Apartamento San Clemente / Jorge Díaz Estudio

Apartamento San Clemente / Jorge Díaz Estudio - Fotografia de InterioresApartamento San Clemente / Jorge Díaz Estudio - Fotografia de Interiores, ArmárioApartamento San Clemente / Jorge Díaz Estudio - Fotografia de InterioresApartamento San Clemente / Jorge Díaz Estudio - Fotografia de InterioresApartamento San Clemente / Jorge Díaz Estudio - Mais Imagens+ 11

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  70
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Flavio Dorta
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  FARO Barcelona, JUNG, VIVES CERAMICA, Zangra
  • Arquiteto Responsável: Jorge Díaz
  • Colaboradores: Julia Fariña Masset, María Laura Ortega
  • Cidade: Santa Cruz de Tenerife
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento San Clemente / Jorge Díaz Estudio - Fotografia de Interiores
© Flavio Dorta

Descrição enviada pela equipe de projeto. As transformações de habitações já existentes tornaram-se, nos últimos anos, um dos principais campos de atuação dos escritórios de arquitetura, sobretudo daqueles que dão os primeiros passos dentro de um panorama profissional tão complexo como o atual. Este pequeno apartamento está localizado no centro da cidade de Santa Cruz de Tenerife. Posicionado em esquina elevada ao lado de um reduto de edifícios históricos, tem-se vistas sobre a cidade e as montanhas próximas.

Apartamento San Clemente / Jorge Díaz Estudio - Fotografia de Interiores, Armário
© Flavio Dorta
Apartamento San Clemente / Jorge Díaz Estudio - Fotografia de Interiores
© Flavio Dorta
Apartamento San Clemente / Jorge Díaz Estudio - Fotografia de Interiores, Pilar
© Flavio Dorta

A moradia, no seu estado anterior, respondia a uma tipologia pouco interessante; muito compartimentada, com cômodos pequenos e organizados por um corredor escuro e estreito. Partindo de um programa que exigia dois dormitórios, optamos por uma estratégia simples: compactar as áreas de serviço e dormitórios para liberar as áreas comuns. Desta forma, modifica-se a distribuição da casa, realocando a cozinha e integrando-a na nova sala de estar-jantar. Assim, consegue-se um espaço contínuo, luminoso e quente que oferece vistas para a paisagem. Durante a fase de análise descobrimos algumas vigas suspensas de concreto que ficaram escondidas em forros e armários. A presença deles foi tanta que optamos não só por mostrá-los sem coberturas, mas também por ajudar a estruturar a nova organização da casa. Um revestimento contínuo de madeira de bétula diferencia as áreas privadas das comuns e permite resolver as portas de acesso e espaços de armazenamento com o mesmo material.

Apartamento San Clemente / Jorge Díaz Estudio - Fotografia de Interiores, Armário, Janela
© Flavio Dorta
Apartamento San Clemente / Jorge Díaz Estudio - Imagem 14 de 16
Planta -Estado anterior
Apartamento San Clemente / Jorge Díaz Estudio - Imagem 15 de 16
Planta - Reforma
Apartamento San Clemente / Jorge Díaz Estudio - Fotografia de Interiores, Armário
© Flavio Dorta

Optou-se por um revestimento hidráulico de 20x20 cm, disposto a 45º, lembrando os pavimentos das habitações populares do bairro. Além disso, foram adicionadas algumas faixas de mármore de Carrara que reproduzem o esquema estrutural das vigas suspensas e marcam a transição entre os diferentes usos. Finalmente, foram incorporadas algumas cortinas de veludo azul que permitem que os quartos sejam escurecidos ou tornados independentes, oferecendo uma aparência teatral ao conjunto. Uma intervenção muito limitada em dimensões e orçamento, que tenta criar a partir da simplicidade um local aprazível e acolhedor para viver.

Apartamento San Clemente / Jorge Díaz Estudio - Fotografia de Interiores, Armário
© Flavio Dorta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santa Cruz de Tenerife, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento San Clemente / Jorge Díaz Estudio" [Apartamento San Clemente / Jorge Díaz Estudio] 25 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992300/apartamento-san-clemente-jorge-diaz-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.