Casa do Pátio / cal30.arquitectos

Casa do Pátio / cal30.arquitectos - Fotografia de Interiores, FachadaCasa do Pátio / cal30.arquitectos - Fotografia de ExteriorCasa do Pátio / cal30.arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa do Pátio / cal30.arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, CadeiraCasa do Pátio / cal30.arquitectos - Mais Imagens+ 28

Boliqueime, Portugal
  • Arquitetos: cal30.arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  273
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nuno Almendra
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Amop, Astral Pool, Bega, Binderholz, CIN, Efapel, FARROW AND BARROW, FLOS, Fassa Bortolo, Foscarini, Grohe, Ikos, JNF, Represtor, Roca, Smeg, Technal
  • Arquitetos Líderes : Catarina Rebelo de Sousa e Gilberto Veiga de Oliveira
  • Equipe De Projeto: João França Felix e Ana Manta, MONDA
  • Estrutura: Miguel Villar, BETAR
  • Instalações Hidráulicas: Andreia Cardoso, BETAR
  • Climatização: Gonçalo Brito, EACE
  • Projeto De Eletricidade, Telecomunicações E Segurança: Maria João Azevedo, EACE
  • Estudo De Instalações Eletromecânicas: João Caramelo, EACE
  • Estudo De Comportamento Térmico: Liliana Manhita, BIGDEAL
  • Empreiteiro Geral: Martinho Luz, LUZNOVIT
  • Gestão E Fiscalização Da Obra: Pedro Moreira e João Lage, ALGARVE SURVEYORS
  • Cidade: Boliqueime
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa do Pátio / cal30.arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Nuno Almendra

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa localiza-se nas colinas de Boliqueime, lugar de invernos suaves e de verões quentes e secos. Dali do alto, a visão é profunda sobre o oceano a sul. O acesso faz-se pelo lado norte, libertando-se as áreas com melhor exposição solar para a habitação e jardim. Contornado o banco, um muro baixo envolto em vegetação, entra-se pela sombra, através da porta de madeira, para o pátio e para luz.

Casa do Pátio / cal30.arquitectos - Fotografia de Interiores, Fachada
© Nuno Almendra
Casa do Pátio / cal30.arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Nuno Almendra

O pátio que nos recebe é o centro da casa, espaço de distribuição em torno do qual esta se organiza e a grande sala cujo tecto é o céu. De planta quadrada e pontuado por uma árvore, o pátio regula a luz da habitação e é refúgio dos fortes ventos que se elevam por vezes naquela paisagem. A autonomia do núcleo principal da casa relativamente aos quartos de hóspedes resulta de uma imposição do programa, pelo que parte das circulações se fazem ao ar livre, protegidas por palas, solução possível e prazenteira em terras de verões longos.

Casa do Pátio / cal30.arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Nuno Almendra
Casa do Pátio / cal30.arquitectos - Imagem 25 de 33
Plan
Casa do Pátio / cal30.arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Cadeira
© Nuno Almendra
Casa do Pátio / cal30.arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Mesa
© Nuno Almendra

A separação das áreas da habitação utilizadas em permanência daquelas com utilização mais esporádica, permite racionalizar o consumo energético em função do número de ocupantes. Por outro lado, a eliminação de circulações interiores permite a abertura de janelas em ambos os lados dos quartos, o que assegura uma ventilação natural franca e constante dos espaços.

Casa do Pátio / cal30.arquitectos - Fotografia de Exterior
© Nuno Almendra
Casa do Pátio / cal30.arquitectos - Fotografia de Exterior
© Nuno Almendra

A sala que liga o pátio à piscina configura-se como uma área multifuncional, que ora se abre, ora se encerra, podendo ser um coberto exterior no tempo quente, um jardim protegido no tempo frio ou o prolongamento da zona de refeições em dias festivos. A configuração da casa, associada a soluções de isolamento robustas na constituição das paredes, das coberturas, dos pavimentos e dos vãos, torna o uso do sistema de climatização dispensável na grande maioria dos dias do ano.

Casa do Pátio / cal30.arquitectos - Fotografia de Exterior
© Nuno Almendra

As coberturas em terraço são acessíveis por uma escada exterior adossada ao torreão que se destaca da horizontalidade do pátio. Para sul-poente, o terraço é um espaço de lazer e um miradouro que aguarda a época de secar os figos. Para o lado oposto, os terraços acolhem os equipamentos técnicos.

Casa do Pátio / cal30.arquitectos - Imagem 33 de 33
Corte

O desenho do jardim enquadra o edifício, criando perspectivas tranquilizadoras, favorecendo a privacidade, formalizando espaços de lazer e de deambulação e organizando as áreas de pomar e horta. O elenco de espécies da flora mediterrânica ou familiares a esta região, com baixíssimas necessidades hídricas e de manutenção, tem uma função fundamental na regulação do conforto térmico e da qualidade do ar e na criação de condições favoráveis ao suporte da fauna que completará o ecossistema.

Casa do Pátio / cal30.arquitectos - Fotografia de Exterior
© Nuno Almendra

A brancura, a horizontalidade da intervenção, a simplicidade dos volumes, as aberturas contidas, o recurso a poucos materiais e as açoteias pontuadas por chaminés, procuram inserir a construção na cultura arquitectónica da região.

Casa do Pátio / cal30.arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Nuno Almendra

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Pátio / cal30.arquitectos" 21 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992304/casa-do-patio-cal3rquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.