulico com desenhos geométricos faz alusão às muretas dos canais de Santos, símbolo da cidade e construídos na década de 70.

Apartamento do Canal / Estúdio Lava - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Julia Novoa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santos - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento do Canal / Estúdio Lava" 21 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992391/apartamento-do-canal-estudio-lava> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.