Mesquita Masjid Jami’ Al-Hurriyah / AGo Architects

Mesquita Masjid Jami’ Al-Hurriyah / AGo Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, EscadaMesquita Masjid Jami’ Al-Hurriyah / AGo Architects - Fotografia de InterioresMesquita Masjid Jami’ Al-Hurriyah / AGo Architects - Fotografia de InterioresMesquita Masjid Jami’ Al-Hurriyah / AGo Architects - Fotografia de Interiores, Viga, Janela, AçoMesquita Masjid Jami’ Al-Hurriyah / AGo Architects - Mais Imagens+ 21

South Jakarta, Indonésia
  • Arquitetos: Ago Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  745
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kafin Noe’man
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Conwood
  • Arquitetos Principais: Abimantra Pradhana, Osrithalita Gabriela
  • Arquitetos Responsáveis: Muhammad Luthfan Rizal, Danindra Adrian Wicaksono
  • Cidade: South Jakarta
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
Mesquita Masjid Jami’ Al-Hurriyah / AGo Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Escada
© Kafin Noe’man

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um bairro denso em frente a uma estação de trem, esta mesquita de 3 andares com design passivo e uma escola no térreo serve como varanda para a comunidade vizinha. “A arquitetura deve falar de seu tempo e lugar, mas anseia pela atemporalidade.” - Frank Gehry.

Mesquita Masjid Jami’ Al-Hurriyah / AGo Architects - Fotografia de Exterior
© Kafin Noe’man
Mesquita Masjid Jami’ Al-Hurriyah / AGo Architects - Fotografia de Interiores, Viga, Janela, Aço
© Kafin Noe’man

Uma arquitetura atemporal - As primeiras mesquitas construídas na tradição islâmica no clima do Oriente Médio foram apresentadas como configurações de espaços abertos dentro do perímetro do forte e foram construídas sem simbolismos óbvios. Junto com o desenvolvimento da tecnologia de construção que começou durante a idade de ouro islâmica até hoje, as mesquitas estão sendo projetadas sob um forte simbolismo, um perímetro mais aberto (marquise) e equipadas com certas características geométricas e materiais. Na mesquita Jami Al-Hurriyah, tentamos projetar uma mesquita atemporal com uma forte abordagem ao contexto do local, como clima, cultura, hábitos das pessoas e estratégias de design passivas.

Mesquita Masjid Jami’ Al-Hurriyah / AGo Architects - Fotografia de Interiores, Corrimão, Janela
© Kafin Noe’man
Mesquita Masjid Jami’ Al-Hurriyah / AGo Architects - Imagem 20 de 26
Planta - Térreo
Mesquita Masjid Jami’ Al-Hurriyah / AGo Architects - Fotografia de Interiores
© Kafin Noe’man

Abordagem histórica - No início da entrada do Islã na Indonésia, no século XIII (1200 anos após o Islã), foram construídas muitas mesquitas que são glorificadas no país hoje em dia, e ainda mantêm sua forma original, que lembra (por exemplo) templos hindus/budistas e até mesmo templos orientais como os pagodes asiáticos, ou também utilizam construção e ornamentação de edifícios típicos da região onde está inserida a mesquita. Uma aculturação em forma literal. Em empreendimentos subsequentes, a arquitetura da mesquita adotou formas do Oriente Médio, como a cúpula e os ornamentos, que foram introduzidos pelo governo das Índias Orientais Holandesas durante o período colonial. Em essência, a arquitetura da mesquita não tem regras formais, mas a ênfase está na função de adoração e interação social da comunidade. Acreditamos que a forma arquitetônica da mesquita pode se desenvolver e ser única em diferentes contextos, porque incorpora a identidade da comunidade que abriga e um poder de se tornar o genius loci do bairro circundante.

Mesquita Masjid Jami’ Al-Hurriyah / AGo Architects - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Kafin Noe’man
Mesquita Masjid Jami’ Al-Hurriyah / AGo Architects - Imagem 23 de 26
Corte
Mesquita Masjid Jami’ Al-Hurriyah / AGo Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, Corrimão, Janela
© Kafin Noe’man

Estratégias arquitetônicas - Na Masjid Jami Al-Hurriyah (Masjid da Luz), tentamos criar uma arquitetura que não seja limitada pelo tempo, mas que tenha um forte pretexto ambiental, construindo um diálogo com o sol, com o clima e com a alta intensidade de interação do público neste local que aparece na estratégia e nos elementos do projeto arquitetônico como nossa 'tradução'. As estratégias utilizadas para uma nova compreensão de uma mesquita são:

Mesquita Masjid Jami’ Al-Hurriyah / AGo Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Kafin Noe’man
Mesquita Masjid Jami’ Al-Hurriyah / AGo Architects - Fotografia de Exterior, Viga
© Kafin Noe’man

3 telhados inclinados criando sequências - Cada segmento do telhado divide a área da mesquita em um alpendre acolhedor, uma área de culto com terraço e uma área de culto principal. O telhado inclinado fornece sombra e responde à chuva e ao calor. Na ponta de cada telhado há uma 'claraboia' que estabelece um diálogo entre os fiéis e o tempo; através da qual a luz natural mostra diferentes horários de oração durante o dia.

Mesquita Masjid Jami’ Al-Hurriyah / AGo Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Corrimão
© Kafin Noe’man

Simbolizando a palavra 'Allah' na integração das formas do telhado e do minarete - A integração dos 3 telhados e a torre forma um símbolo da palavra Allah quando vista na direção do terminal de trem.

Mesquita Masjid Jami’ Al-Hurriyah / AGo Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, Corrimão
© Kafin Noe’man

Conforto Térmico - Esta mesquita foi concebida sem condicionamento de ar artificial, proporcionando uma ótima ventilação cruzada. A treliça de madeira sintética parece fornecer uma cortina e controlar o superaquecimento que permite ao volume manter o conforto térmico.

Mesquita Masjid Jami’ Al-Hurriyah / AGo Architects - Imagem 24 de 26
Diagrama Conceito

Escadas, terraços e pátios como espaços públicos - A função da mesquita serve não apenas para fins religiosos, mas também como um centro de interação comunitária que se apresenta através de um pátio aberto convidando a atividades. Além disso, por meio das escadas, o perímetro do volume serve como elemento para sentar e um espaço público acessível.

Mesquita Masjid Jami’ Al-Hurriyah / AGo Architects - Fotografia de Interiores
© Kafin Noe’man

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:South Jakarta, South Jakarta City, Jakarta, Indonésia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mesquita Masjid Jami’ Al-Hurriyah / AGo Architects" [Masjid Jami’ Al-Hurriyah / AGo Architects] 01 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991372/mesquita-masjid-jami-al-hurriyah-ago-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.