Casa em Betão à Vista / Utopia – Arquitectura e Engenharia

Casa em Betão à Vista / Utopia – Arquitectura e Engenharia - Fotografia de ExteriorCasa em Betão à Vista / Utopia – Arquitectura e Engenharia - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, CadeiraCasa em Betão à Vista / Utopia – Arquitectura e Engenharia - Fotografia de Interiores, EscadaCasa em Betão à Vista / Utopia – Arquitectura e Engenharia - Fotografia de ExteriorCasa em Betão à Vista / Utopia – Arquitectura e Engenharia - Mais Imagens+ 29

Mortágua, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  360
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ricardo Ramos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CIN, Capadrain, Cimentart, Deutsche FOAMGLAS®, Doka, Efapel, Giacomini, Hoermann, Imperalum, Indelague, Isolusa, JNF, Knauf, LUSOTUFO, Mapei, Preceram, Radcon, Sanitana, Sosoares, Tromilux, +4
  • Arquiteta Líder: Susana Barros Vilela
  • Arranjos Exteriores: Ricardo Cruz
  • Projeto De Abastecimento De água, Drenagem De Pluviais E Residuais: José Almeida
  • Projeto Acústico: José Almeida
  • Projeto Térmico: José Almeida
  • Projeto De Estabilidade: José Almeida
  • Projeto Ited: Filipe Pinho
  • Projeto Gas: Filipe Pinho
  • Projeto Elétrico: Filipe Pinho
  • Empreiteiro: Jofergon - Sociedade de Construções, Lda - Eng. João Azevedo
  • Cidade: Mortágua
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Betão à Vista / Utopia – Arquitectura e Engenharia - Fotografia de Exterior
© Ricardo Ramos

Localização. A casa localiza-se em Portugal, mais propriamente na aldeia de Almacinha. O terreno está na encosta voltada para a barragem da Aguieira.

Casa em Betão à Vista / Utopia – Arquitectura e Engenharia - Fotografia de Exterior
© Ricardo Ramos

Conceito. Imaginamos a casa como um rochedo existente no solo recoberto de vegetação. Esculpimos então essa pedra, escavando os espaços e cortando as janelas. A casa aparece assim camuflada na paisagem com três fachadas e um pátio de entrada escavado.

Casa em Betão à Vista / Utopia – Arquitectura e Engenharia - Fotografia de Exterior
© Ricardo Ramos
Casa em Betão à Vista / Utopia – Arquitectura e Engenharia - Fotografia de Interiores, Escada
© Ricardo Ramos

Organização Arquitetónica. No pátio norte escavado está a entrada voltada para a rua. Na fachada este está a entrada automóvel. Os quartos estão todos voltados para a paisagem sul e oeste e beneficiam de um alpendre. A sala de estar e cozinha encontra-se na esquina do rochedo com vista para o vale. Alguns espaços como lavandaria e quartos de banho recebem luz zenital.

Casa em Betão à Vista / Utopia – Arquitectura e Engenharia - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Cadeira
© Ricardo Ramos
Casa em Betão à Vista / Utopia – Arquitectura e Engenharia - Imagem 27 de 34
Planta - Baixa
Casa em Betão à Vista / Utopia – Arquitectura e Engenharia - Imagem 30 de 34
Alçados
Casa em Betão à Vista / Utopia – Arquitectura e Engenharia - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© Ricardo Ramos

Ecologia. As preocupações ambientais foram fundamentais. Metade de toda a fachada está em contacto com o solo, facto que aliado à cobertura vegetal aumenta enormemente a inércia térmica da habitação. O sistema passivo assenta no sombreamento durante o verão e aproveitamento da radiação durante o inverno. Levamos a sério o combate contra as alterações climáticas e para nós toda a arquitetura tem de ser sustentável, eficiente e de baixo consumo energético.

Casa em Betão à Vista / Utopia – Arquitectura e Engenharia - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Ricardo Ramos

Construção. A estrutura e acabamento principal da casa é em betão armado, traduzindo-se assim a ideia de rocha que queríamos para a casa. Toda a fachada e o acabamento do pavimento interior são assim em betão. Tetos e paredes interiores são pintados de branco pois queríamos que a casa fosse eficiente termicamente. Como tal concebemos em todo o perímetro uma parede dupla com caixa de ar e isolamento térmico, gerando-se assim enorme eficiência térmica. 

Casa em Betão à Vista / Utopia – Arquitectura e Engenharia - Fotografia de Exterior
© Ricardo Ramos
Casa em Betão à Vista / Utopia – Arquitectura e Engenharia - Imagem 31 de 34
Croqui

Síntese. Em cada projeto gostamos de questionar conceitos e levá-los ao limite. Aqui quisemos questionar a fronteira entre arquitetura e paisagem e torná-la absolutamente diluída. Em paralelo, as decisões construtivas são indissociáveis do conceito. Do mesmo modo a sustentabilidade ambiental é também inseparável da própria arquitetura. Em suma, neste pequeno e simples projeto, arquitetura e paisagem, conceito e construção, ecologia e economia fundem-se e tornam-se absolutamente indissociáveis.

Casa em Betão à Vista / Utopia – Arquitectura e Engenharia - Fotografia de Exterior
© Ricardo Ramos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Betão à Vista / Utopia – Arquitectura e Engenharia" 03 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991003/casa-em-betao-a-vista-utopia-arquitectura-e-engenharia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.