Casa Fann Hock / MOST Monti Studio

Casa Fann Hock / MOST Monti Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano, FachadaCasa Fann Hock / MOST Monti Studio - Fotografia de Interiores, JanelaCasa Fann Hock / MOST Monti Studio - Janela, FachadaCasa Fann Hock / MOST Monti Studio - Fotografia de ExteriorCasa Fann Hock / MOST Monti Studio - Mais Imagens+ 17

Dakar, Senegal
  • Arquitetos: MOST Monti Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  550
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Andrea Ceriani
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Anoxidall, EDRA, Oikos
  • Arquiteto Responsável: Mirco Monti
  • Cidade: Dakar
  • País: Senegal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Fann Hock / MOST Monti Studio - Fotografia de Exterior
© Andrea Ceriani

“O anfitrião é um convidado. Quem recebe é recebido. O anfitrião, o “maître de céans”, já é um hóspede recebido em sua própria casa” _ J. Derrida

Esta citação resume a essência do que este projeto visa: reunir e acolher. O ocupante espera ser recebido em sua própria casa.

Casa Fann Hock / MOST Monti Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano, Fachada
© Andrea Ceriani
Casa Fann Hock / MOST Monti Studio - Imagem 19 de 22
Planta - Térreo
Casa Fann Hock / MOST Monti Studio - Imagem 18 de 22
Vista Isométrica

A casa está localizada em Dakar, Senegal, no coração de um bairro animado a um quilômetro de distância do mar. Apesar da vivacidade do contexto mais amplo, as casas circundantes parecem não refletir o caráter acolhedor típico da cultura senegalesa. Com isso, o projeto tenta complementar e revigorar o bairro através do estudo de 3 elementos: forma, cor e textura. Os arranjos das formas que compõem a casa desempenham um papel fundamental na abertura da mesma ao seu entorno. A esquina parece ter sido subtraída, dando lugar a um jardim que também funciona como um espaço de amortecimento entre a habitação e as ruas adjacentes por vezes movimentadas.

Casa Fann Hock / MOST Monti Studio - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Andrea Ceriani
Casa Fann Hock / MOST Monti Studio - Fotografia de Interiores, Janela
© Andrea Ceriani

No térreo, o muro delimitador revestido de pedra estabelece a esquina da casa como elemento essencial da composição, ao mesmo tempo em que garante a necessária privacidade entre a residência e as ruas que a circundam. Uma porta de entrada discreta permite o acesso à casa, respeitando a natureza bastante privada da cultura local. No primeiro andar, a circulação é posicionada lateralmente para permitir que todos os quartos se abram para o jardim e para a vizinhança. O quarto principal tem uma varanda privada que desempenha um papel híbrido entre um espaço exterior e um espaço interior, fazendo com que o habitante se sinta o anfitrião e o convidado ao mesmo tempo.

Casa Fann Hock / MOST Monti Studio - Janela, Fachada
© Andrea Ceriani
Casa Fann Hock / MOST Monti Studio - Fotografia de Interiores
© Andrea Ceriani

O pavimento superior abriga os cômodos privados onde se pode receber os seus hóspedes mais próximos. Ele abrange ainda uma cozinha, uma lavanderia e um espaçoso salão que oferece uma vista ininterrupta do bairro e do oceano próximo. O jogo de volumes e os cantos arredondados introduzem uma nova perspectiva dentro do bairro. Num contexto em que todas as casas adjacentes têm uma planta bastante regular e angular, a opção por contornar as esquinas visa romper com a monotonia morfológica do local. O jogo de luz ao longo do dia muda a percepção da casa à medida que as sombras saem das bordas afiadas dos volumes para se dissolver nas extremidades suaves dos cantos curvos.

Casa Fann Hock / MOST Monti Studio - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada
© Andrea Ceriani
Casa Fann Hock / MOST Monti Studio - Imagem 22 de 22
Corte

Quanto à cor, a casa se destaca pela predominância do branco e do bege no bairro com sua paleta quente que lembra os tons terrosos encontrados na península de Dakar. O acabamento exterior da casa remonta à arquitetura dos anos 80 na cidade, onde o uso de materiais locais era generalizado, mas também essencial para garantir durabilidade e facilidade de manutenção. O projeto é uma reflexão sobre a ideia de hospitalidade, e como uma habitação pode ser construída em torno disso a ponto de confundir as linhas entre anfitrião e hóspede; fazendo com que o anfitrião se sinta um hóspede em sua própria casa.

Casa Fann Hock / MOST Monti Studio - Fotografia de Interiores, Fachada
© Andrea Ceriani

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Fann Hock / MOST Monti Studio" [Villa Fann Hock / MOST Monti Studio] 13 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990226/casa-fann-hock-most-monti-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.