Casa Prazeres 37 / Fragmentos

Casa Prazeres 37 / Fragmentos - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCasa Prazeres 37 / Fragmentos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Prateleira, Cadeira, Janela, VigaCasa Prazeres 37 / Fragmentos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, VigaCasa Prazeres 37 / Fragmentos - Fotografia de Interiores, CamaCasa Prazeres 37 / Fragmentos - Mais Imagens+ 27

Lisboa, Portugal
  • Arquitetos: Fragmentos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  232
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivo Tavares Studio
  • Construtora: Socifago
  • Engenharia: Fragmentos GLFV
  • Arquitectura Paisagista: Polen Land Design
  • Filme: Building Pictures
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Prazeres 37 / Fragmentos - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um refúgio escondido em Lisboa. O conjunto nasceu de um projeto de valorização patrimonial de um edifício devoluto com uma extensa área em logradouro. Nessa área foi construída uma fração unifamiliar independente, que aqui apresentamos como casa Prazeres 37.

Casa Prazeres 37 / Fragmentos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Prateleira, Cadeira, Janela, Viga
© Ivo Tavares Studio
Casa Prazeres 37 / Fragmentos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Viga
© Ivo Tavares Studio

A casa desenvolve-se em dois níveis, refletindo a adaptação à topografia e definindo a relação com a construção na parcela fronteira. Uma das principais preocupações do desenho foi a de promover uma massa que volumetricamente se apresentasse como elemento anónimo, enterrado, que desaparecesse no território confundindo-se com o manto verde existente. Adaptando-se às cotas existentes, o programa materializa-se em duas partes. O núcleo superior é composto pelas áreas comuns. A zona de estar, de jantar e a cozinha são contínuas e a sensação de estar ao ar livre é realçada por grandes planos envidraçados. Na ala inferior, são desenhadas cinco suítes - uma delas independente - que se debruçam sobre o jardim e piscina.

Casa Prazeres 37 / Fragmentos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Aido
© Ivo Tavares Studio
Casa Prazeres 37 / Fragmentos - Imagem 30 de 32
Planta 1
Casa Prazeres 37 / Fragmentos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim
© Ivo Tavares Studio
Casa Prazeres 37 / Fragmentos - Imagem 31 de 32
Planta 2
Casa Prazeres 37 / Fragmentos - Fotografia de Exterior, Cerca, Fachada, Terraço, Pátio
© Ivo Tavares Studio

Em termos funcionais, as casas Prazeres 37 e Possidónio da Silva 37 (antigo edifício devoluto acima referido) encontram-se ligadas entre si através de uma zona de comunicação composta por átrio de entrada, acessos e estacionamento. O ponto de encontro entre as duas parcelas é feito no exterior. Transversal a toda a intervenção foi o cuidado em manter a privacidade dos habitantes por isso, embora contíguas entre si, foram desenhadas barreiras visuais naturais que enquadrassem as duas tipologias e lhes dessem o protagonismo necessário nos núcleos em que se encontram.

Casa Prazeres 37 / Fragmentos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Aido
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Prazeres 37 / Fragmentos" 05 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990781/casa-prazeres-37-fragmentos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.