Parque Linear do Córrego Grande / JA8 Arquitetura Viva

Parque Linear do Córrego Grande / JA8 Arquitetura Viva - Fotografia de Exterior, JanelaParque Linear do Córrego Grande / JA8 Arquitetura Viva - Fotografia de Exterior, Banco, JardimParque Linear do Córrego Grande / JA8 Arquitetura Viva - Fotografia de ExteriorParque Linear do Córrego Grande / JA8 Arquitetura Viva - Fotografia de Exterior, Jardim, CorrimãoParque Linear do Córrego Grande / JA8 Arquitetura Viva - Mais Imagens+ 11

Florianópolis, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  17676
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lio Simas
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Casas D'agua, Cassol, DIPROTEC, Engemix, Grupo Coesa |MZ Grupo, Lajes Treliçadas Eldorado, Madeireira Baía Sul, Madeireira Primavera, Saneamento Pré Moldados Industria e Comércio, Santa Rita - Pedra Branca, Serralheria Ferromix, Zulmak
  • Arquitetos Responsáveis: Clarice Castro Wolowski, Aline Buss, Elisa Lodetti, Cesar Floriano dos Santos, Juliana Castro
  • Gerenciamento: Luciano Silvy
  • Projetos Complementares: AR Engenharia
  • Projeto Estrutural: Grande Sul Enegenharia
  • Responsável Técnico Da Obra: Starc Engenharia
  • Cidade: Florianópolis
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Parque Linear do Córrego Grande / JA8 Arquitetura Viva - Fotografia de Exterior, Janela
© Lio Simas

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Parque Linear do Córrego Grande está configurado pela implantação de estruturas de baixo impacto na área de preservação permanente, constituída pelo recuo de 30 metros das margens do curso d’água.

Parque Linear do Córrego Grande / JA8 Arquitetura Viva - Fotografia de Exterior, Jardim, Corrimão
© Lio Simas

O parque possibilita a fruição pública neste espaço natural, salvaguardando a manutenção da fauna e flora, contempla a criação núcleos de apropriação interligados por pista de caminhada e ciclovia que percorrem toda a extensão do córrego, criando uma oportunidade de conexão transversal entre localidades lindeiras ao curso d’água transpondo os limites do sistema viário.

Parque Linear do Córrego Grande / JA8 Arquitetura Viva - Fotografia de Exterior
© Lio Simas

São conceitos norteadores deste projeto:

  • Conectividade: integrando localmente as áreas por elementos funcionais: caminhos para pedestres e ciclistas, a ponte e decks que conectam o parque a empreendimentos privados. A conexão visual e física entre os edifícios e as áreas públicas foi trabalhada para dinamizar o espaço público.
  • Acessibilidade: acesso à “cidade para pessoas”, uma cidade acolhedora e gentil, com espaços públicos planejados, equipamentos urbanos de qualidade é o principal foco neste projeto.
  • Valorização da natureza: permeia tudo que foi projetado. O Parque é um ambiente único que enaltece o Córrego antes abandonado, quase não havia contato visual ou físico entre este e a cidade. A flora nativa foi explorada no projeto, ambientando as ruas do entorno e o parque; bem como recompondo espaços degradados.

Parque Linear do Córrego Grande / JA8 Arquitetura Viva - Fotografia de Exterior, Banco, Jardim
© Lio Simas
Parque Linear do Córrego Grande / JA8 Arquitetura Viva - Fotografia de Exterior, Jardim
© Lio Simas

O principal elemento é a grande ponte para ciclistas e pedestres. Nossa proposta de excluir a passagem de veículos motorizados foi aprovada pelo poder público, coloca o ser humano em primeiro lugar e prioriza o transporte ativo. A ponte, com piso de madeira e guarda -corpo em aço corten, tem cabeceiras amplas, a fim de criar espaço para grandes encontros, como apresentações musicais e feiras. É uma ponte praça.

Parque Linear do Córrego Grande / JA8 Arquitetura Viva - Imagem 14 de 16
Planta
Parque Linear do Córrego Grande / JA8 Arquitetura Viva - Imagem 15 de 16
Corte

A massa vegetal existente no entorno do Córrego foi mantida e contornada pelo desenho da ponte, resultando em formas que abraçam a natureza local e oferecem às pessoas contato direto com as copas das árvores.

Parque Linear do Córrego Grande / JA8 Arquitetura Viva - Fotografia de Exterior, Corrimão
© Lio Simas

Equipamentos para lazer foram incluídos usos nas áreas mais abertas, preservando o espaço já ocupado pela natureza. Os materiais escolhidos são naturais e mantém o solo permeável. Toda a área que estava degradada recebeu plantio de árvores nativas.

Parque Linear do Córrego Grande / JA8 Arquitetura Viva - Fotografia de Exterior
© Lio Simas

Ressaltamos as conexões diretas de edifícios privados com o parque. Esta estratégia proporciona uma maior apropriação por parte da comunidade local. Áreas que seriam fundos dos edifícios passaram a ser frentes para o parque. Assim o espaço público ganhou mais portas abertas em sua direção e consequentemente mais segurança.

Parque Linear do Córrego Grande / JA8 Arquitetura Viva - Fotografia de Exterior
© Lio Simas

No longo processo de projeto muitas reuniões conciliaram ideias, unindo o poder público, a comunidade e empreendedores dos novos edifícios vizinhos. A comunidade participou ativamente, sua voz e força consolidaram um Termo de Ajuste de Conduta, em que a execução do parque foi definida. As construtoras aceitaram a parceria público-privada e arcaram com os custos para a realização dessas obras. O projeto desenvolvido revitaliza e enriquece o tecido urbano, promove a apropriação do uso público e gera dinamismo na região.

Parque Linear do Córrego Grande / JA8 Arquitetura Viva - Fotografia de Exterior
© Lio Simas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Sebastião L. da Silva, 264 - Córrego Grande, Florianópolis - SC, 88037-400, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque Linear do Córrego Grande / JA8 Arquitetura Viva" 19 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991236/parque-linear-do-corrego-grande-ja8-arquitetura-viva> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.