Centro de Ensino e Esportes Masoro / General Architecture Collaborative

Centro de Ensino e Esportes Masoro / General Architecture Collaborative - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCentro de Ensino e Esportes Masoro / General Architecture Collaborative - Fotografia de Interiores, JanelaCentro de Ensino e Esportes Masoro / General Architecture Collaborative - Fotografia de Interiores, VigaCentro de Ensino e Esportes Masoro / General Architecture Collaborative - Fotografia de ExteriorCentro de Ensino e Esportes Masoro / General Architecture Collaborative - Mais Imagens+ 4

Mais informaçõesMenos informações
Centro de Ensino e Esportes Masoro / General Architecture Collaborative - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Katie Garner + GAC

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Ensino e Esportes está localizado entre as colinas de Ruanda, perto da vila rural de Masoro. O Centro oferece uma biblioteca, salas de aula, salas de educação tecnológica, espaços para exercícios internos e externos, jardins comunitários de ensino, teatros ao ar livre, uma quadra de basquete e um campo de futebol, todos acessíveis aos membros da comunidade gratuitamente. O projeto é um aglomerado de espaços internos e externos que proporcionam um ambiente seguro e protegido para o aprendizado, o esporte e o bem-estar.

Centro de Ensino e Esportes Masoro / General Architecture Collaborative - Fotografia de Interiores, Janela
© Katie Garner + GAC

Durante o período de construção, o GAC contratou 390 construtores do entorno, sendo 54%, mulheres. Elas receberam auxílios previdenciários, café da manhã e almoço, além de treinamento e equipamentos de segurança. O processo de desenvolvimento e construção do projeto foi idealizado para oferecer aos construtores da comunidade oportunidades de treinamento em técnicas de construção sustentáveis ​​e duráveis, que incluíam métodos de construção ModernBrick, telhados de betume reciclado modificado, fundações de pedra colhidas no local e paredes, portas e superfícies de forro que utilizam gramíneas e casca de árvores locais.

Centro de Ensino e Esportes Masoro / General Architecture Collaborative - Fotografia de Interiores, Viga
© Katie Garner + GAC
Centro de Ensino e Esportes Masoro / General Architecture Collaborative - Imagem 9 de 9
Planta

Infraestruturas fora da rede, como a coleta de água da chuva e biodigestores, foram implementados. Ao contrário das instituições típicas da região, cercadas por muros, tipo fortaleza, o Centro utiliza os edifícios, a vegetação e taludes no alinhamento para criar uma sensação de segurança em vários pequenos pátios e espaços externos. Diferença topográficas foram usadas para configurar assentos, diferenciar programas e delimitar um campo de futebol existente para eventos esportivos e comunitários. A terra da escavação foi transformada em blocos de solo comprimido para futuros projetos, bem como será usada para treinamento de técnicas de construção de baixo impacto.

Centro de Ensino e Esportes Masoro / General Architecture Collaborative - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Katie Garner + GAC

O GAC fez parceria com líderes comunitários e ONGs de educação e saúde para garantir que o centro atenda às necessidades atuais e futuras da comunidade. Após a abertura, o GAC facilitou a contratação e o treinamento de gerentes locais que agora coordenam e mantêm o centro. 

Centro de Ensino e Esportes Masoro / General Architecture Collaborative - Fotografia de Exterior
© Katie Garner + GAC

Durante a pandemia, o centro se tornou um centro de disseminação de informações e distribuição de suprimentos para manter a comunidade segura e saudável. A colheita da horta foi feita para reduzir o risco de desnutrição das mães locais e seus filhos quando o acesso aos alimentos se tornou difícil. Já os livros da biblioteca eram acessíveis às crianças, para que elas pudessem continuar aprendendo quando as escolas estavam fechadas.

Centro de Ensino e Esportes Masoro / General Architecture Collaborative - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada, Arco
© Katie Garner + GAC

O projeto inclusivo e o processo de construção do Centro criaram um lugar que toda a comunidade investe em proteger, manter e cultivar. Hoje, os membros da comunidade decidem coletivamente como usar o espaço, como um bem comum.

Centro de Ensino e Esportes Masoro / General Architecture Collaborative - Fotografia de Exterior
© Katie Garner + GAC

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Masoro, Rwanda, Ruanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Ensino e Esportes Masoro / General Architecture Collaborative" [Masoro Learning & Sports Center / General Architecture Collaborative] 09 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991738/centro-de-ensino-e-esportes-masoro-general-architecture-collaborative> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.