Edifício de Apartamentos Santa Maria / Mário Martins Atelier

Edifício de Apartamentos Santa Maria / Mário Martins Atelier - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício de Apartamentos Santa Maria / Mário Martins Atelier - Fotografia de Interiores, FachadaEdifício de Apartamentos Santa Maria / Mário Martins Atelier - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoEdifício de Apartamentos Santa Maria / Mário Martins Atelier - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaEdifício de Apartamentos Santa Maria / Mário Martins Atelier - Mais Imagens+ 8

  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Areniscas Rosal, Ariostea, AutoDesk, Fassa Bortolo, Secil
  • Arquitetos Responsáveis: Mário Martins,arq.
  • Equipe De Projeto: Ariana Marques da Silva, arq.; Hugo Correia, arq.; Mariana Franco, arq.
  • Engenharia: Nuno Grave Engenharia; Zona Térmica; HRF&SCL Soluções
  • Paisagismo: Jardim Vista – Landscaping
  • Construtor: Rodrigues & Vermelho construções S.A.
  • Cidade: Lagos
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Edifício de Apartamentos Santa Maria / Mário Martins Atelier - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Guerra | FG + SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício Santa Maria situa-se na parte alta e no ainda recente tecido urbano da cidade de Lagos. O amplo lote permite a implantação de uma piscina, terraços exteriores e de espaços ajardinados envolventes ao edifício. Este caracteriza-se por uma forma robusta, de base paralelepipédica, atravessado por rasgos horizontais, negativos onde se desenvolvem amplas varandas / terraços complementares aos 36 apartamentos do edifício, desenvolvidos em 6 pisos, onde o branco, pintado sobre o reboco, é claramente dominante, pela leitura dos planos rasgados dos terraços suspensos que circundam o edifício.

Edifício de Apartamentos Santa Maria / Mário Martins Atelier - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Fernando Guerra | FG + SG

O cinza-esverdeado vem da pedra natural arenisca, presente no embasamento / piso 0, muros envolventes e planos diversos, que pela sua grande porosidade e sobriedade, oculta a sua presença, para soltar visualmente o edifício, dotá-lo de uma maior elegância e evidenciar um certo rigor geométrico.

Edifício de Apartamentos Santa Maria / Mário Martins Atelier - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Fernando Guerra | FG + SG

Ainda assim, a marcação de cada piso não lhe retira o seu caráter, como um todo, e a sua composição arquitetônica, a lembrar um paradoxal classicismo patente no edifício: o embasamento, desenvolvimento e o remate, que lhe é conferido pela forma da cobertura inclinada.

Edifício de Apartamentos Santa Maria / Mário Martins Atelier - Fotografia de Interiores, Escada
© Fernando Guerra | FG + SG

A entrada no edifício é efetuada através de dois átrios, com um núcleo vazado, que culmina na claraboia no topo do edifício, que banha de luz natural as galerias que envolvem e estruturam este vazio e, assim, iluminam natural e generosamente os acessos e entradas de todos os apartamentos, destinados a habitação preferencialmente de caráter permanente. O vazio acentua uma fluidez visual em todo o miolo do edifício. A profundidade das varandas / terraços estimulam a vivência no exterior e o desfrutar, com alguma intimidade, de um clima ameno e das vistas sobre a cidade.

Edifício de Apartamentos Santa Maria / Mário Martins Atelier - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Corrimão
© Fernando Guerra | FG + SG

O Santa Maria é um edifício, que gozando de uma grande privacidade, é simultaneamente dotado de urbanidade, por estabelecer um compromisso com o espaço publico e um encadeamento com a envolvente. É próprio do Sul, da agitação urbana, das sombras, dos pátios, mas também da intimidade dos espaços, por onde se espreita e se perde o nosso olhar.

Edifício de Apartamentos Santa Maria / Mário Martins Atelier - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Fernando Guerra | FG + SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:8600 Lagos, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício de Apartamentos Santa Maria / Mário Martins Atelier" 23 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990782/edificio-de-apartamentos-santa-maria-mario-martins-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.