Restaurante Chido Santa Engracia / MOCA estudio

Restaurante Chido Santa Engracia / MOCA estudio - Fotografia de Interiores, CadeiraRestaurante Chido Santa Engracia / MOCA estudio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Madeira, VigaRestaurante Chido Santa Engracia / MOCA estudio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, JanelaRestaurante Chido Santa Engracia / MOCA estudio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, TijoloRestaurante Chido Santa Engracia / MOCA estudio - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: MOCA estudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Asier Rua
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hisbalit, RCR deco
  • Arquitetos Responsáveis: Carlos Moles Romero, Adrián Sánchez Castellano
  • Cidade: Madrid
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante Chido Santa Engracia / MOCA estudio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Asier Rua

Descrição enviada pela equipe de projeto. O restaurante Chido está localizado em Madri, no distrito de Chamberí. Seu projeto se desenvolve em um edifício datado de 1925 com área de 300 m2, sendo 180 deles dedicados ao público em seu térreo. Este piso é desenvolvido a partir de um eixo longitudinal e cria um percurso marcado desde a entrada até a última das salas.

Restaurante Chido Santa Engracia / MOCA estudio - Imagem 22 de 25
Axonométrica

Articulação de espaços. A intervenção no edifício insere um sistema organizacional baseado na concatenação de espaços. O restaurante é segmentado em 5 salas consecutivas e alterna dois tipos de volumes com características muito bem definidas. O primeiro tipo de espaço contém ambientes mais comprimidos, e é demarcado pelo uso de azulejos 10x10 cm e conjuntos de espelhos que diluem os limites dos ambientes. O segundo tipo compreende ambientes mais dilatados, com salas revestidas com resina de cimento e recortes para um teto técnico lacado em preto que funciona por contraste. As transições entre eles dão origem a acessos ou passagens, que resolvem esses encontros e adquirem seu próprio caráter, relevos curvos e textura áspera.

Restaurante Chido Santa Engracia / MOCA estudio - Fotografia de Interiores, Escada, Arco, Janela
© Asier Rua
Restaurante Chido Santa Engracia / MOCA estudio - Fotografia de Interiores, Banheiro, Janela, Arco
© Asier Rua
Restaurante Chido Santa Engracia / MOCA estudio - Fotografia de Interiores, Banheiro, Cadeira
© Asier Rua
Restaurante Chido Santa Engracia / MOCA estudio - Imagem 21 de 25
Axonométrica
Restaurante Chido Santa Engracia / MOCA estudio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Madeira, Viga
© Asier Rua

Qualificação por contraste. A continuidade entre os espaços se estabelece a partir de uma cota constante, localizada a +2,50, que estabelece uma relação com a parte superior do local por antítese. No eixo longitudinal, a sucessão e o contraponto entre os ambientes comprimidos refletivos e os ambientes dilatados foscos destacam a divisão dos usos. Nos espaços comprimidos, a escolha dos elementos verticais e do teto espelhado alteram a percepção da dimensão real de um espaço com altura reduzida. Luzes de néon verticais, espelhos de piso a teto e azulejos com acabamento brilhante reforçam as mudanças dessa percepção. Nas salas mais amplas, um recorte para o teto técnico herdado recoberto por uma textura de vermiculita pintada de preto, se contrapõe às salas com resina de cimento em tom de bege. O mobiliário dos salões rompe com esse tom por meio do uso da madeira de carvalho, superfícies de mármore e estofamentos estampados.

Restaurante Chido Santa Engracia / MOCA estudio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Asier Rua
Restaurante Chido Santa Engracia / MOCA estudio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Tijolo
© Asier Rua
Restaurante Chido Santa Engracia / MOCA estudio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© Asier Rua

Dispositivos individuais. Operando transversalmente aos espaços, se distribui uma série de objetos feitos em serralheria fixos e reconhecíveis por características comuns. Um bar e duas grandes mesas, uma para a área reservada e outra como ligação entre salas, revelam a proeminência do plano horizontal. Estas superfícies horizontais são esculpidas em mármore preto, enquanto que cada plano vertical é revestido por uma folha espelhada para que passe despercebido. As juntas entre horizontal e vertical são completadas com um LED oculto que destaca sua proeminência entre ambientes.

Restaurante Chido Santa Engracia / MOCA estudio - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Asier Rua

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle de Sta Engracia, 54, 28010 Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Chido Santa Engracia / MOCA estudio" [Restaurante Chido Santa Engracia / MOCA estudio] 25 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991062/restaurante-chido-santa-engracia-moca-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.