A quarta edição do “Jornal Coletivo”, que será distribuída gratuitamente em novembro, abordará o tema criatividade, levando em conta que segundo o Festival de Publicidade de Cannes, o Brasil é o terceiro país mais criativo do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Reino Unido.
Em mais uma edição, o “Coletivo” tem o intuito de trazer visibilidade e inclusão de minorias como artistas negros, mulheres e LGBTQIA+, que fazem parte tanto do projeto curatorial como da própria equipe.
A artista visual e performer Heloisa Hariadne, novo nome da cena contemporânea paulista, assina as ilustrações das fotos do editorial de moda da capa dessa edição, que teve a direção criativa de Gabriela Splendore e as fotos de Gabriel Marques.
Na editoria “Quem Entende”, onde um especialista é convidado para debater o tema do jornal, a fundadora do Transcriativa e membra executiva da UNESCO-SOST, Nati Montibeller, discorre sobre a criatividade brasileira – ou o borogodó – e a importância do capital intelectual e sua influência no mercado de trabalho.
Alê Garcia, um dos creators negros mais inovadores do país segundo a Forbes e apresentador do site Omelete, é o entrevistado do “10/10” e responde 10 perguntas sobre cultura negra.
Na seção “Cidade Viva”, que aborda projetos de arte e urbanismo de São Paulo, a artista Raquel Brust mostra o projeto Giganto, instalações com fotografias hiper dimensionadas e personagens da cidade.
Na “Coletivo Apresenta”, a Head de Produto da Falconi, Marina Cavalieri, discute a importância da inovação no mercado de trabalho.
Em “Papo de Balcão”, os segredos da criatividade aparentemente ilimitada da chef Andressa Cabral são desvendados.
O projeto tem a direção criativa de Gabriela Splendore, fundadora da Stories Collective e da produtora cultural Cult Art, e patrocínio da Falconi.
“Em um país como o Brasil, onde se faz necessário solucionar problemas de forma alternativa a todo momento, a criatividade se torna questão de sobrevivência. Vale lembrar também que o nosso famoso jogo de cintura não deixa de ser consequência de um país colonizado, explorado e escravizado. Somos um povo forte, resiliente, que aprendeu a dar nó em pingo d’água em busca de uma vida mais leve e bem-humorada.”, afirma a diretora criativa Gabriela Splendore.
Sobre o Jornal Coletivo
O novo projeto da plataforma criativa Stories Collective, o Coletivo, é um jornal colecionável de publicação bimestral, inscrito no programa de incentivo a cultura Pro-Mac. A publicação traz conteúdos de arte, moda, cultura, economia, indústria criativa, tecnologia, inovação e sustentabilidade, entre outros assuntos que moldam e potencializam a megalópole que é São Paulo. Além do material impresso, em 2023, serão realizadas atividades complementares como palestras e workshops divididos em 04 dias distintos em comunidades carentes nas periferias de São Paulo.
Ficha técnica:
Realização: Stories Collective
Direção Artística: Gabriela Splendore
Patrocínio: Falconi
Site: https://www.o-coletivo.com/
Serviço:
Jornal Coletivo
A partir do dia 24 de novembro, distribuição gratuita em mais de 200 pontos comerciais, pontos educacionais como faculdades, bibliotecas e CEUs da cidade de São Paulo.
Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.
Título
Quarta edição do Jornal ColetivoTipo
Lançamento de Produto ou LivroWebsite
Organizadores
De
24 de Novembro de 2022 10:00 AMAté
30 de Dezembro de 2022 07:12 PMOnde
Distribuição gratuita na cidade de São PauloEndereço
https://www.o-coletivo.com/