Instalação Mass is More / IAAC + Bauhaus Earth

Instalação Mass is More / IAAC + Bauhaus Earth - Fotografia de ExteriorInstalação Mass is More / IAAC + Bauhaus Earth - Fotografia de ExteriorInstalação Mass is More / IAAC + Bauhaus Earth - Fotografia de InterioresInstalação Mass is More / IAAC + Bauhaus Earth - Fotografia de InterioresInstalação Mass is More / IAAC + Bauhaus Earth - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos Responsáveis: Daniel Ibáñez, Vicente Guallart y Alan Organschi
  • Instalação Interativa: Bestiario
  • Produção E Financiamento: Xilonor, FINSA
  • Equipe Iaac: Mariano Gómez-Luque, Jesús Mora, David Andrés León, Miguel Nevado, Laia Pifarré, Jaume Cebolla, Kya Kerner, Alex Hadley, Bruno Ganem
  • Equipe Bauhaus Earth: Rosa Hanhausen, Philipp Misselwitz, Eero Puurunen, Ariel Bintang, Anton Gabriel Otto Hofstadt, Philipp Wienkämper
  • Equipe Bestiario: José Aguirre, Andrés Ortiz, Julián Jaramillo, Daniele Pezzatini.
  • Equipe Xilonor / Finsa: Jacinto Seguí, Francisco Roca, Álvaro López
  • Programa: Instalação
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Instalação Mass is More / IAAC + Bauhaus Earth - Fotografia de Exterior
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quase um século depois da construção do Pavilhão Alemão projetado por Ludwig Mies van der Rohe e Lilly Reich, a IAAC e a Bauhaus Earth propõem criar um diálogo entre o passado e o futuro da madeira e uma exposição que explora o uso de materiais biogênicos para a arquitetura. O pavilhão também é sede do Prêmio Bienal de Arquitetura Contemporânea da União Européia / Mies van der Rohe Awards, demonstrando o papel e a influência da Fundació Mies van der Rohe no discurso arquitetônico até hoje.

Instalação Mass is More / IAAC + Bauhaus Earth - Fotografia de Interiores
© Adrià Goula
Instalação Mass is More / IAAC + Bauhaus Earth - Fotografia de Exterior
© Adrià Goula

Aderindo à linguagem arquitetônica do pavilhão, esta instalação cria um diálogo entre os materiais mais avançados dos séculos XX e XXI. Através de uma série de peças construídas com painéis de madeira laminada transversal (CLT) de florestas locais, esta instalação demonstra as virtudes estruturais deste material e sua adequação para a construção de edifícios mais sustentáveis, produzindo um impacto ambiental muito menor. Todas as peças que compõem esta instalação foram produzidas pela Xilonor, a empresa de CLT galega mais avançada da Espanha, pertencente ao grupo FINSA.

Instalação Mass is More / IAAC + Bauhaus Earth - Fotografia de Interiores
© Adrià Goula

O projeto da instalação respeita a trama formal do pavilhão original, criando uma narrativa alternativa e uma maneira diferente de vivenciar o local. Ao longo do passeio o visitante poderá ver diferentes usos e representações da madeira e das tecnologias modernas de construção.

Instalação Mass is More / IAAC + Bauhaus Earth - Imagem 12 de 19
Planta

A entrada no espaço inverte a circulação tradicional, oferecendo a oportunidade de passar primeiro pelas árvores do jardim atrás do pavilhão. Uma passarela elevado leva a uma plataforma em balanço que oferece uma vista sem precedentes do pavilhão de Barcelona. Esta plataforma dá acesso a um auditório onde serão realizadas pequenas reuniões e conversas.

Instalação Mass is More / IAAC + Bauhaus Earth - Fotografia de Interiores
© Adrià Goula

Um painel de madeira usinada de 12x2,5 metros foi instalado no corpo d'água do pavilhão, ilustrando o processo utilizado no século XIX para transportar o material diretamente da floresta para a fábrica através do rio. Neste painel, o dançarino de flamenco José Manuel Álvarez fará uma apresentação na noite de 4 de outubro.

Instalação Mass is More / IAAC + Bauhaus Earth - Fotografia de Interiores
© Adrià Goula
Instalação Mass is More / IAAC + Bauhaus Earth - Imagem 16 de 19
Diagrama 03
Instalação Mass is More / IAAC + Bauhaus Earth - Imagem 14 de 19
Diagrama 01
Instalação Mass is More / IAAC + Bauhaus Earth - Fotografia de Exterior, Jardim
© Adrià Goula

No interior, a parede central luxuosa do pavilhão de ónix é reinterpretada com novas texturas criadas a partir de um painel CLT composto de diversas espécies de madeira. Ilustrando a geometria original do mármore, o painel é submetido a um novo processo de fresagem digital para criar uma topografia tridimensional quente e exuberante, capaz de revelar as várias camadas que o compõem. Finalmente, a exposição que acompanha o espaço também revisará e analisará as diferentes etapas do ciclo de construção da madeira através de um diorama modelo, desde o local onde as árvores utilizadas para produzir o pavilhão são colhidas, até a extração, processamento e montagem, através do processo de replantio que representa a regeneração e o uso sustentável do material, abordando a questão a partir de uma perspectiva radicalmente transparente.

Instalação Mass is More / IAAC + Bauhaus Earth - Fotografia de Exterior
© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barcelona, Província de Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Instalação Mass is More / IAAC + Bauhaus Earth" [Instalación Mass is More / IAAC + Bauhaus Earth] 21 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990674/instalacao-mass-is-more-iaac-plus-bauhaus-earth> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.