Reabilitação La Mejicana / Alba Balmaseda

Reabilitação La Mejicana / Alba Balmaseda - Fotografia de Exterior, JanelaReabilitação La Mejicana / Alba Balmaseda - Fotografia de Interiores, PiaReabilitação La Mejicana / Alba Balmaseda - Janela, Arco, CostaReabilitação La Mejicana / Alba Balmaseda - Fotografia de Exterior, Janela, JardimReabilitação La Mejicana / Alba Balmaseda - Mais Imagens+ 18

Pontevedra, Espanha
  • Arquitetos: Alba Balmaseda
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  380
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ibai Rigby
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cortizo, Enetres, Granitos Lalín, Grupo Lesaca
  • Arquiteta Responsável: Alba Balmaseda Domínguez
  • Colaborador: Esaú Acosta Pérez
  • Arquitetura Técnica: SPC Arquitectura Técnica
  • Engenharia Estrutural: EUTECA
  • Consultoria Sustentabilidade E Meio Ambiente: Energanova
  • Projeto De Iluminação: Spot-lux
  • Construção: Construcións ANTÓN-BUEU
  • Cidade: Pontevedra
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Reabilitação La Mejicana / Alba Balmaseda - Fotografia de Interiores, Fachada
© Ibai Rigby

Descrição enviada pela equipe de projeto. La Mejicana investiga as oportunidades das limitações e dos limites. Uma reforma que respeita intensamente o existente e reduz as intervenções ao mínimo. Uma abordagem que deseja dar nova vida a elementos esquecidos, reinventando espaços internos e externos. A proposta compreende a arquitetura como um processo no tempo, um conjunto de aproximações e uma criação coletiva. A norma extremamente rigorosa, que só permitiu a reparação, modernização, consolidação estrutural e melhoria energética da moradia existente, com um aumento do volume construído expressamente proibido, condicionou profundamente o projeto desenvolvido e abriu caminhos inexplorados. A transformação da construção existente foi planejada com base em uma profunda compreensão do que foi herdado da estrutura anterior e de seus criadores, dos fatores condicionantes da norma, das necessidades dos novos habitantes e das possibilidades que o terreno nos apresentava.

Reabilitação La Mejicana / Alba Balmaseda - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ibai Rigby
Reabilitação La Mejicana / Alba Balmaseda - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, Fachada
© Ibai Rigby
Reabilitação La Mejicana / Alba Balmaseda - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, Viga
© Ibai Rigby

A casa está localizada em um terreno privilegiado de frente para o estuário de Aldán. Entre a construção e o mar há um extenso jardim com grandes árvores, um tesouro deixado pelos primeiros habitantes, uma galega e um alemão emigraram para o México na época em que a casa foi construída. O volume da casa tinha limites e estrutura muito rígidos, com poucas oportunidades para favorecer a porosidade e a troca entre o ambiente interno e externo. Era necessário perfurar, romper, trocar, inspirar e expirar. A estratégia foi estudar os pontos críticos do edifício existente e intervir sobre eles, respeitando as exigências iniciais. Os pontos que demandavam a maior transformação espacial foram o acesso, o estado de deterioração do telhado, a reorganização dos espaços internos e a necessidade de uma escada interna. Foi assim que a fachada posterior original se tornou o elemento regenerador do programa, oferecendo grande potencial no momento em que deixou de ser concebida como um plano e passou a configurar um volume dinâmico no qual as diferentes ações estão interligadas. Os espaços internos foram distribuídos em torno de uma infraestrutura programática que abriga os elementos fixos. Assim, estabeleceu-se uma hierarquia entre elementos permanentes e elementos efêmeros, com o entendimento de que os habitantes podem ter necessidades diferentes no futuro.

Reabilitação La Mejicana / Alba Balmaseda - Fotografia de Interiores, Pia
© Ibai Rigby
Reabilitação La Mejicana / Alba Balmaseda - Imagem 21 de 23
Diagrama
Reabilitação La Mejicana / Alba Balmaseda - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ibai Rigby
Reabilitação La Mejicana / Alba Balmaseda - Imagem 22 de 23
Maquete
Reabilitação La Mejicana / Alba Balmaseda - Imagem 23 de 23
Maquete
Reabilitação La Mejicana / Alba Balmaseda - Janela, Arco, Costa
© Ibai Rigby

A estrutura existente precisava de uma consolidação imediata. As fundações tinham cedido, os pilares estavam soltos, havia corrosão nas estruturas metálicas e a cobertura de amianto tinha rachaduras. Os reforços foram feitos com elementos metálicos porque nos permitiram uma adaptação simples às necessidades do programa e aos diferentes sistemas estruturais que compunham a casa: concreto, alvenaria, madeira e metal. A consolidação estrutural foi uma parte muito importante da intervenção e tecnicamente muito complexa, apesar da aparente simplicidade da estrutura existente. A melhoria energética tem também foi um aspecto importante desta intervenção. O envoltório da casa recebeu isolamento, um sistema de piso radiante e aquecedores  foram instalados e toda a carpintaria externa foi substituída para maior eficiência. Além disso, os poços existentes foram sistematizados novamente a fim de aproveitar a água da chuva e do escoamento para irrigar o jardim. Materiais especiais foram escolhidos nas intervenções que exigiram um maior grau de transformação, deixando os demais itens o mais próximo possível do edifício original. O projeto articula materiais naturais e tradicionais, como a pedra local ou o carvalho, misturados com tendências mais contemporâneas como a chapa ondulada e as resinas.

Reabilitação La Mejicana / Alba Balmaseda - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Ibai Rigby

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Reabilitação La Mejicana / Alba Balmaseda" [Rehabilitación la Mejicana / Alba Balmaseda] 19 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992045/reabilitacao-la-mejicana-alba-balmaseda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.