Centro esportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor

Centro esportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor - Fotografia de Interiores, ConcretoCentro esportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor - Fotografia de Exterior, Jardim, AidoCentro esportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor - Fotografia de Interiores, FachadaCentro esportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor - Fotografia de ExteriorCentro esportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor - Mais Imagens+ 35

Jilotepec de Molina Enríquez, México
  • Projeto: Miguel Montor
  • Equipe De Projeto: Pilar Rico, Diego Portilla, Iván Bustillos, Jorge Olvera
  • Estrutura: Juan José Larios
  • Instalações: Uriel García
  • Construção: Active Pádel Deportes
  • Cliente: Truper
  • Cidade: Jilotepec de Molina Enríquez
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Centro esportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor - Fotografia de Exterior, Jardim, Aido
© Onnis Luque

Descrição enviada pela equipe de projeto. O crescimento da escala das instalações da fabricante de ferramentas Truper aumentou significativamente nos últimos anos, assim, sua matrícula cresceu e com ela a necessidade de aumentar suas instalações, tais como refeitórios industriais, escritórios, estacionamentos, etc. Entre todas estas necessidades há uma muito importante para a empresa, que é o bem-estar dos funcionários e de suas famílias. A fábrica contava com uma quadra onde frequentemente aconteciam torneios organizados pelo sindicato. Tendo em vista a demanda por mais espaço, decidimos ocupar e reorganizar o terreno, o que levou à necessidade imediata de realocar a quadra. A intenção era ir além de um campo esportivo e criar um centro esportivo e bem-estar para os trabalhadores. Neste centro teriam acesso a quadras de frontón, basquete, futebol, vôlei, ginásio ao ar livre e interno, assim como atividades como pilates e yoga. Haveria também um consultório médico. Os trabalhadores poderão trazer suas famílias para desfrutar de atividades esportivas e recreativas, como churrascos e piqueniques, gerando assim uma instalação recreativa de alto nível. Foi a partir disso que surgiu a ideia para a gestão do centro esportivo.

Centro esportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor - Imagem 30 de 40
Croqui
Centro esportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor - Fotografia de Exterior, Fachada
© Onnis Luque

Parte do desafio era encontrar a implantação ideal para um programa desta magnitude, já que era essencial contemplar as quadras de grandes dimensões. A proposta foi de mantê-lo em uma das extremidades da fábrica, pois assim ele poderia ter uma conexão direta com a via de acesso e, ao mesmo tempo, uma conexão interna com a fábrica. Também levamos em conta que o terreno deveria estar em condições que favorecessem a localização do programa. Graças à natureza escalonada do terreno, foi simples implantar os campos, já que não havia necessidade de remover pré-existências, já que o terreno era anteriormente um campo de cultivo.

Centro esportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor - Fotografia de Interiores, Concreto, Viga
© Onnis Luque
Centro esportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor - Imagem 33 de 40
Croqui
Centro esportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor - Fotografia de Interiores, Fachada, Concreto, Pilar
© Onnis Luque

Por estar localizada em um vale sem construções, a intervenção procura ser quase imperceptível volumetricamente e assim manifestar a importância da paisagem horizontal, garantindo que o edifício não obstrua a visão plana do contexto. Decidimos que a parte construída do programa seria mantida abaixo do nível do solo e que esse setor abrigaria as oficinas, academias, banheiros e consultório médico.

Centro esportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor - Fotografia de Exterior, Fachada, Pilar
© Onnis Luque
Centro esportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor - Fotografia de Interiores, Fachada, Concreto
© Onnis Luque
Centro esportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor - Imagem 34 de 40
Planta Oficinas
Centro esportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor - Fotografia de Interiores, Concreto
© Onnis Luque
Centro esportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Viga, Concreto, Pilar
© Onnis Luque

A ideia era que o edifício não contrastasse, com o objetivo de ser o mais discreto possível, uma abordagem que era muito importante para a empresa. O elemento construído surge como uma escavação no solo e que estabelece as reentrâncias onde os espaços construídos do programa se desenvolvem. Queríamos que os visitantes percebessem um traço do patrimônio pré-hispânico em sua rota entre degraus e terraços que descem pouco a pouco. Depois de sua chegada ao local, o visitante, à medida que passar, vai descobrindo o edifício à medida que é gradualmente contido dentro dele. Procuramos criar pátios escavando o chão, o que dá a sensação de que as oficinas fizessem parte do terreno desde sua origem. Geramos grandes plataformas e pátios que costurados por lajes ininterruptas, acompanhando o percurso dos vazios através do jogo de superfícies horizontais. A sensação pré-hispânica tornou-se mais presente através das rotas, da tectônica, do som e do vazio no projeto.

Centro esportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor - Fotografia de Exterior
© Onnis Luque
Centro esportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor - Fotografia de Exterior, Jardim
© Onnis Luque
Centro esportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor - Imagem 37 de 40
Planta Quiosque
Centro esportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor - Imagem 38 de 40
Elevação Quiosque
Centro esportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor - Fotografia de Exterior
© Onnis Luque
Centro esportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© Onnis Luque

Escolhemos utilizar concreto pigmentado no mesmo tom da pedra local para se assemelhar ao solo. Usamos a pedra no piso para mantê-lo com uma sensação natural. Há momentos do ano em que a paisagem expira em tons ocre e assim fica mais perceptível como o edifício se desfaz na vista.

Centro esportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor - Fotografia de Exterior
© Onnis Luque

A fim de tornar todo o projeto acessível ao pedestre, uma série de quiosques foi distribuída ao longo da extensão das quadras. Desenhamos estes quiosques com a identidade da indústria, utilizando vigas como as utilizadas nos armazéns. Esta materialidade tem a mesma linguagem, mas usada de forma delicada, sem articulações ou parafusos visíveis. Além disso, escolhemos usar um tom vermelho ferrugem para que estes elementos contrastassem com a vegetação e a paisagem circundante. Finalmente, projetamos também os equipamentos para as quadras, tais como bancos e locais de descanso.

Centro esportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor - Fotografia de Exterior, Janela
© Onnis Luque
Centro esportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor - Fotografia de Exterior, Fachada
© Onnis Luque

Trabalhamos nesse projeto sempre pensando que tínhamos a oportunidade de fazer uma espécie de arte tectônica terrestre onde sempre consideramos o espaço não construído como mais importante do que o construído.

Centro esportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor - Fotografia de Exterior
© Onnis Luque

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jilotepec de Molina Enríquez, Méx., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro esportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor" [Centro deportivo Truper / Taller de Arquitectura Miguel Montor] 05 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989863/centro-esportivo-truper-taller-de-arquitectura-miguel-montor> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.