Casa Âmago / Bruno Dias Arquitectura

Casa Âmago / Bruno Dias Arquitectura - Fotografia de Interiores, FachadaCasa Âmago / Bruno Dias Arquitectura - Fotografia de InterioresCasa Âmago / Bruno Dias Arquitectura - Fotografia de Interiores, ConcretoCasa Âmago / Bruno Dias Arquitectura - Fotografia de Interiores, FachadaCasa Âmago / Bruno Dias Arquitectura - Mais Imagens+ 16

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  765
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hugo Santos Silva
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Jolusilva, Paumarc
  • Clientes: Bruno Dias e Fernanda Santos
  • Equipe De Projeto: Bruno Lucas Dias, Tânia Matias, Cristiana Henriques
  • Construção: Montoconfra
  • Instalações: Canalizações Alvorgense
  • Carpintarias: MCJADuarte
  • Revestimentos: Carlos Silva e Miguel Ferreira
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Âmago / Bruno Dias Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Hugo Santos Silva

Descrição enviada pela equipe de projeto. No centro histórico da vila de Ansião, num terreno com pouco declive, surge a Casa Âmago. O terreno tinha duas pequenas habitações, em estado de ruína e sem qualidade arquitetónica, como tal a intenção de as reabilitar não foi uma opção. No entanto, não seria congruente com a envolvente, desenhar uma casa contemporânea sem qualquer relação com os edifícios confinantes. Assim, o primeiro contato visual com esta casa não anuncia o que está para lá do muro e do portão – sendo um dos desafios iniciais: projetar uma habitação contemporânea no centro da vila de Ansião, onde a mesma se enquadrasse com a envolvente. Uma casa de um piso apenas, com um grande pátio central que é o mote para o desenvolvimento e organização de todos os espaços. Âmago significa medula, centro, meio, foco e ponto essencial, e este pátio central funciona como o ponto essencial da casa.

Casa Âmago / Bruno Dias Arquitectura - Fotografia de Interiores, Fachada
© Hugo Santos Silva
Casa Âmago / Bruno Dias Arquitectura - Imagem 21 de 21
Axonometria
Casa Âmago / Bruno Dias Arquitectura - Fotografia de Interiores, Concreto
© Hugo Santos Silva

A entrada principal localiza-se a nascente, seja ela pedonal ou automóvel, o hall de entrada leva diretamente à zona social, sala de estar, cozinha e churrasqueira. Neste eixo localizam-se as zonas técnicas e de serviços, como o ginásio, o escritório, a lavandaria, uma instalação sanitária de serviço, e a despensa. Todos estes espaços dão para um pátio a Norte, o que permite iluminação natural e ventilação. A zona social, virada a poente para um jardim, permite usufruir da luz natural à tarde e ao fim do dia, altura em que é mais usual as pessoas usufruírem da casa. A churrasqueira é um espaço essencial nesta casa, privilegiando o convívio social entre amigos.

Casa Âmago / Bruno Dias Arquitectura - Fotografia de Interiores, Viga
© Hugo Santos Silva

Na sala de estar existe um móvel desenhado especificamente para aquele espaço, e que esconde a zona privativa, o que permite salvaguardar a privacidade dos utilizadores. Dois dos quartos e a suite encontram-se virados a poente para o jardim. O terceiro quarto, a instalação sanitária comum e instalação sanitária privativa encontram-se virados a nascente para o grande pátio central. Ambas as instalações sanitárias da zona privativa têm um pátio, o que permite luz natural e um espaço mais agradável.

Casa Âmago / Bruno Dias Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Dormitório
© Hugo Santos Silva
Casa Âmago / Bruno Dias Arquitectura - Imagem 20 de 21
Planta
Casa Âmago / Bruno Dias Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cadeira, Armário
© Hugo Santos Silva

A casa tem um traçado ortogonal na sua organização, o que contrapõe com o traçado orgânico da laje de cobertura em betão armado, com pátios circulares. A presença da madeira em grande parte dos espaços da Casa Âmago, prende-se com a intenção de tornar esta casa um espaço único e íntimo, ao redor do ponto essencial que é o pátio central.

Casa Âmago / Bruno Dias Arquitectura - Fotografia de Interiores, Fachada
© Hugo Santos Silva

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Âmago / Bruno Dias Arquitectura" 14 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992362/casa-amago-bruno-dias-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.