Casa VUx / 85 Design

Casa VUx / 85 Design - Fotografia de Exterior, Fachada, ArcoCasa VUx / 85 Design - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoCasa VUx / 85 Design - Fotografia de Interiores, Janela, CorrimãoCasa VUx / 85 Design - Fotografia de Interiores, Janela, FachadaCasa VUx / 85 Design - Mais Imagens+ 34

Ngũ Hành Sơn, Vietnã
  • Arquitetos: 85 Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:To Huu Dung
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:   DaiDuong Glass, Atarashi Window, Bosch, Electrolux, Hafele, Ikea
  • Arquiteto Responsável: To Huu Dung
  • Engenharia Estrutural: Dao Ngoc Son
  • Instalações Elétricas E Hidráulicas: Thinh Tran
  • Design De Interiores: Trinh Mai Giang
  • Arquitetos: 85 Design
  • Construtora: Antcons
  • Cidade: Ngũ Hành Sơn
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
Casa VUx / 85 Design - Fotografia de Exterior, Fachada, Arco, Janela
© To Huu Dung

Descrição enviada pela equipe de projeto. No Vietnã, projetos residenciais em terrenos pequenos são muito comuns, principalmente em áreas urbanas devido à alta densidade populacional. Esses terrenos são adequados para a maioria das rendas, porém, o fato de serem muito estreitos traz muitos desafios. Os dois maiores problemas são a falta de luz e ventilação, potencializados pelo clima tropical extremamente quente e úmido do país, exigindo soluções por parte dos arquitetos para contornar esses desafios.

Casa VUx / 85 Design - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© To Huu Dung
Casa VUx / 85 Design - Imagem 29 de 39
Planta - Térreo
Casa VUx / 85 Design - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão
© To Huu Dung

Esta casa é um exemplo típico. Com dimensões de 5m x 20m e devendo ser suficiente para cinco pessoas morarem. De maneira geral, para resolver este problema dividimos a casa em três partes: frente e fundos e sacrificamos um grande espaço no meio para poder trazer luz e vento para dentro da casa. No piso térreo, a parte mais externa é destinada ao estacionamento. Este espaço é separado do espaço de convivência por uma parede de tijolos, por conta da poluição do trânsito. Mais para dentro há uma porta de vidro para controle do vento e visual. No meio há uma área de estar temporária e uma área de lavanderia. Por fim, há uma pequena claraboia para convecção de ar e para secagem de roupas.

Casa VUx / 85 Design - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Escada, Corrimão
© To Huu Dung
Casa VUx / 85 Design - Imagem 30 de 39
Planta - Primeiro Piso
Casa VUx / 85 Design - Fotografia de Interiores, Porta
© To Huu Dung

No primeiro andar, a sala comum e a cozinha estão dispostas na frente e um pequeno quarto nas traseiras. Entre essas duas áreas está um aquário e um espaço verde, que aproximam o espaço comum da natureza. O lago também é um modo para atenuar o calor, bem como um espaço de relaxamento para os moradores. No meio do aquário, em vez de ser totalmente de concreto, usamos um fundo de vidro para trazer mais luz natural para a área de estar temporária no térreo. Por este método, os hóspedes podem ver mais luz e peixes nadando, criando um espaço calmo e relaxante.

Casa VUx / 85 Design - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Fachada, Corrimão
© To Huu Dung
Casa VUx / 85 Design - Imagem 35 de 39
Elevação Sul
Casa VUx / 85 Design - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão
© To Huu Dung

No 2º e 3º andares, os quartos grandes estão dispostos na frente e os quartos menores estão localizados na parte posterior. Estes dois espaços estão ligados por um corredor ponte. No meio há uma grande claraboia em todo o 4º andar até o térreo. Ao redor desta claraboia, organizamos muitas árvores. Você sentirá que pode tocá-los em qualquer lugar. Uma característica especial é que os quartos e banheiros são todos expostos à luz direta, o que é uma maneira prática de usar e muito boa para a saúde.

Casa VUx / 85 Design - Fotografia de Exterior, Fachada
© To Huu Dung
Casa VUx / 85 Design - Imagem 38 de 39
Análise de Incidência Solar
Casa VUx / 85 Design - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© To Huu Dung

No 4º andar, há um pequeno pomar para relaxar e para refeições privativas da família. Neste espaço, utilizamos árvores e pisos de madeira como forma de evitar o calor nos pisos inferiores. Evitar a retração térmica do concreto é, portanto, também uma boa medida para a impermeabilização. No telhado, usamos painéis resistentes ao calor no piso de concreto para proteção eficaz e resistência ao calor. Para o telhado de vidro sobre a claraboia, usamos vidro isolante que limita os raios UV prejudiciais que incidem na casa e aproveitando ao máximo a fonte de luz natural. Este telhado pode abrir e fechar automaticamente conforme as condições climáticas. Todo o sistema de irrigação das plantas é automático.

Casa VUx / 85 Design - Fotografia de Exterior, Fachada, Arco
© To Huu Dung

No portão principal da casa, também usamos muitos materiais locais, como tijolos cozidos e a pedra típica vietnamita: a pedra To Ong (Laterita), esta pedra foi usada há centenas de anos na construção. Aqui, seu uso em combinação com árvores cria a sua própria singularidade, sem deixar de remeter à construção tradicional.

Casa VUx / 85 Design - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Arco
© To Huu Dung

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa VUx / 85 Design" [VUx House / 85 Design] 04 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989900/casa-vux-85-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.