Casa Tejocote / González Muchow Arquitectura

Casa Tejocote / González Muchow Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Tejocote / González Muchow Arquitectura - Fotografia de Interiores, PilarCasa Tejocote / González Muchow Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Viga, CadeiraCasa Tejocote / González Muchow Arquitectura - Fotografia de InterioresCasa Tejocote / González Muchow Arquitectura - Mais Imagens+ 20

Santiago de Querétaro, México
  • Arquitetos Responsáveis: GOMA Arquitectos
  • Cidade: Santiago de Querétaro
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Tejocote / González Muchow Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Miguel Ángel González

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Tejocote é uma casa unifamiliar localizada num contexto semi-urbano de Querétaro, México. É um projeto que, através dos seus materiais e da sua simples composição, representa a arquitetura vernacular da região, que procura integrar-se com a paisagem semi-deserta que a rodeia.

Casa Tejocote / González Muchow Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Ariadna Polo
Casa Tejocote / González Muchow Arquitectura - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Ariadna Polo

A volumetria foi concebida a partir da premissa de dar aos espaços a maior privacidade possível. Uma vez que os regulamentos para a região não permitem a construção de cercas, o esquema da casa funciona como um muro que rodeia e protege os espaços de estar. O programa foi dividido em quatro volumes sólidos que delimitam um grande jardim central e estão ligados através de uma ponte de caráter mais leve. Estes quatro módulos foram intervencionados com incisões meticulosas, quer para abrir entradas de luz sutis; para fornecer vistas que enquadram a paisagem ou para integrar o interior com os espaços exteriores.

Casa Tejocote / González Muchow Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Ariadna Polo
Casa Tejocote / González Muchow Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Ariadna Polo

Com 650 metros quadrados de construção, a Casa Tejocote distribui-se em dois níveis que separam as áreas sociais das zonas privadas. O piso térreo abriga uma sala de estar, sala de jantar, cozinha e espaços de serviço, enquanto no piso superior existem três quartos e uma sala para a família.

Casa Tejocote / González Muchow Arquitectura - Fotografia de Interiores, Pilar
© Ariadna Polo
Casa Tejocote / González Muchow Arquitectura - Fotografia de Interiores, Banco, Pilar
© Ariadna Polo

Todos os espaços interiores têm um caráter semi-aberto, tendo a possibilidade de abrir para um pátio interior ou jardim, sob a mesma ideia de habitar a casa para dentro com alguma privacidade, sem perder o contato com o exterior. O jardim central desempenha um papel fundamental na habitabilidade da casa, uma vez que os módulos procuram abrir-se para ela, permitindo à família realizar atividades de convivência com a natureza. A vegetação selvagem e endêmica da região rodeia a casa e integra a arquitetura com a paisagem envolvente.

Casa Tejocote / González Muchow Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Viga, Cadeira
© Ariadna Polo
Casa Tejocote / González Muchow Arquitectura - Imagem 21 de 25
Planta baixa - Térreo
Casa Tejocote / González Muchow Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Ariadna Polo
Casa Tejocote / González Muchow Arquitectura - Fotografia de Interiores, Madeira, Janela, Dormitório, Cama, Viga
© Ariadna Polo
Casa Tejocote / González Muchow Arquitectura - Imagem 22 de 25
Planta baixa - Primeiro pavimento
Casa Tejocote / González Muchow Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Janela
© Ariadna Polo
Casa Tejocote / González Muchow Arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada, Banco
© Ariadna Polo

O calor e a simplicidade nos espaços interiores e exteriores são uma constante na atmosfera da casa. O concreto pigmentado nas suas tonalidades de cor tepetate (termo mexicano para solo endurecido característico das zonas vulcânicas) dá um caráter mais acolhedor aos espaços que rodeia, combinando a luz natural e a paisagem. O uso de materiais discretos faz com que a luz e o próprio espaço sejam os protagonistas da casa. No entanto, detalhes elementares como madeira maciça no mobiliário e a serralheria; assim como pisos de tijolo e mosaicos cerâmicos, complementam esta sensação de serenidade que os espaços transmitem.

Casa Tejocote / González Muchow Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela
© Ariadna Polo
Casa Tejocote / González Muchow Arquitectura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Banheira
© Ariadna Polo

A estrutura é composta por elementos de concreto armado que moldam os principais volumes. As paredes grossas são erguidas em camadas dispostas a cada 80 centímetros. Esta modulação rege a altura e modulação de espaços interiores, aberturas e vários detalhes em toda a casa. A rigidez ortogonal dos volumes é suavizada por detalhes curvos que causam uma relação mais sensível com a geometria espacial.

Casa Tejocote / González Muchow Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Miguel Ángel González

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Tejocote / González Muchow Arquitectura" [Casa Tejocote / González Muchow Arquitectura] 03 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989806/casa-tejocote-gonzalez-muchow-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.