Palafita do Curral / Studio 126 Arquitetura

Palafita do Curral / Studio 126 Arquitetura - Fotografia de InterioresPalafita do Curral / Studio 126 Arquitetura - Fotografia de Interiores, JardimPalafita do Curral / Studio 126 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, VigaPalafita do Curral / Studio 126 Arquitetura - Fotografia de InterioresPalafita do Curral / Studio 126 Arquitetura - Mais Imagens+ 22

Belo Horizonte, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  110
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:NY 18
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  31 MOBILIARIO, A de arte, AM Galeria, Deca, Duratex, Ecogranito, Marie Camille;, Portinari, Tintas Coral, Trousseau
  • Arquitetos Líderes: Evandro Melato e Pabrício Amaral
  • Equipe De Criação: Thais Andrade do Carmo, Nathã Almeida, Renato Moreira, Graziele Pimentel
  • Paisagismo: Ana Campos paisagismo
  • Programa: Deck, Galeria, sala de banho e quarto
  • Cidade: Belo Horizonte
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Palafita do Curral / Studio 126 Arquitetura - Fotografia de Exterior, Jardim, Cadeira
© NY 18

Descrição enviada pela equipe de projeto. A paisagem como parte do lugar, de quem o habita, até onde os olhos alcançam. O ambiente “Palafita do Curral”, que marca a segunda participação do Studio 126 Arquitetura na CASACOR/ Minas Gerais, enquadra os morros da Serra do Curral logo à frente como um ponto sensível do cotidiano. Mas não só.

Palafita do Curral / Studio 126 Arquitetura - Fotografia de Exterior, Floresta, Jardim
© NY 18

A arquitetura precisa se posicionar diante questões contemporâneas. A ciência que trata da relação do corpo com a Terra vai muito além do projetar espaços para serem ocupados pelas pessoas. “Temos que entender os lugares, a importância da preservação que nos impacta de forma direta, o contexto do ecossistema que fazemos parte. Temos que nos posicionar como profissionais e cidadãos”, defendem os arquitetos Evandro Melato e Pabrício Amaral de Carvalho do Studio 126.

Palafita do Curral / Studio 126 Arquitetura - Fotografia de Interiores
© NY 18
Palafita do Curral / Studio 126 Arquitetura - Imagem 21 de 27
Planta - Baixa

Com as graças e proteção do arcanjo Miguel, escultura talhada pelo artista baiano Osmundo Teixeira, a dupla convida a experienciar a metragem de 90 metros quadrados com o corpo e a alma, inspirada no conceito de “Pelespírito” do novo álbum de Zélia Duncan.

Palafita do Curral / Studio 126 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório
© NY 18
Palafita do Curral / Studio 126 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga
© NY 18

O ambiente é uma forma de abordar a questão a partir da arquitetura construída com vista direta para as costas da Serra. Como uma maneira de sensibilizar as pessoas sobre a importância da preservação do patrimônio público natural que pertence à história, à vida e à memória de todos, incluindo outras existências, sem exceção.

Palafita do Curral / Studio 126 Arquitetura - Fotografia de Interiores
© NY 18

“Nos inspiramos nesse conceito do trabalho da cantora, o Pelespírito por contar sobre o que está entre a pele e o espírito ser uma passagem de evolução espiritual que carregamos no corpo”, explicam os profissionais. A galeria formada por fragmentos em móbile do santo barroco costuram a narrativa com um interessante jogo de luz, sombra, movimento e significados. Os pedaços da escultura representam as passagens da nossa historia que unidas nos tornam inteiros assim como os pedaços da escultura que compõem o todo do Arcanjo. A dimensão subjetiva abarcada pelo tempo, espaço e conexão com tudo e todos ao redor retrata nosso Infinito Particular, tema da mostra este ano.

Palafita do Curral / Studio 126 Arquitetura - Fotografia de Interiores
© NY 18
Palafita do Curral / Studio 126 Arquitetura - Imagem 25 de 27
Vista 01

Fora, entre e dentro
“Sustentada por palafitas, método construtivo comum em regiões tropicais, a suíte flutua sobre o solo montanhoso do Palácio das Mangabeiras onde a ideia especial procura refletir a capacidade do espaço e, consequentemente, da arquitetura em permanecer na memória, criar recordações, influenciar em quem nos tornamos e preservar paisagens”, comenta a dupla sobre a escolha do tema “Infinito Particular”, que permeia as criações do elenco na mostra mineira.

Palafita do Curral / Studio 126 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Jardim
© NY 18

A relação do corpo e paisagem será potencializada no ambiente formatado como uma suíte Com 65 metros quadrados, ainda alongada por um deck de madeira que tira melhor proveito do declive e enquadra a exuberante paisagem da Serra do Curral.

Palafita do Curral / Studio 126 Arquitetura - Fotografia de Exterior, Cadeira, Jardim
© NY 18

Do lado de dentro o ambiente divide-se entre galeria, sala de banho e quarto. Logo na entrada, um painel demarca a área de descanso. O mobiliário desenhado pelo designer Zanini de Zanine Caldas configura os movimentos de interação e relaxamento. 

Palafita do Curral / Studio 126 Arquitetura - Fotografia de Exterior, Floresta
© NY 18

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mangabeiras, Belo Horizonte - State of Minas Gerais, 30210, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Palafita do Curral / Studio 126 Arquitetura" 15 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990616/palafita-do-curral-studio-126-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.