Restaurante 5um7 Pizza Napoletana / Aalva arquitetos

Restaurante 5um7 Pizza Napoletana / Aalva arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, VigaRestaurante 5um7 Pizza Napoletana / Aalva arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, JanelaRestaurante 5um7 Pizza Napoletana / Aalva arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraRestaurante 5um7 Pizza Napoletana / Aalva arquitetos - Fotografia de Exterior, Tijolo, CadeiraRestaurante 5um7 Pizza Napoletana / Aalva arquitetos - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Aalva arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  166
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Isabela Ravagnani
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Just Home, Leroy Merlín, Philips, Rhodes, ShopShop, Stella, Tok&Stok, VASAP
  • Arquitetura: Gustavo Gimenez, Gustavo Vidrih, Pedro Tremontin
  • Serralheria: Conmetal
  • Marcenaria: Lumarc Planejados
  • Molduras Quadros: Recuadro Molduras
  • Pintura: Clebson Feitoza
  • Pedreiro: Joseilton Construções
  • Eletricista: Emerson Elétrica
  • Jardinagem: Wagner Iglezia
  • Cidade: Jaú
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante 5um7 Pizza Napoletana / Aalva arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Isabela Ravagnani

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quantas histórias um edifício é capaz de abrigar? Originalmente construído em 1925 na cidade de Jaú como uma residência unifamiliar, este prédio foi elevado à showroom em 2011, quando Chiara Meschini e Raul Pabst evidenciaram suas paredes de tijolos, mas, sobretudo, estruturaram esse novo uso por meio da ampliação das aberturas, enquadradas no aço patinável, e do posicionamento do bloco de banheiros ilhados no salão, erigidos em concreto.

Restaurante 5um7 Pizza Napoletana / Aalva arquitetos - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, Janela, Pátio, Aido
© Isabela Ravagnani
Restaurante 5um7 Pizza Napoletana / Aalva arquitetos - Fotografia de Exterior, Mesa, Janela, Cadeira, Pátio, Aido
© Isabela Ravagnani

Uma década depois, o prédio seria objeto de uma nova conversão de atividade. Curiosamente, sua materialidade plenamente industrial serviria de abrigo para uma atividade em que seu protagonismo se encontra no âmbito artesanal, mas preservando-se sua herança italiana. Assim sendo, para o salão de atendimento o projeto se ateve, praticamente, ao olhar enquanto reforma de interiores, prevendo a ocupação de mobiliário e iluminação complementar. Mesas e luminárias pendentes foram desenhadas e fabricadas sob medida para o espaço.

Restaurante 5um7 Pizza Napoletana / Aalva arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela
© Isabela Ravagnani
Restaurante 5um7 Pizza Napoletana / Aalva arquitetos - Imagem 17 de 18
Axonométrica
Restaurante 5um7 Pizza Napoletana / Aalva arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Isabela Ravagnani

Aproveitando a existência de vigotas de madeira oriundas da reforma, beneficiou-se em tampos de mesa e assentos de bancos modulares. Tubos de aço foram utilizados para a confecção dos pés. Também de secção circular, mas com diâmetro rigorosamente menor, a iluminação existente do salão - balizadores de piso - foi complementada por pendentes de luz direta e foco fechado, os quais foram produzidos sob medida, ocasionando uma luz cênica pontualmente posicionada sobre as mesas, marcando o seu centro.

Restaurante 5um7 Pizza Napoletana / Aalva arquitetos - Imagem 16 de 18
Axonométrica

Decorrida a execução do então projetado, foi necessária a ampliação, utilizando-se os fundos da construção do anexo. Mas aí era uma outra história. Neste novo contexto, na porção da edificação aos fundos do lote, seria integrado ao salão de atendimento o programa complementar: um pequeno lounge, uma sala para reserva de eventos e uma praça. Os dois primeiros ambientes, internos, se posicionam nas proximidades da cozinha. Distintos da materialidade do salão de tijolos maciços nas vedações e réguas de madeira no forro, esses espaços possuíam a plenitude do branco no piso, paredes e teto.

Restaurante 5um7 Pizza Napoletana / Aalva arquitetos - Fotografia de Exterior, Mesa, Janela, Cadeira, Pátio, Jardim
© Isabela Ravagnani

Desse modo, o projeto se ateve a ocupar esses espaços habilitando-os para o novo uso. A parte do mobiliário que era existente, como sofá e poltronas, foram aproveitados, adaptando-os com a substituição dos acabamentos. Já os novos, foram escolhidos um modelo de cadeira em polipropileno e de uma mesa em pés de aço e tampo ripado em madeira maciça. Quanto à iluminação, optou-se pela luz indireta enfaticamente no piso, os quais são pequenos paralelepípedos projetados e produzidos sob medida em serralheria.

Restaurante 5um7 Pizza Napoletana / Aalva arquitetos - Imagem 18 de 18
Planta

A ambientação final do lounge e sala para eventos se deu pelo posicionamento de quadros, os quais são figurados pelas representações das paisagens napoletanas do século XVIII concebidas pelo Thomas Jones, e complementados pela vegetação em vasos. As portas de acesso aos ambientes restritos da pizzaria que se voltam para esse espaço da ampliação foram tratadas com a disposição de biombos ripados existentes, criando uma gradação entre eles.

Restaurante 5um7 Pizza Napoletana / Aalva arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Iluminação, Aido, Pátio
© Isabela Ravagnani

Para a praça dos fundos do lote, o plano foi firmar a sua continuidade em relação ao acesso lateral, uma espécie de viela privativa em paralelepípedos. Assim sendo, esse espaço ao ar livre recebeu tratamento paisagístico com o adensamento de vegetação, tanto em canteiros no piso quanto em vasos, além da distribuição de móveis para acomodação dos clientes: cadeiras em alumínio e mesa ripada, além de um banco longo feito sob medida, alocados em meio ao jardim. A iluminação aqui se mantém no piso, com balizadores no perímetro das alvenarias.”

Restaurante 5um7 Pizza Napoletana / Aalva arquitetos - Fotografia de Exterior, Tijolo, Cadeira
© Isabela Ravagnani

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jaú, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante 5um7 Pizza Napoletana / Aalva arquitetos" 30 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991360/restaurante-5um7-pizza-napoletana-aalva-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.