Pavilhão Alusta / Maiju Suomi + Elina Koivisto

Pavilhão Alusta / Maiju Suomi + Elina Koivisto - Fotografia de Exterior, JardimPavilhão Alusta / Maiju Suomi + Elina Koivisto - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, FachadaPavilhão Alusta / Maiju Suomi + Elina Koivisto - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, JardimPavilhão Alusta / Maiju Suomi + Elina Koivisto - Fotografia de Exterior, Fachada, JardimPavilhão Alusta / Maiju Suomi + Elina Koivisto - Mais Imagens+ 11

Helsinque, Finlândia
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão Alusta / Maiju Suomi + Elina Koivisto - Fotografia de Exterior, Jardim
© Anne Kinnunen

Descrição enviada pela equipe de projeto. O pavilhão Alusta localizado em Helsinque, no pátio do Designmuseum e do Museu de Arquitetura Finlandesa, oferece um espaço para encontros multiespécies de junho de 2022 a outubro de 2023. O pavilhão de pesquisa explora a qualidade entrelaçada da natureza e da cultura e busca maneiras de cuidar da biodiversidade em ambientes urbanos. O pavilhão funciona como plataforma para o discurso ambiental, tanto ao nível da sua materialidade e experiência multissensorial, como das diferentes atividades que nele se desenvolvem. O espaço é composto por um prado favorável aos polinizadores e estruturas feitas com argila em diferentes formas; tijolos não queimados e queimados e terra batida. Alusta é realizado por um grupo multidisciplinar liderado pelos arquitetos Maiju Suomi e Elina Koivisto.

Pavilhão Alusta / Maiju Suomi + Elina Koivisto - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Jardim
© Anne Kinnunen
Pavilhão Alusta / Maiju Suomi + Elina Koivisto - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Jardim, Aido
© Maiju Suomi
Pavilhão Alusta / Maiju Suomi + Elina Koivisto - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Maiju Suomi

As necessidades dos visitantes não humanos, diferentes insetos polinizadores, como abelhas e borboletas, foram identificadas em conjunto com pesquisadores de ecologia. Plantas perenes amigáveis aos polinizadores, juntamente com madeira em decomposição, oferecem nutrição e abrigo para insetos. As estruturas de argila porosa simultaneamente formam espaço para os humanos e permitem que animais não humanos entrem e as habitem como quiserem.

Pavilhão Alusta / Maiju Suomi + Elina Koivisto - Fotografia de Exterior, Tijolo, Jardim
© Anni Koponen
Pavilhão Alusta / Maiju Suomi + Elina Koivisto - Imagem 15 de 16
Planta

A nível material, o pavilhão visa se tornar o espaço mais ecológico possível. A terra está presente como solo vivo e argila em diferentes formas. Através do uso de argila crua e queimada, as possibilidades de limitar o uso de energia na construção são exploradas. O gesso de argila misturado ao biocarvão representam novas possibilidades na pesquisa de materiais e contribuem para a textura estética do local. Quando o pavilhão fechar, as plantas se moverão em seus recipientes de plantio para outro lugar, continuando sua vida. A argila bruta retornará ao solo e os elementos queimados serão reutilizados em outra edificação.

Pavilhão Alusta / Maiju Suomi + Elina Koivisto - Fotografia de Exterior, Madeira, Tijolo
© Maiju Suomi
Pavilhão Alusta / Maiju Suomi + Elina Koivisto - Fotografia de Exterior, Jardim, Terraço
© Anne Kinnunen

Alusta nos convida a reconsiderar nosso lugar na comunidade, além da humana. O pavilhão toma forma junto com as plantas, humanos e não humanos, processos naturais e passagem do tempo, questionando assim nossa compreensão da autoria humana singular. Os materiais têm uma agência própria no processo de formação do espaço. O pavilhão não é concebido como um objeto com contornos claros no espaço e no tempo, mas sim como um processo em constante estado de devir. As fronteiras se desvanecem e se tornam porosas, a arquitetura mais une do que separa.

Pavilhão Alusta / Maiju Suomi + Elina Koivisto - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim, Floresta
© Maiju Suomi
Pavilhão Alusta / Maiju Suomi + Elina Koivisto - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Maiju Suomi

Os visitantes humanos puderam participar da construção do pavilhão por meio de oficinas de construção em argila, plantio e atividades de compostagem de bokashi. Durante o verão de 2022, 23 diferentes de programas serão realizados nele como oficinas de construção de ninhos de argila para famílias com crianças pequenas, escolas de verão de arquitetura sustentável para estudantes do ensino médio, palestras e discussões para profissionais de arquitetura e programas culturais abertos, como exibições de arte midiática e oficinas de poesia.

Pavilhão Alusta / Maiju Suomi + Elina Koivisto - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Maiju Suomi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kasarmikatu 24, 00130 Helsinque, Finlândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Alusta / Maiju Suomi + Elina Koivisto" [Alusta Pavilion / Maiju Suomi + Elina Koivisto] 01 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991475/pavilhao-alusta-maiju-suomi-plus-elina-koivisto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.