Reforma de Edifício Residencial Dar Al Majous / AAU ANASTAS

Reforma de Edifício Residencial Dar Al Majous / AAU ANASTAS - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaReforma de Edifício Residencial Dar Al Majous / AAU ANASTAS - Fotografia de Interiores, Escada, Banco, CorrimãoReforma de Edifício Residencial Dar Al Majous / AAU ANASTAS - Fotografia de InterioresReforma de Edifício Residencial Dar Al Majous / AAU ANASTAS - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, CadeiraReforma de Edifício Residencial Dar Al Majous / AAU ANASTAS - Mais Imagens+ 41

  • Arquitetos: AAU ANASTAS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  633
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mikaela Burstow
  • Cliente: ATS Pro Terra Sancta
  • Estrutura Da Cobertura De Pedra: AAU ANASTAS in collaboration with Laboratoire GSA - Paris Malaquais
  • Projeto De Reforço Estrutural: R-STRUCT
  • Engenharia Mecânica: Hamdi Banoura
  • Engenharia Elétrica: Wael & Issam Zeit
  • Arquitetura: AAU ANASTAS
  • Cidade: Belém
  • País: Palestina
Mais informaçõesMenos informações
Reforma de Edifício Residencial Dar Al Majous / AAU ANASTAS - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Mikaela Burstow

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado ao lado da praça da Natividade, em Belém, o projeto Dar Al Majous consiste em uma restauração de um edifício residencial histórico do século XVIII. A proposta destaca a mudança entre o uso doméstico e público do edifício. Assim, são criadas novas passagens, surgem novas perspectivas sobre o antigo edifício e um novo espaço coberto é construído. As escadas projetadas unem os quatro pavimentos, trazendo vida para o pátio interno do edifício. A cobertura completa a parte inacabada do edifício ao mesmo tempo que revela um pouco da riqueza dos espaços interiores abobadados da rua. A estrutura do espaço coberto é de pedra maciça e se apoia em elementos da intervenção ou em pontos estratégicos do edifício histórico.

Reforma de Edifício Residencial Dar Al Majous / AAU ANASTAS - Fotografia de Interiores
© Mikaela Burstow
Reforma de Edifício Residencial Dar Al Majous / AAU ANASTAS - Imagem 36 de 46
Vista Axonométrica das Principais Intervenções
Reforma de Edifício Residencial Dar Al Majous / AAU ANASTAS - Fotografia de Interiores, Escada, Banco, Corrimão
© Mikaela Burstow

O edifício histórico de Dar Al Majous tem uma arquitetura claramente moderna porque se baseia nos sistemas construtivos e não nas formas. Como tal, é mais dinâmico e potencialmente adaptável. A riqueza de sua diversidade é resultado do uso de espaços tipológicos. Nesse sentido, a flexibilidade do edifício é excepcional. Os espaços genéricos se destacam porque são abstratos, podem se adaptar ou transformar e podem ter qualquer tamanho. Compreender a extrema influência moderna do vocabulário arquitetônico das cidades palestinas ajuda a entender melhor a escala da cidade e a relevância de questionar sua contemporaneidade. Não deixa espaço para reproduções estáticas, românticas, folclóricas da arquitetura antiga: clama por uma arquitetura que possa se ajustar, mudar ou se reinventar à luz de novos cenários potenciais.

Nesse contexto, o projeto de Dar Al Majous concentra-se na capacidade do edifício existente e seus atributos para absorver funções que não eram inicialmente previstas.

Reforma de Edifício Residencial Dar Al Majous / AAU ANASTAS - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Cadeira
© Mikaela Burstow
Reforma de Edifício Residencial Dar Al Majous / AAU ANASTAS - Imagem 31 de 46
Planta - Térreo
Reforma de Edifício Residencial Dar Al Majous / AAU ANASTAS - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira, Arco, Arcada
© Mikaela Burstow
Reforma de Edifício Residencial Dar Al Majous / AAU ANASTAS - Imagem 34 de 46
Corte Longitudinal
Reforma de Edifício Residencial Dar Al Majous / AAU ANASTAS - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Fachada, Arco, Corrimão, Arcada
© Mikaela Burstow

Do residencial ao público - Dar Al Majous é um edifício fechado, construído em torno de um hosh, pátio coletivo aberto, que poderia facilmente ser qualificado como um espaço semi-público. O hosh se estende pelos espaços de convivência em cada nível e oferece, a cada função do edifício, uma conexão com uma área comum que se relaciona com seu entorno externo imediato.

