Centro de Eventos do Convento do Beato / RISCO

Centro de Eventos do Convento do Beato / RISCO - Fotografia de Interiores, Fachada, Arcada, Pilar, Arco, JanelaCentro de Eventos do Convento do Beato / RISCO - Fotografia de Interiores, Janela, Arco, Pilar, ArcadaCentro de Eventos do Convento do Beato / RISCO - Fotografia de Interiores, Pilar, Arcada, ArcoCentro de Eventos do Convento do Beato / RISCO - Fotografia de Interiores, Viga, Arco, PilarCentro de Eventos do Convento do Beato / RISCO - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: RISCO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5574
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Carolina Delgado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Assa Abloy, Bega, Bobrick, CIFIAL, CLIMAR, EGE, EXENIA, FLOS, FTF, Fassa Bortolo, Geberit, JNF, JUNG, Jansen, Lasvit, Lightgraphix, Mute, Reggiani, Reynaers Aluminium, SINALUX, +5
  • Coordenador Do Projeto: Tomás Salgado
  • Estruturas: A2P
  • AVAC: Dimensionar
  • Hidráulica: Sopsec
  • Acústica: Sopsec
  • Instalações Elétricas E Telecomunicações: Caon
  • Arquitectura Paisagista: NPK
  • Projeto Luminotécnico: Filamento
  • Segurança Contra Incêndios: Redifogo
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Eventos do Convento do Beato / RISCO - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Arcada
© Carolina Delgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Conjunto Urbano do Convento do Beato é composto por cerca de uma dezena de edifícios, de épocas distintas. Dele fazem parte a antiga igreja, o que resta do antigo convento e vários edifícios construídos sobretudo para uso industrial, no final do século XIX, início do século XX. Do edifício do convento permanecem o claustro, a sala do capítulo, o refeitório, a escadaria e a biblioteca, sendo estes espaços utilizados, há várias décadas, como Centro de Eventos.

Centro de Eventos do Convento do Beato / RISCO - Fotografia de Interiores, Pilar, Arcada, Arco
© Carolina Delgado
Centro de Eventos do Convento do Beato / RISCO - Fotografia de Interiores, Arcada, Janela
© Carolina Delgado

O projecto desenvolvido pelo RISCO, para a Beato Lux, inclui a remodelação do Centro de Eventos e a renovação/requalificação dos restantes edifícios para novos usos, nomeadamente, serviços na antiga igreja e habitação nos antigos edifícios industriais. O projecto inclui ainda a construção de dois estacionamentos, um à superfície e outro enterrado, e diversos espaços exteriores. A obra começou em 2018 e tem conclusão prevista para 2024. Em Março de 2022 terminaram os trabalhos no Centro de Eventos, destinados a melhorar as condições de conforto e segurança para os milhares de pessoas que ali participam em festas, reuniões corporativas ou lançamentos de produtos.

Centro de Eventos do Convento do Beato / RISCO - Fotografia de Interiores, Fachada, Arcada, Pilar, Arco, Janela
© Carolina Delgado
Centro de Eventos do Convento do Beato / RISCO - Imagem 26 de 31
Planta - Piso 0
Centro de Eventos do Convento do Beato / RISCO - Fotografia de Interiores, Janela, Arco, Arcada, Viga
© Carolina Delgado

A intervenção teve uma vertente mais técnica, relacionada com a substituição das instalações de telecomunicações, energia e segurança, a reabilitação da cozinha, a alteração de vãos e guardas, etc. E uma vertente mais criativa, relacionada com o desenho do edifício administrativo, dos pátios, das novas instalações sanitárias e de determinados elementos especiais, como os passadiços para as saídas de emergência da biblioteca. Estes últimos expressam bem a nossa forma de projectar quando nos encontramos perante património arquitectónico de valor e que consiste em assumir a imagem contemporânea dos novos elementos, mas evitando fortes contrastes com a arquitectura existente.  

