Concurso de projeto para o edifício-sede do CAU São Paulo: participe!

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) vai promover um Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura e Urbanismo para reformar seu edifício-sede, situado à Rua Quinze de Novembro nº 194, no Triângulo Histórico da capital paulista. A abertura das inscrições está prevista para o dia 07 de novembro.

O edital do concurso já pode ser consultado por arquitetos e urbanistas de todo o Brasil no site www.concursosedecausp.org.br. A iniciativa tem como proposta garantir um processo licitatório transparente e democrático para reunir projetos de diversas regiões.

O imóvel que já abriga a nova sede do CAU/SP apresenta importância histórica e simbólica como bem cultural e constitui oportunidade para a consolidação de um novo endereço de referência para a Arquitetura e Urbanismo em São Paulo, fortemente conectado ao território. Além de tornar o edifício plenamente adequado à realização de todas as atividades internas do Conselho, o concurso busca oferecer aos profissionais, à sociedade e à cidade, um lugar com significado, cujo caráter expresse os valores e as aspirações do Conselho.

“Valorizamos o concurso como modalidade importante para a contratação de projetos de arquitetura e urbanismo, a servir, em caráter exemplar, a outras instituições públicas, notoriamente em seu processo de formulação de modo a garantir participação ampla e aberta dos profissionais”, destaca Catherine Otondo, presidente do CAU/SP.

Seleção de propostas

A escolha da melhor proposta será feita em duas etapas, com base no material apresentado na forma de Estudos Preliminares de Arquitetura, na primeira etapa e Anteprojetos de Arquitetura, na segunda etapa, para a qual serão selecionados até três projetos.

A modalidade de escolha será exclusivamente baseada no critério técnico de qualidade, a partir da avaliação de um júri especializado. Podem participar arquitetos e urbanistas e suas equipes devidamente registrados e em dia com suas obrigações junto ao CAU.

O edifício-sede do CAU/SP

O prédio foi projetado e construído pelo escritório F. P. Ramos de Azevedo & Cia, Engenheiros Arquitetos em 1920, conforme foto de execução das obras existentes no acervo do CONDEPHAAT. O Edifício XV de Novembro, implantado de forma geminada conforme loteamento tradicional das cidades brasileiras, foi por muitas décadas a sede do Banco Português do Brasil em São Paulo. Pode-se afirmar que é representativo do início da verticalização da cidade.

Na fachada sobressai o pé-direito alto decorado com pilastras emparelhadas da ordem coríntia, a ornamentação externa feita de palinetas, frisos e contornos em alto relevo, as janelas formando arcarias nos pavimentos superiores, todas com muitos ressaltos. São respeitadas as proporções clássicas, mas a diferença de escala, a incongruência entre estrutura e aspecto externo e a diversidade dos materiais aplicados, tornam imprecisa a obediência formal ao cânone clássico. A ordem corintia na altura do térreo aparece unicamente nas pilastras que ladeiam a entrada principal contendo o entablamento correspondente à feição de todo o edifício, tornando clara a distinção entre os andares.

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Concurso de projeto para o edifício-sede do CAU São Paulo: participe!" 06 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991251/concurso-de-projeto-para-o-edificio-sede-do-cau-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.