Casa Laxe / trespes.arquitectos

Casa Laxe / trespes.arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, VigaCasa Laxe / trespes.arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Viga, CamaCasa Laxe / trespes.arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, Fachada, JanelaCasa Laxe / trespes.arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, VigaCasa Laxe / trespes.arquitectos - Mais Imagens+ 27

La Coruña, Espanha
  • Arquitetos Líderes: Alberte Pérez Rodríguez, Enrique Iglesias Lima, Carlos Mosquera del Palacio
  • Colaboradores: Pablo Midón Vidal, Alejandro Lastra Salazar, Víctor Amoedo Vázquez, Alejandra García Macías, Carolo Losada Soto, Andrés Laxe
  • Programa: Vivienda
  • Cidade: La Coruña
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa Laxe / trespes.arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Iván Casal Nieto

“As memórias são como plantas: há algumas que devem ser eliminadas rapidamente para ajudar o resto a se desenvolver, a se transformar, a florescer.” Marc Augé. Las formas del olvido. Pág. 23. Gedisa. 1998

Casa Laxe / trespes.arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão
© Iván Casal Nieto

O edifício principal, afastado da rua, está dividido em dois andares. O térreo, com mais de 150 anos, delimitado por paredes de pedra de 75 cm de espessura, foi muito transformado e abriga a sala de estar e a cozinha. No andar superior, como resultado de uma intervenção posterior, encontramos os dormitórios. Este edifício está completamente adaptado à topografia, o que causa uma diferença de altura de 36 cm na parte central da planta.

Casa Laxe / trespes.arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Viga
© Iván Casal Nieto
Casa Laxe / trespes.arquitectos - Imagem 25 de 32
Plantas 01
Casa Laxe / trespes.arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, Fachada, Janela
© Iván Casal Nieto

Nos fundos está o celeiro, um espaço compartilhado com a casa vizinha, atrás do qual está o depósito, um espaço de armazenamento.

Casa Laxe / trespes.arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Viga, Cama
© Iván Casal Nieto
Casa Laxe / trespes.arquitectos - Imagem 29 de 32
Corte construtivo
Casa Laxe / trespes.arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, Escada, Corrimão, Viga
© Iván Casal Nieto

Finalmente, na parte mais ocidental do terreno está a horta. Um limoeiro e uma laranjeira protegem as bases do espigueiro que evoca o passado e está esperando para ser reconstruído. A horta está ligada à rua principal por meio de uma passagem.

Casa Laxe / trespes.arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, Viga
© Iván Casal Nieto

A intervenção demarca um nível zero habitável, formado pelo andar térreo do edifício principal, o celeiro e o alpendre. O acesso a este nível é resolvido no pátio de entrada por meio de uma escada e uma rampa que abraça o espaço livre que pode ser usado para estacionamento.

Casa Laxe / trespes.arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Janela
© Iván Casal Nieto

A propriedade estabeleceu suas prioridades desde o início, para conservar e valorizar todas as preexistências. A proposta se adapta a estes limites e medidas e a casa se expande para cima, com dois quartos e um banheiro no primeiro andar. O terceiro quarto está localizado acima do banheiro, que tem sua altura reduzida para 2,20 m, deixando os quartos, que são pequenos em tamanho, no andar térreo, com um volume generoso.

Casa Laxe / trespes.arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada
© Iván Casal Nieto

As comunicações verticais são resolvidas com escadas de um único lance, sob o qual há uma grande estante de 5 metros de comprimento. Os beirais não atingem as fachadas, permitindo a passagem da luz e criando um grande espaço para a relação entre os quartos. No final das escadas há uma rede para o prazer da leitura com uma fuga visual em direção ao teto através da claraboia.

Casa Laxe / trespes.arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Iluminação, Janela, Viga
© Iván Casal Nieto
Casa Laxe / trespes.arquitectos - Imagem 27 de 32
Cortes
Casa Laxe / trespes.arquitectos - Fotografia de Interiores, Viga
© Iván Casal Nieto

No pátio encontramos o alpendre, que é completado com uma fachada vazada feita de madeira, semelhante aos antigos palleiros. A grande porta é formada por duas partes de dimensões semelhantes, uma fixa, onde se encontra a porta de entrada, e outra móvel que passa por cima da fixa e abre o espaço coberto em direção ao beiral. Nele, além do espaço para celebrações, há uma área de lavanderia, um banheiro e um almoxarifado.

Casa Laxe / trespes.arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Iván Casal Nieto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Laxe / trespes.arquitectos" [Casa Laxe / trespes.arquitectos] 19 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992122/casa-laxe-tresperquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.