Casa Poente / Losada Rodríguez Arquitectos

Casa Poente / Losada Rodríguez Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, VigaCasa Poente / Losada Rodríguez Arquitectos - Fotografia de Interiores, VigaCasa Poente / Losada Rodríguez Arquitectos - Fotografia de Interiores, Madeira, VigaCasa Poente / Losada Rodríguez Arquitectos - Fotografia de Exterior, FlorestaCasa Poente / Losada Rodríguez Arquitectos - Mais Imagens+ 16

Piura, Peru
  • Arquitetos: Jorge Losada e Lola Rodríguez
  • Colaboradores: Eng. Marco Trelles, Arq. Mayco León
  • Cidade: Piura
  • País: Peru
Mais informaçõesMenos informações
Casa Poente / Losada Rodríguez Arquitectos - Fotografia de Exterior, Floresta
© Jorge Losada

Descrição enviada pela equipe de projeto. No deserto de Sechura, caracterizado por receber uma radiação extrema, a Casa de Poniente se configura como uma caixa de sombras, uma grande câmara escura perfurada com precisão. É dessa forma que a casa atende à necessidade essencial de sombra e abrigo do sol impiedoso da "cidade do calor eterno", como Piura é popularmente conhecida.

Casa Poente / Losada Rodríguez Arquitectos - Imagem 15 de 21
Croquis

Esta caixa de sombras, acabada em concreto avermelhado, é perfurada em várias ocasiões, pensando em diferentes luzes e em sua qualidade variável ao longo do dia. A mais marcante das aberturas - tanto que teve sua posição como motivo para o nome da casa - é um recorte quadrado profundo que se abre para o oeste e através do qual um raio penetra violentamente no interior todos os dias. Este espetáculo diário ajuda a compreender, com suas variações, o passar do tempo em um lugar com quase nenhuma estação do ano. Um dia o sol bate no meio da escada, outro dia desliza pelos longos móveis de cedro e, em algumas ocasiões, atravessa a casa de um lado para o outro para bater na parede oposta quase na horizontal. A caixa de sombras, no entanto, é uma surpresa inesperada para quem vê de fora, pois este espaço é encapsulado em um volume branco e abstrato.

Casa Poente / Losada Rodríguez Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Viga
© Jorge Losada
Casa Poente / Losada Rodríguez Arquitectos - Imagem 13 de 21
Croquis
Casa Poente / Losada Rodríguez Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, Corrimão
© Jorge Losada

A casa e o jardim formam um espaço único, contínuo e dividido em áreas. A casa se fecha para a rua, preservando a privacidade da família. Para trás, ele se mistura com seu próprio pequeno oásis. Na verdade, o projeto nasceu do prolongamento e domesticação das sombras de uma alfarrobeira e de algumas outras espécies que já habitavam o local antes da nossa chegada. A vegetação é potencializada e se estende ao interior da casa, com os bambus que crescem sob o pé direito duplo e as samambaias penduradas no teto. Primaveras, palmeiras e cactos, adaptados ao clima, caracterizam os diferentes cantos.

Casa Poente / Losada Rodríguez Arquitectos - Fotografia de Interiores, Viga
© Jorge Losada
Casa Poente / Losada Rodríguez Arquitectos - Fotografia de Interiores, Madeira
© Jorge Losada

A continuidade espacial também se dá no eixo vertical, e uma sala de estar mais privada e familiar tem vista para a sala mais pública acima da escada. Isto serve como uma ligação com os quartos e banheiros, que estão dispostos em série atrás dos móveis de cedro, formando uma espécie de ponte que cobre os terraços que articulam a sala de estar e a cozinha em direção ao jardim.

Casa Poente / Losada Rodríguez Arquitectos - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Jorge Losada
Casa Poente / Losada Rodríguez Arquitectos - Imagem 16 de 21
Planta Térreo
Casa Poente / Losada Rodríguez Arquitectos - Imagem 19 de 21
Corte B-B'
Casa Poente / Losada Rodríguez Arquitectos - Fotografia de Interiores, Viga
© Jorge Losada

O contraponto do espaço sombreado doméstico é uma caixa de luz - silenciosa e branca - que envolve o espaço de trabalho. Com tetos altos e curvos feitos de ripas de pinheiro, este é um espaço sereno e calmo, pensado para a abstração. Um jardim de cactos e trepadeiras, mais árido e contido do que o jardim dos fundos, acompanha a área de trabalho.

Casa Poente / Losada Rodríguez Arquitectos - Fotografia de Exterior, Floresta
© Jorge Losada

A casa quer ser fresca, e também parecer fresca. Por um lado, soluções passivas são adotadas em busca de conforto e sustentabilidade: orientações favoráveis, tetos altos e câmaras de ar aprendidas das casas coloniais, aproveitando os ventos predominantes, e isolamento nas orientações mais conflituosas. Por outro lado, a casa abraça a penumbra, seguindo os gestos de Junichiro Tanizaki, e evita interiores brancos que, à luz poderosa de Piura, ferem as pupilas.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Poente / Losada Rodríguez Arquitectos" [Casa de Poniente / Losada Rodríguez Arquitectos] 27 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991078/casa-poente-losada-rodriguez-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.