Refúgio MEV / Studio Jean Verville architectes

Refúgio MEV / Studio Jean Verville architectes - Fotografia de Exterior, FlorestaRefúgio MEV / Studio Jean Verville architectes - Fotografia de Exterior, FlorestaRefúgio MEV / Studio Jean Verville architectes - Fotografia de Exterior, PilarRefúgio MEV / Studio Jean Verville architectes - Fotografia de Interiores, MesaRefúgio MEV / Studio Jean Verville architectes - Mais Imagens+ 32

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  181
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alumilex, CIOT, Coalbrook, Kast Concrete Basins, Litze Decca , Mutina
  • Arquiteto Responsável: Jean Verville
  • Diretor De Projeto: Tania Paula Garza Rico
  • Colaboração Artística: France Goneau
  • Equipe De Projeto: Rémi St-Pierre
  • Master Em Arquitetura: Samuel Landry, Camille Asselin
  • Candidatos Ao Master Em Arquitetura: Jacob Éthier, Bahia Burias
  • País: Canadá
Mais informaçõesMenos informações
Refúgio MEV / Studio Jean Verville architectes - Fotografia de Exterior, Floresta
© Maxime Brouillet

Descrição enviada pela equipe de projeto. Seduzidos pela narração fotográfica que ilustra os projetos do Studio Jean Verville, dois admiradores excêntricos, apaixonados pela arte e pelo design italiano dos anos 80, o convidaram para projetar seu refúgio na floresta. O objetivo era abrigar suas vida cotidiana com energia, um desafio em absoluta coesão com a abordagem disruptiva do Estúdio.

Refúgio MEV / Studio Jean Verville architectes - Fotografia de Exterior, Floresta
© Maxime Brouillet
Refúgio MEV / Studio Jean Verville architectes - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Maxime Brouillet

O projeto concretiza um universo alternativo personalizado, concebido num espírito colaborativo e numa abordagem lúdica com o rigor matemático arquitetônico. MEV explora a associação de geometrias e cores sob o impulso do universo rebelde do grupo italiano Memphis, a antítese à monotonia e a arquitetura e design monocromático de seu tempo.

Refúgio MEV / Studio Jean Verville architectes - Imagem 34 de 37
Planta
Refúgio MEV / Studio Jean Verville architectes - Imagem 33 de 37
Planta

Articulado com estratégias meticulosas que evocam este universo maluco dos anos 80, o projeto celebra uma multiplicidade de referências em um sistema de relações expressivas e contrastantes a fim de comunicar a personalidade dos proprietários. A favor da integração com a natureza ao redor, esta casa atelier revela uma forma orgânica e uma aparência bruta, confrontando seus materiais com um conjunto de linhas curvas em uma implementação meticulosa. Sua extravagância se manifesta no interior com grafismos, onde volumes e materiais se desenvolvem numa brilhante organização cromática.

Refúgio MEV / Studio Jean Verville architectes - Fotografia de Interiores, Fachada
© Maxime Brouillet
Refúgio MEV / Studio Jean Verville architectes - Fotografia de Interiores, Vidro
© Maxime Brouillet
Refúgio MEV / Studio Jean Verville architectes - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Madeira, Iluminação
© Maxime Brouillet

A localização desta composição eclética é determinada pela presença de um riacho que atravessa o terreno. No lado sul, a disposição linear dos cômodos permite uma visão constante da paisagem e de seu córrego. No lado norte, dois volumes distintos, ligados por uma entrada totalmente envidraçada, aparecem como uma longa fachada cega unificada por uma única cobertura. Enquanto uma lógica inteiramente matemática de funcionalidade convida à exclusão das superfícies do telhado em um diagrama booleano, sua forma é redefinida por um deslocamento no eixo da cumeeira, que frustra a leitura da volumetria e anima a silhueta com uma nova complexidade.

Refúgio MEV / Studio Jean Verville architectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© Maxime Brouillet
Refúgio MEV / Studio Jean Verville architectes - Fotografia de Exterior, Floresta
© Maxime Brouillet

Convergindo em um conjunto de soluções formais, os volumes ocultam tanto o armazenamento quanto os elementos domésticos para articular um sistema estruturado. Brincando com as possibilidades de impacto visual, as texturas, as cores e os materiais exploram a luz em uma reflexão caleidoscópica. Volumes e superfícies jogam jogos de oposição formal, adornados com uma diversidade de elementos, padrões e cores que procuram traços da infância. A quintessência do refúgio na natureza, a floresta Laurentiana acolhe o estúdio da casa em uma parcela de seu território que permaneceu fora de alcance, proporcionando um lugar de habitação e trabalho, vibrante e livre.

Refúgio MEV / Studio Jean Verville architectes - Fotografia de Exterior
© Maxime Brouillet

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Refúgio MEV / Studio Jean Verville architectes" [MEV Cabin / Studio Jean Verville architectes] 15 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991981/refugio-mev-studio-jean-verville-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.