Apartamento Haddock Lobo / Balaio Arquitetura

Apartamento Haddock Lobo / Balaio Arquitetura - Fotografia de InterioresApartamento Haddock Lobo / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, MesaApartamento Haddock Lobo / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Janela, PiaApartamento Haddock Lobo / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, CadeiraApartamento Haddock Lobo / Balaio Arquitetura - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: Balaio Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Sá
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Boobam, Cremme, Dalle Piagge, Estar Móveis, Portobello Shop, REKA, Trimble
  • Arquitetos Responsáveis: Gabriel Luqui e Gabriela Russo
  • Equipe: Isadora Teotônio e Danilo Cirne
  • Colaboradores: Abs Machado, LC Arte Movelaria, Serralheria Galpão Anti, Alphagran
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Haddock Lobo / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Manuel Sá

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando fomos procurados para realizarmos o projeto desse apartamento de 100m², concebido para ser o lar de um cearense com planos de se mudar para São Paulo, percebemos algumas demandas que partiam já do imóvel. A segmentação da planta impossibilitava a luz natural de percorrer alguns ambientes, tornando o apartamento demasiado escuro em alguns pontos importantes. Além disso, praticamente não se tinha tomadas ou pontos para luminárias e um carpete cobria o piso em todas as áreas de estar e nos quartos, o que seria um indicativo para possível existência de um piso de madeira original do apartamento.

Apartamento Haddock Lobo / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Manuel Sá
Apartamento Haddock Lobo / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Manuel Sá

Um dos pontos de partida do projeto foi a reorganização de alguns ambientes em planta, buscando novos alinhamentos e racionalizando as circulações e acessos dos quartos. O banheiro, com tamanho desproporcional às necessidades do cliente, foi dividido em dois, passando a atender tanto a suíte principal quanto a área social do apartamento.

Apartamento Haddock Lobo / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Janela, Pia
© Manuel Sá
Apartamento Haddock Lobo / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, Janela
© Manuel Sá
Apartamento Haddock Lobo / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Manuel Sá

Buscamos trazer ritmo e sutileza à linguagem do projeto, ora encontrando a repetição das linhas presentes na marcenaria e nas luminárias, ora em contraste com as estruturas de concreto expostas. Na sala de estar, o armário baixo traz movimento ao abraçar delicadamente com suas ripas e linhas curvas um pilar localizado ao centro do apartamento que, ao se encontrar com o painel que segue os mesmos compassos da sala, esse elemento estrutural passa a compor harmoniosamente o desenho de mobiliário que relaciona o antigo e o novo. Ainda nesse ambiente, bandejas em mármore e serralheria se desenvolvem fixadas entre rack e teto, tendo a finalidade múltipla de bar, floreira e estante.

Apartamento Haddock Lobo / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Manuel Sá

A alvenaria que divide o quarto e a sala de jantar deu lugar ao guarda-roupas que, emoldurado por esquadrias em serralheria e vidro mini boreal, permite que a luz percorra os demais ambientes, evidenciando diferentes relações entre iluminação e texturas. No quarto de hóspedes foi adotada solução semelhante, mas no lugar da porta, visto que o acesso do ambiente se dava lado lado oposto do espaço, foi posicionada uma bancada para eventuais momentos de home office. Esse posto de trabalho é travado nos painéis laterais em madeira e, a sua frente, um vidro fixo e texturizado, de piso a teto, buscando a iluminação natural que vem da área de serviço.

Apartamento Haddock Lobo / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela
© Manuel Sá
Apartamento Haddock Lobo / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Manuel Sá
Apartamento Haddock Lobo / Balaio Arquitetura - Imagem 29 de 30
Planta Layout
Apartamento Haddock Lobo / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa
© Manuel Sá

Um painel de madeira reforça as linhas proporcionadas pelas vigas de concreto aparente e busca reforçar os tons de madeira natural presentes também no piso e em alguns móveis. A porta da cozinha, ao mesmo tempo que se camufla, proporciona uma abertura generosa em momentos onde a cozinha assume a função de convívio. Para o piso desse ambiente, trouxemos o ladrilho hidráulico verde e demos continuidade ao conceito geral do projeto trazendo as ripas e a folha de madeira para a marcenaria.

Apartamento Haddock Lobo / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa
© Manuel Sá

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Haddock Lobo, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Haddock Lobo / Balaio Arquitetura" 31 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991253/apartamento-haddock-lobo-balaio-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.