Centro comunitário Casa Nueva Esperanza / Proyecto Reacciona

Centro comunitário Casa Nueva Esperanza / Proyecto Reacciona - Fotografia de Exterior, Fachada, Arco, AidoCentro comunitário Casa Nueva Esperanza / Proyecto Reacciona - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, CadeiraCentro comunitário Casa Nueva Esperanza / Proyecto Reacciona - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, CadeiraCentro comunitário Casa Nueva Esperanza / Proyecto Reacciona - Fotografia de Exterior, ArcoCentro comunitário Casa Nueva Esperanza / Proyecto Reacciona - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: Proyecto Reacciona
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  840
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Paco Alvarez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cemex, Comex, Trimble
  • Arquiteto Responsável: Antonio Garza Ferrigno
  • Cidade: Monterrey
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Centro comunitário Casa Nueva Esperanza / Proyecto Reacciona - Fotografia de Exterior, Fachada, Arco, Aido
© Paco Alvarez

Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma de uma escola abandonada de Colonia Pueblo Nuevo foi a quinta intervenção dentro do programa Crear Comunidad promovido pela Associação Civil Proyecto Reacciona. Crear Comunidad procura localizar bibliotecas ou infra-estruturas municipais em más condições, a fim de reabilitá-las através da participação cidadã.

Centro comunitário Casa Nueva Esperanza / Proyecto Reacciona - Fotografia de Exterior, Fachada
© Paco Alvarez

Nosso quinto projeto consistiu na reabilitação de uma escola pública abandonada. Esta antiga escola, que agora é administrada pelas autoridades municipais, será a nova casa de uma nova secretaria do município de Apodaca, Nuevo León. O edifício antigo é formado por 5 áreas cobertas, divididas por um pátio central e uma quadra poliesportiva de um lado. Esta antiga escola foi reabilitada sob a metodologia do projeto de reativação, a fim de proporcionar um espaço público de qualidade que servisse como um ponto de encontro positivo para a comunidade. Além disso, a reforma permitiu que a secretaria de prevenção ao crime tivesse um espaço adequado para suas atividades diárias.

Centro comunitário Casa Nueva Esperanza / Proyecto Reacciona - Fotografia de Interiores
© Paco Alvarez

Durante as mesas redondas de trabalho, pudemos identificar 3 problemas principais. 1) O espaço carecia de uma fachada uniforme e de conexão entre todas as suas áreas 2) Os espaços internos já estavam obsoletos e precisavam ser reconfigurados para se adaptarem às novas necessidades 3) Seria necessário promover o senso de pertencimento da comunidade com relação ao espaço que recebesse a intervenção.

Centro comunitário Casa Nueva Esperanza / Proyecto Reacciona - Fotografia de Interiores, Janela, Prateleira, Viga
© Paco Alvarez

Para resolver o primeiro ponto, foi proposto gerar uma segunda fachada que unisse, através de seu traçado, as 5 áreas de trabalho. Esta segunda fachada foi construída em bloco de concreto expondo seus buracos para o lado de fora. Nosso objetivo era que esta parede, abraçando a antiga escola, nos permitisse criar uma nova fachada que se distinguisse em altura e forma sobre o contexto. Além disso, o edifício existente foi pintado em sua totalidade com um tom amarelo, que pode ser visto através dos buracos dos blocos que formam a superfície acima mencionada. Com a seleção de cores, o objetivo era unificar os dois elementos.

Centro comunitário Casa Nueva Esperanza / Proyecto Reacciona - Imagem 14 de 16
Planta
Centro comunitário Casa Nueva Esperanza / Proyecto Reacciona - Imagem 16 de 16
Elevação

A imensidão desta parede é interrompida por subtrações na maioria das esquinas, criando uma melhor conexão entre o espaço externo e o interno. Bancos em forma de cilindro foram distribuídos em torno de todo o conjunto, com o objetivo de formar espaços para a contemplação. Na parte central do projeto, foi criada uma área ajardinada que permite ao usuário ter acesso a um espaço de relaxamento logo na saída de cada espaço interno.

Centro comunitário Casa Nueva Esperanza / Proyecto Reacciona - Fotografia de Interiores, Prateleira, Sofá, Mesa, Escada, Janela, Viga, Corrimão
© Paco Alvarez
Centro comunitário Casa Nueva Esperanza / Proyecto Reacciona - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Paco Alvarez

A secretaria de prevenção ao crime precisava de espaços administrativos e áreas para consultas psicológicas. Eles também pediram um espaço onde pudessem dar palestras a grandes grupos. Por outro lado, a comunidade pediu principalmente um espaço onde pudessem ir para estudar fora do horário escolar. Eles também pediram um lugar para assistir a filmes e documentários. Procuramos utilizar diferentes formas e cores para gerar espaços dinâmicos e multifacetados que incentivassem o desenvolvimento de diversas atividades, de acordo com as necessidades do momento.

Centro comunitário Casa Nueva Esperanza / Proyecto Reacciona - Fotografia de Exterior, Arco
© Paco Alvarez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Monterrey, Nuevo León, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro comunitário Casa Nueva Esperanza / Proyecto Reacciona" [Centro comunitario Casa Nueva Esperanza / Proyecto Reacciona] 15 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991960/centro-comunitario-casa-nueva-esperanza-proyecto-reacciona> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.