Casa Espigueiro em Arouca, Portugal / Marta Brandão + Mimahousing

Casa Espigueiro em Arouca, Portugal / Marta Brandão + Mimahousing - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira, Viga, Cama, DormitórioCasa Espigueiro em Arouca, Portugal / Marta Brandão + Mimahousing - Fotografia de Interiores, Janela, Porta, PiaCasa Espigueiro em Arouca, Portugal / Marta Brandão + Mimahousing - Fotografia de Interiores, Dormitório, Porta, Janela, VigaCasa Espigueiro em Arouca, Portugal / Marta Brandão + Mimahousing - Fotografia de InterioresCasa Espigueiro em Arouca, Portugal / Marta Brandão + Mimahousing - Mais Imagens+ 27

  • Colaboradores: João Pereira, Miguel Menezes, Maria João Santana
  • Construtora: Castelo Soberano
  • Cidade: Arouca
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Espigueiro em Arouca, Portugal / Marta Brandão + Mimahousing - Fotografia de Exterior, Floresta
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Imagine-se a adormecer ao som de um rio correndo e acordar com o canto de pássaros e vistas para uma paisagem verde opulenta. A arquitetura poderia tornar-se por si só secundária, não tivesse sido tão meticulosamente desenhada.

Casa Espigueiro em Arouca, Portugal / Marta Brandão + Mimahousing - Fotografia de Exterior, Floresta
© José Campos

Situada em Arouca, Portugal, a Casa Espigueiro (disponível para aluguer temporário em www.rustic-complex.com) foi desenhada com amor e foi fruto de uma oportunidade rara para concretizar um projeto absolutamente especial e único.

Casa Espigueiro em Arouca, Portugal / Marta Brandão + Mimahousing - Fotografia de Interiores
© José Campos
Casa Espigueiro em Arouca, Portugal / Marta Brandão + Mimahousing - Fotografia de Interiores
© José Campos

O ensejo surgiu da conjugação de dois fatores: a pré-existência de um espigueiro (um edifício tradicional da região com proporções esbeltas e elevado potencial de reinterpretação) e o contexto geográfico/natural: um terreno de sumptuosidade verdejante que remata num rio e se torna cenário perfeito para acolher e potenciar um objeto arquitetónico singular.

Casa Espigueiro em Arouca, Portugal / Marta Brandão + Mimahousing - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira, Viga, Cama, Dormitório
© José Campos
Casa Espigueiro em Arouca, Portugal / Marta Brandão + Mimahousing - Imagem 23 de 32
Planta - Inferior

Inspirada nas casas excecionais desenhadas por mestres como Peter Zumthor, Studio Mumbai, Herzog&de Meuron ou Vincent van Duysen, a Casa Espigueiro almejou alcançar as características fundamentais que definem a qualidade destes projetos-referência: a poesia e a coerência do desenho em todas as frentes.

Casa Espigueiro em Arouca, Portugal / Marta Brandão + Mimahousing - Imagem 25 de 32
Corte perspectivado

O processo iniciou com a definição de um conceito, de uma linguagem. Seguiu-se a composição da paleta de materiais e cores que viria a articular o conjunto da arquitetura, exteriores e interiores. Assim, desde o desenho da casa no seu invólucro exterior e entorno, aos interiores, aos acabamentos, à escolha do mobiliário, dos têxteis e dos mais pequenos objetos, o respeito pelo léxico visual pré-estabelecido para criação de um todo coerente tornou-se premissa fundamental.

Casa Espigueiro em Arouca, Portugal / Marta Brandão + Mimahousing - Fotografia de Interiores, Janela, Porta, Pia
© José Campos

Os pontos fortes da casa são evidentes. O telhado em ardósia, típico da região, foi feito com o reaproveitamento de ardósia envelhecida extraída de ruínas locais. Só neste lugar faria sentido construir um telhado assim. De seguida, a esbelteza do volume e do ripado de madeira - uma reinterpretação simultaneamente minimalista e rústica do espigueiro tradicional - em contraste com a fraga resultante do corte do terreno a norte. O revestimento da fachada num delicado ripado de madeira escurecida, e sobretudo a sua subdivisão em portadas de madeira deslizantes a sul, transformam a fachada num elemento vivo e cambiante. A casa ora pode ter a austeridade de um monolito, ora um rosto cambiante de natureza dinâmica, potenciadora de vivências distintas no interior. Pelo exterior, qualquer que seja o posicionamento das portadas, a composição resulta equilibrada e interessante.

Casa Espigueiro em Arouca, Portugal / Marta Brandão + Mimahousing - Fotografia de Exterior, Janela
© José Campos
Casa Espigueiro em Arouca, Portugal / Marta Brandão + Mimahousing - Fotografia de Exterior, Porta, Janela, Fachada, Floresta
© José Campos
Casa Espigueiro em Arouca, Portugal / Marta Brandão + Mimahousing - Imagem 28 de 32
Detalhes

No interior, a casa convida a ficar. A abundância da madeira natural e seu permanente diálogo com o bege-terra mineral do microcimento (reminiscente da cor da fraga) criam uma atmosfera de aconchego que se intensifica com a lareira. Os pormenores em metal preto adicionam um toque crocante de sofisticação. A escada em caracol, desenhada com minúcia, torna-se um elemento escultórico na sala. No piso superior, o teto inclinado do quarto principal, com estrutura de madeira e pé direito generoso, transmite grandiosidade. Ao longo do quarto corre uma estreita varanda que culmina no terraço exterior onde existem sofás integrados na estrutura e uma pequena piscina elevada sobre a fraga.

Casa Espigueiro em Arouca, Portugal / Marta Brandão + Mimahousing - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© José Campos

O panorama verde sumptuoso torna-se pano de fundo perfeito para contemplação, enquanto o sol espreita por entre o ripado de madeira, gerando poéticos jogos de luz por toda a casa, favorecendo o diálogo permanente entre o exterior e interior. A casa pontua a paisagem e gera nova paisagem. Desta simbiose resulta o refúgio perfeito para a agitação do quotidiano, onde se pode desfrutar da natureza em pleno conforto edificado e puro deleite visual.

Casa Espigueiro em Arouca, Portugal / Marta Brandão + Mimahousing - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:4540 Arouca, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Espigueiro em Arouca, Portugal / Marta Brandão + Mimahousing" 18 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992379/casa-espigueiro-em-arouca-portugal-marta-brandao-plus-mimahousing> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.