Reforma de Edifício Residencial Dar Al Majous / AAU ANASTAS - Fotografia de Interiores, Arcada, Arco, Pilar
Imagem do Concurso - Vista do Espaço da Galeria. Imagem Cortesia de AAU ANASTAS

O projeto Dar Al Majous celebra a tipologia hosh como um componente essencial da arquitetura histórica de Belém que muda, através da arquitetura, seu uso habitacional para um uso público. Um novo sistema de circulação é inserido no vazio do conjunto arquitetônico. O projeto conta com a capacidade da tipologia hosh e sua relação com os demais espaços ao seu redor para se adaptar a novos usos. É pensado como um sistema que não se define apenas nos limites geométricos do vazio vertical, mas como uma extensão dos espaços abertos que se espalham entre os diferentes espaços fechados. O projeto sugerido cruza a arquitetura residencial e pública na tentativa de absorver novos usos e criar uma arquitetura de novas percepções.

Reforma de Edifício Residencial Dar Al Majous / AAU ANASTAS - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo, Fachada, Corrimão, Arco, Viga, Pilar, Arcada
© Mikaela Burstow
Reforma de Edifício Residencial Dar Al Majous / AAU ANASTAS - Cerca, Corrimão, Viga
Imagem do Concurso - Renderização do Espaço do Segundo Andar sob a Cobertura.
Reforma de Edifício Residencial Dar Al Majous / AAU ANASTAS - Fotografia de Interiores, Janela, Corrimão
© Mikaela Burstow

Percepção do espaço - A nova proposta inclui escadas diagonais separadas, cada uma servindo como uma parte dos espaços abertos entre o hosh e os espaços fechados. As escadas penetram além dos limites verticais do hosh, criando novas percepções da arquitetura atual. A nova escada enfatiza a extensão dos espaços comuns em um plano diagonal escultural, estimulando a percepção de espaços e o movimento, sugerindo novas interpretações da arquitetura do edifício. O caminho ao longo das escadas oferece um ponto de vista inédito da estrutura original.

Reforma de Edifício Residencial Dar Al Majous / AAU ANASTAS - Fotografia de Interiores
Construção - Instalando Escadas. Imagem Cortesia de AAU ANASTAS
Reforma de Edifício Residencial Dar Al Majous / AAU ANASTAS - Fotografia de Interiores, Arco, Pilar, Arcada, Viga
Construção - Escadaria Primeiro Andar. Imagem Cortesia de AAU ANASTAS
Reforma de Edifício Residencial Dar Al Majous / AAU ANASTAS - Imagem 41 de 46
Perspectiva Sob Abóboda Segundo Andar
Reforma de Edifício Residencial Dar Al Majous / AAU ANASTAS - Imagem 24 de 46
Maquetes da Abóboda. Imagem Cortesia de AAU ANASTAS
Reforma de Edifício Residencial Dar Al Majous / AAU ANASTAS - Imagem 45 de 46
Instalação da abóboda de pedra

Abóbada de pedra - A relação entre vazio e massa na arquitetura do projeto evolui da parte inferior para a parte superior do edifício. O piso térreo é construído com paredes maciças com salas bem definidas, enquanto o último andar é incompleto com arcos inacabados. Inspirada na desfragmentação da arquitetura do edifício, a proposta acompanha a crescente importância dos espaços vazios e intermediários, definindo todo o espaço da cobertura como uma extensão do hosh com vista para a rua. A geometria da cobertura em abóbada refere-se às complexas abóbadas em leque encontradas nos pisos inferiores. A nova estrutura segue o alinhamento urbano do edifício ao mesmo tempo que revela sutilmente suas nervuras e sua geometria. Esta nova cobertura sugere uma arquitetura do interior que geralmente não é vista da rua e destaca a intersecção da arquitetura residencial e pública como o principal vetor de transformação do edifício.

Reforma de Edifício Residencial Dar Al Majous / AAU ANASTAS - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Mikaela Burstow

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praça Manger, Belém, Palestina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma de Edifício Residencial Dar Al Majous / AAU ANASTAS" [Dar Al Majous / AAU ANASTAS] 05 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990005/reforma-de-edificio-residencial-dar-al-majous-aau-anastas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.