Centro de Eventos do Convento do Beato / RISCO - Fotografia de Interiores, Janela, Arco, Pilar, Arcada
© Carolina Delgado

Houve, ainda, lugar para “operações cirúrgicas”, como as que ocorreram na biblioteca, foyer, refeitório e sala do capítulo, necessárias para instalar o sistema de ar condicionado, duplicar as asnas de suporte do telhado e alterar vãos. Intervenções onde procurámos ser tão discretos quanto possível.

Centro de Eventos do Convento do Beato / RISCO - Fotografia de Interiores, Dormitório, Viga
© Carolina Delgado
Centro de Eventos do Convento do Beato / RISCO - Fotografia de Interiores, Fachada, Pilar, Arco, Janela
© Carolina Delgado

Mas a transformação mais importante ocorreu no claustro, o espaço que acolhe os maiores eventos e que tinha, desde os anos 80 do século passado, uma cobertura em forma de pirâmide, revestida com painéis de acrílico, que não acautelava a desenfumagem nem os isolamentos térmico e acústico necessários numa utilização deste tipo. E onde não existia qualquer sistema de climatização, o que criava grande desconforto em dias de temperaturas extremas.

Centro de Eventos do Convento do Beato / RISCO - Fotografia de Interiores, Viga
© Carolina Delgado

O desenho do novo tecto foi o resultado de um longo processo de investigação técnica e formal, pois pretendia-se uma solução estruturalmente ligeira, tecnicamente eficaz e arquitectonicamente coerente com os alçados do claustro. A solução adoptada é composta por um sistema de treliças, ortogonais entre si, que formam um conjunto de “favos” iluminados superiormente por clarabóias. As novas clarabóias garantem o isolamento térmico e o isolamento acústico para o exterior e abrem mecanicamente em caso de incêndio. Os “favos” são revestidos com um material de elevada absorção acústica, o que aumentou muito o conforto interior e a qualidade do som. Esta estrutura integra ainda condutas de ar condicionado na periferia.

Centro de Eventos do Convento do Beato / RISCO - Fotografia de Interiores, Arco, Arcada
© Carolina Delgado
Centro de Eventos do Convento do Beato / RISCO - Imagem 29 de 31
Corte DD
Centro de Eventos do Convento do Beato / RISCO - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Pilar, Arcada
© Carolina Delgado

O novo tecto respeita e reforça a métrica dos alçados do claustro, mas assume uma linguagem marcadamente contemporânea. O contraste entre os planos verticais, de pedra trabalhada, e o tecto, de gesso liso e branco, valoriza o espaço, introduzindo uma complexidade que anteriormente não existia. Neste projecto, como em muitos outros, não seguimos uma “receita” única: nuns espaços ocultamos as novas instalações técnicas, noutros assumimo-las como elementos participantes da composição. Nuns casos assumimos uma linguagem marcadamente contemporânea, noutros adoptamos uma atitude mais conservadora, replicando o desenho de antigas carpintarias, cantarias ou serralharias.

Centro de Eventos do Convento do Beato / RISCO - Fotografia de Interiores, Arcada, Arco
© Carolina Delgado
Centro de Eventos do Convento do Beato / RISCO - Imagem 27 de 31
Planta - Piso 1
Centro de Eventos do Convento do Beato / RISCO - Fotografia de Interiores, Viga, Arco, Pilar
© Carolina Delgado

Foi um trabalho extenso e complexo, que obrigou a adaptações permanentes à medida que a obra foi progredindo. Terminada a obra, constatamos que conseguimos implementar tudo o que é necessário para o funcionamento de um centro de eventos moderno, sem descaracterizar espaços absolutamente notáveis do ponto de vista patrimonial e arquitectónico. Este foi sempre o objectivo principal da intervenção.

Centro de Eventos do Convento do Beato / RISCO - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Carolina Delgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro de Eventos do Convento do Beato / RISCO" 13 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991209/centro-de-eventos-do-convento-do-beato-risco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.