Pavilhão Esportivo Espace Mayenne / Hérault Arnod Architectes

Pavilhão Esportivo Espace Mayenne / Hérault Arnod Architectes - Fotografia de ExteriorPavilhão Esportivo Espace Mayenne / Hérault Arnod Architectes - Fotografia de ExteriorPavilhão Esportivo Espace Mayenne / Hérault Arnod Architectes - Fotografia de ExteriorPavilhão Esportivo Espace Mayenne / Hérault Arnod Architectes - Fotografia de InterioresPavilhão Esportivo Espace Mayenne / Hérault Arnod Architectes - Mais Imagens+ 25

  • Diretores De Projeto: Mickael Dusson, Jérôme Moenne-Loccoz
  • Equipe De Projeto: Thomas Féraud, Paola Figueroa, Rana Abi Ghanem
  • Equipe De Construção: Florent Bellet, diretor de projeto, Arnaud Gilet
  • Cidade: Laval
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão Esportivo Espace Mayenne / Hérault Arnod Architectes - Fotografia de Exterior
© Cyrille Weiner

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Espace Mayenne é uma instalação multifuncional que inclui um grande local de esportes e entretenimento com capacidade para 4.500 pessoas, um ginásio com parede de escalada para competições internacionais e uma sala de conferências. Além destes três espaços principais, encontram-se outros espaços, como os lounges para os sócios concebidos como salas modulares para receber convidados durante os jogos ou espetáculos, bem como escritórios e vestiários para artistas e esportistas. No exterior do volume, o projeto completa-se com um estacionamento de 670 lugares, uma zona ajardinada e uma pista de ciclismo de 250 metros para competições nacionais integrando uma pista de treino no seu centro.

Pavilhão Esportivo Espace Mayenne / Hérault Arnod Architectes - Fotografia de Exterior
© Cyrille Weiner

Localização. O Espace Mayenne está localizado em um antigo terreno militar na fronteira com a cidade francesa de Laval, ao longo do anel viário urbano D900. O projeto começou com um estudo urbanístico e paisagístico visando definir as diretrizes para o futuro desenvolvimento deste local de acordo com o enquadramento do novo bairro de Ferrié. Esta é uma área em transformação, crucial para a revitalização dinâmica da cidade. A organização do volume respeita, portanto, a estrutura paisagística e a memória do lugar, combinando ecologia, compacidade, economia de meios e criando um plano diretor que poupa terreno para programas futuros.

Pavilhão Esportivo Espace Mayenne / Hérault Arnod Architectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© Cyrille Weiner
Pavilhão Esportivo Espace Mayenne / Hérault Arnod Architectes - Imagem 21 de 30

O patrimônio paisagístico do local é notável. Composto por uma área natural - sapais, florestas e prados úmidos - com árvores esculturais e caminhos marcados que foram preservados na sua totalidade. Um percurso pedonal e uma ciclovia leste-oeste foram criados para estruturar o local, atravessando o estacionamento público e o pântano, antes de se alargar em frente ao volume formando uma praça de entrada.

Pavilhão Esportivo Espace Mayenne / Hérault Arnod Architectes - Fotografia de Exterior
© Cyrille Weiner

A edificação. Para participar da economia de terreno e da otimização da forma, o volume é unitário e circunda os três espaços em um único movimento. O seu aspecto orgânico decorre de sua concepção. É menos um gesto de desenho e mais a consequência de um processo que articula os três recintos numa paisagem singular. A fachada é como uma pele que envolve os espaços, dando origem a uma forma mutável que se modifica constantemente dependendo do ponto de vista.

Pavilhão Esportivo Espace Mayenne / Hérault Arnod Architectes - Fotografia de Exterior
© Cyrille Weiner
Pavilhão Esportivo Espace Mayenne / Hérault Arnod Architectes - Fotografia de Exterior, Janela
© Cyrille Weiner
Pavilhão Esportivo Espace Mayenne / Hérault Arnod Architectes - Imagem 28 de 30

Ela é composta por três faixas sobrepostas horizontalmente que se deformam para envolver os volumes. Essas três fitas giram ao redor da edificação criando fluidez, unidade e movimento. Juntas, elas geram um plano flexível que abrange toda a altura do volume, subindo em alguns pontos para revelar as fachadas de vidro. Sua forma complexa é subdividida em elementos geométricos simples e idênticos que permitem uma construção racional com placas de alumínio texturizado.

Pavilhão Esportivo Espace Mayenne / Hérault Arnod Architectes - Fotografia de Exterior
© Cyrille Weiner

O hall. Este espaço foi projetado entre os três ambientes principais. A sua organização permite uma circulação fluida dos diferentes fluxos de público em função dos cenários de ocupação: os três espaços podem ou não estar em utilização ao mesmo tempo. O hall é caracterizado por seu volume em forma de concha invertida e seu teto acústico feito de tábuas de madeira. O volume tem dois pavimentos e está organizado de forma a separar claramente os diferentes tipos de fluxos – público, atletas, técnicos, artistas, funcionários e sócios.

Pavilhão Esportivo Espace Mayenne / Hérault Arnod Architectes - Fotografia de Interiores, Viga
© Cyrille Weiner
Pavilhão Esportivo Espace Mayenne / Hérault Arnod Architectes - Fotografia de Interiores
© Cyrille Weiner

Grande salão para esportes e entretenimento. A organização funcional do volume responde aos seus múltiplos usos. O desenho do grande pavilhão é induzido por sua necessidade de versatilidade, pois deve ser funcional tanto para shows e jogos. Enquanto os eventos esportivos exigem um sistema de estádio onde os espectadores estão sentados ao redor do campo, os shows exigem um sistema front-end com um palco. O espaço é assimétrico, com uma grande varanda em uma de suas laterais que permite a instalação de um palco no longo lado norte, diminuindo assim a distância entre os artistas e o público. As cortinas diagonais permitem transformar a configuração da arena em um trapézio que se alarga a partir do palco. Em eventos esportivos, o campo é cercado por uma arena de arquibancadas.

Pavilhão Esportivo Espace Mayenne / Hérault Arnod Architectes - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Cyrille Weiner
Pavilhão Esportivo Espace Mayenne / Hérault Arnod Architectes - Fotografia de Exterior
© Cyrille Weiner
Pavilhão Esportivo Espace Mayenne / Hérault Arnod Architectes - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Cyrille Weiner

O tratamento técnico deste espaço foi pensado para que seja possível mudar rapidamente de uma configuração para outra: o espaço é completamente transformado de acordo com o programa. Alternando concreto branco bruto e feltro de lã, o desenho das paredes foi elaborado em colaboração com especialistas em acústica. Foram definidas zonas de absorção sonora, reverberação ou uma mistura de ambas: concreto ondulado bruto para distribuir o som no espaço, faixas de concreto alternadas com tiras de feltro para as zonas mistas, feltro de lã com manta acústica para as zonas de absorção atrás das arquibancadas. Para o teto, painéis suspensos de feltro de lã foram projetados criando um padrão geométrico aéreo. Atrás deles esconde-se uma ampla rede técnica que permite grande flexibilidade na disposição de equipamentos e cenários.

Pavilhão Esportivo Espace Mayenne / Hérault Arnod Architectes - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Cyrille Weiner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:53000 Laval, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Esportivo Espace Mayenne / Hérault Arnod Architectes" [Espace Mayenne Sports Hall / Hérault Arnod Architectes] 29 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991007/pavilhao-esportivo-espace-mayenne-herault-arnod-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.